O ser humano é um ser em constante construção e essa evolução está intimamente ligada à capacidade de aprender. Ao se referir ao contexto educacional, percebe-se diferentes abordagens educacionais, muitas dessas, engessadas e ultrapassadas, outras, modernas e promissoras. Contudo é muito complexo falar em aprendizagem e enquadrá-la em moldes e sistemas lineares que impõem formas de aprender, ensinar e avaliar. Nesse sentido, ao se falar em em ensinar e aprender devemos compreender que esse processo nem sempre acontece, ou mesmo, pode acontecer diferentemente do esperado inicialmente, pois o ensino e a aprendizagem relacionam-se a subjetividade humana e a uma gama de fatores como motivação, necessidade, interesse e múltiplas questões que estão muito além de padrões. Assim sendo, é fundamental que o processo de ensino aprendizagem seja conquistado por alunos e professores de forma ambivalente, levando em consideração que se os métodos forem eficazes, que estes sejam utilizados, mas caso não sejam suficientes, que se busque meios voláteis a favor do conhecimento, considerando primordialmente o ser humano.
Olá, Elenita! Como vai? Concordo plenamente na sua colocação. Escolher a melhor metodologia para aplicar em sala de aula depende de muitos fatores, como heterogeneidade da turma, tipos de estilo aprendizagem de cada aluno ou da turma, entre outros fatores. É uma escolha difícil mas não impossível. Para isso, conhecer a turma e seus conhecimentos prévios de determinado conteúdo permite um caminho palpável para a melhor abordagem de ensino em sala, para obter uma aprendizagem significativa dos alunos.
Olá Colegas, perceber os estilos de aprendizagem dos alunos, não é tão fácil de ocorrer, talvez o professor somente não consiga propor e fazer acontecer, isso deve ocorrer principalmente pela gestão educacional, e muitas vezes não pode ser somente a escola a propor. Isso deve ocorrer em escala maior, para que em sala possamos dar início ao processo. Obrigado.
Olá colegas de curso.
Concordo com o Clodoaldo quando o mesmo afirma que não pode ser só papel da escola propor metodos de aprendizagem, embora saibamos que muitas familias não possuem a instrução necessária para discussão sobre aprendizagem, porém conhecem suas crianças, observaram durante a vida a melhor forma com que essas crianças aprendem, como observam o mundo, por isso é de suma importância um contato frequente entre escola e família.
Concordo com o Clodoaldo quando o mesmo afirma que não pode ser só papel da escola propor metodos de aprendizagem, embora saibamos que muitas familias não possuem a instrução necessária para discussão sobre aprendizagem, porém conhecem suas crianças, observaram durante a vida a melhor forma com que essas crianças aprendem, como observam o mundo, por isso é de suma importância um contato frequente entre escola e família.
Em resposta à Elenita Fernanda Rodrigues
Re: Abordagens Educacionais
por Hortencia Helena e Silva Gonzalez -Concordo com você, Elenita. O processo todo é muito complexo e não segue um caminho linear, pois nele se encontra fatores internos e externos dos sujeitos do processo de ensino-aprendizagem.
Há diversas barreiras e limitações seja cognitivas, atitudinais e motivacionais no nosso caminho profissional, mas ter a oportunidade e disponibilidade para conhecer novas abordagens, de nos instruir e ter a chance de testá-las e avaliá-las é importante para transformar e buscar melhorias até para não ficarmos reféns de um único ou poucos modelos.
Há diversas barreiras e limitações seja cognitivas, atitudinais e motivacionais no nosso caminho profissional, mas ter a oportunidade e disponibilidade para conhecer novas abordagens, de nos instruir e ter a chance de testá-las e avaliá-las é importante para transformar e buscar melhorias até para não ficarmos reféns de um único ou poucos modelos.
Acredito que ter noção da nossa realidade e vivenciar a comunidade escolar seja um passo primordial para trabalharmos a aprendizagem significativa dos nossos alunos. Muitos estudos e modelos se chocam com a nossa realidade de políticas educacionais e com o nosso chão de sala de aula, devemos ter maturidade e responsabilidade para sabermos filtrar, analisar, refletir, estudar e adaptar aquilo que acrescentará progresso na prática docente e na aprendizagem dos educandos.
Em resposta à Elenita Fernanda Rodrigues
Re: Abordagens Educacionais
por Keise Monique Chagas da Costa -Olá Elenita, concordo quando você fala que o processo de aprendizagem é muito complexo, dependendo de fatores internos e externo a sala de aula. Muitas vezes, por vaidade, acabamos escolhendo práticas que por estarem funcionando com outros colegas nas suas salas de aula, achamos que também pode se adequar à nossa. Acredito que o método só terá eficácia se o professor souber reconhecer as particularidades dos alunos, e assim, conseguirá adaptar o mesmo método para diferentes estilos de aprendizagem.
O artigo "Aprendizagem visível de siderurgia para estudantes do curso técnico em Metalurgia" é uma pesquisa que aborda a efetividade do uso de vídeos educacionais para o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados à siderurgia para alunos do curso técnico em Metalurgia.
A pesquisa foi conduzida com um grupo de estudantes do curso técnico em Metalurgia da Escola Técnica Estadual de São Paulo e utilizou um vídeo educacional produzido especialmente para essa finalidade.
Os resultados da pesquisa demonstraram que o uso de vídeos educacionais contribuiu significativamente para a aprendizagem do conteúdo de siderurgia por parte dos alunos, tendo sido avaliado de forma positiva pela maioria dos estudantes.
Além disso, o artigo destaca a importância de utilizar técnicas pedagógicas inovadoras e adaptadas às necessidades dos alunos para promover uma aprendizagem significativa.
Em resumo, o artigo enfatiza a importância de utilizar recursos audiovisuais para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos, considerando a necessidade de adaptar as técnicas pedagógicas para obter resultados efetivos.
A pesquisa foi conduzida com um grupo de estudantes do curso técnico em Metalurgia da Escola Técnica Estadual de São Paulo e utilizou um vídeo educacional produzido especialmente para essa finalidade.
Os resultados da pesquisa demonstraram que o uso de vídeos educacionais contribuiu significativamente para a aprendizagem do conteúdo de siderurgia por parte dos alunos, tendo sido avaliado de forma positiva pela maioria dos estudantes.
Além disso, o artigo destaca a importância de utilizar técnicas pedagógicas inovadoras e adaptadas às necessidades dos alunos para promover uma aprendizagem significativa.
Em resumo, o artigo enfatiza a importância de utilizar recursos audiovisuais para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos, considerando a necessidade de adaptar as técnicas pedagógicas para obter resultados efetivos.
Em resposta à Elenita Fernanda Rodrigues
Re: Abordagens Educacionais
por Stephanie de Oliveira Moreira -Boa noite, Elenita
De fato, falar em aprendizagem é algo realmente muito complexo, principalmente por ainda vivenciarmos métodos pedagógicos tradicionais e retrógrados em uma sociedade onde esses métodos já não cabem, pelo menos não em exclusividade. Há de se considerar os diferentes estilos de aprendizagem, mas ter em mente o quão árduo é esse processo, cujo caráter é constante e mutável. É nesse sentido que, ao meu ver, a educação é certamente desafiadora, pois não admite, como você mesmo disse, sistemas lineares e impositivos. Na verdade, a educação transmite, em sua essência, uma série de possibilidades e concepções tão abrangentes como o próprio ato de pensar e repensar essas perspectivas, as quais podem contribuir de maneira enriquecedora para o ensino e apara aprendizagem ativa. Cabe a nós, dadas as diversas dificuldades materiais e estruturais das escolas, aprimorar o fazer docente, considerar os diferentes métodos pedagógicos e valorizar a heterogeneidade da sala de aula.
De fato, falar em aprendizagem é algo realmente muito complexo, principalmente por ainda vivenciarmos métodos pedagógicos tradicionais e retrógrados em uma sociedade onde esses métodos já não cabem, pelo menos não em exclusividade. Há de se considerar os diferentes estilos de aprendizagem, mas ter em mente o quão árduo é esse processo, cujo caráter é constante e mutável. É nesse sentido que, ao meu ver, a educação é certamente desafiadora, pois não admite, como você mesmo disse, sistemas lineares e impositivos. Na verdade, a educação transmite, em sua essência, uma série de possibilidades e concepções tão abrangentes como o próprio ato de pensar e repensar essas perspectivas, as quais podem contribuir de maneira enriquecedora para o ensino e apara aprendizagem ativa. Cabe a nós, dadas as diversas dificuldades materiais e estruturais das escolas, aprimorar o fazer docente, considerar os diferentes métodos pedagógicos e valorizar a heterogeneidade da sala de aula.
Em resposta à Stephanie de Oliveira Moreira
Re: Abordagens Educacionais
por Rhulio Rodd Neves de Aguiar -Olá, Stephanie! Complementando a sua fala, e tendo como base a palestra "Tudo o que você sempre soube sobre educação e que é falso" do professor Franck Ramus, é possível ressaltar que o campo de análise e aplicação de metodologias educacionais está em constante construção. Ainda estamos no processo inicial de reflexão da prática pedagógica, e vejo positivamente esse processo, pois há inúmeras iniciativas, no contexto educacional brasileiro, seja por parte de políticas públicas, universidades e de determinados professores, estarem contribuindo para essa discussão. A reflexão e análise da prática docente deve ser incentivada seja pelos próprios professores, de universidades, dos governos, no intuito de construir um espaço colaborativo para que as ideias sejam discutidas e expostas, visando incentivar a reflexão, a análise, o estudo e a construção de metodologias que contribuem para a aprendizagem dos alunos.
Em resposta à Elenita Fernanda Rodrigues
Re: Abordagens Educacionais
por Maria Natividade Ferreira Coutinho -Elenita, concordo com você, realmente somos muitas vezes, inseridos em sistema de ensino que padroniza as formas de ensinar, aprender e avaliar o aprendizado, de certa forma nos enquadrando em modelos que o resultado esperado já é conhecido. No entanto, eu penso que como professores, que acreditamos na educação, nos restam as “brechas do sistema”, ou seja, em um sistema muitas vezes engessadas e tradicional, vamos inserindo novos métodos, descobrindo formas que favoreçam o aprendizado de nossos alunos.
Realmente é muito difícil desenvolver novas abordagens trabalhamos em salas muito lotadas, mas precisamos tentar criar um ambiente de aprendizagem que o aluno possa se torna participativo