Uma aprendizagem significativa considera as individualidades dos sujeitos, percebendo-a como um importante forma de entender e construir o conhecimento por meio do reconhecimento das especificidades dos alunos com vistas a andamento do processo ensino aprendizagem. Reconhecer essas individualidades, fazendo-as com que estas se tornem meios para o bom aprendizado do aluno é possível. Isso porque na aprendizagem visível, os alunos são convidados a explanaram suas aprendizagem por meio de atividades e/ou determinadas ações evidenciando o conhecimento assimilado durante a aula ou exposições. Essa técnica contribui para que o professor analise as condições na qual ele está lidando e, faz com que assim, reflita, também sobre sua prática pedagógica.
Algumas reflexões sobre a significância da aprendizagem visível
por Mayra Silva dos Santos - Número de respostas: 2
Em resposta à Mayra Silva dos Santos
Re: Algumas reflexões sobre a significância da aprendizagem visível
por Luiz Roberto Bomfim Lima -Isso aí, Mayra. Vimos no texto APRENDIZAGEM VISÍVEL DE SIDERURGIA PARA ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM METALURGIA a importante declaração de e Hattie (2009 apud VAN DER SCHEE, 2014, p. 8), “o que é mais importante é que o ensino seja visível para o aluno, e que a aprendizagem seja visível para o professor. Quanto mais o aluno se tornar o professor e mais o professor se tornar o aluno, melhores serão os
resultados”. Nesse sentido, a metodologia do uso de materiais manipulativos aplicados ao princípio de conservação da massa nos balanços siderúrgicos, mediante o desmembramento das moléculas dos componentes do minério, dos metais e da escória foi utilizado na quantificação da
aprendizagem relacionada aos estilos de aprendizagem, pôde, em certa medida, corroborar a visibilidade do ensino para o aluno, bem como a visibilidade do aprenzizado para o professor. Percebeu-se que a metodologia aplicada considerou o envolvimento dos alunos como um todo, levou em conta aspectos emocionais e cognitivos, fato que integra uma aprendizagem significativa proposta por Ausubel (1982), isto é, " ela se torna efetiva quando uma nova informação adquire significado para o aluno, por meio de uma espécie de conexão com aspectos cognitivos e conceitos pré-existentes". Interessante ainda mencionar que a Teoria das Inteligências Múltiplas proposta por Gardner (1983) fortalece a aprendizagem visível à medida que "para amplificar o aprendizado, devem-se utilizar diferentes meios e métodos pedagógicos que beneficiarão a todos. Quanto
maior a variabilidade de tais métodos melhor a eficácia." Com isso, a construção colaborativa entre alunos e professor da resolução do problema proposto reforça também "a vantagem em se utilizarem os Tamanhos de Efeito que convida os professores a pensar sobre o uso de avaliações para auxiliar a estimar o progresso dos alunos e para reformular o ensino, de forma a adequá-lo melhor ao indivíduo ou a grupos de alunos", segundo Hattie (2017). os resultados foram também importantes para reforçar a importãncia dos estudos acerca do Novo Índice de Estilos de Aprendizagem (N-ILS) proposto por Vieira Júnior (2014).
resultados”. Nesse sentido, a metodologia do uso de materiais manipulativos aplicados ao princípio de conservação da massa nos balanços siderúrgicos, mediante o desmembramento das moléculas dos componentes do minério, dos metais e da escória foi utilizado na quantificação da
aprendizagem relacionada aos estilos de aprendizagem, pôde, em certa medida, corroborar a visibilidade do ensino para o aluno, bem como a visibilidade do aprenzizado para o professor. Percebeu-se que a metodologia aplicada considerou o envolvimento dos alunos como um todo, levou em conta aspectos emocionais e cognitivos, fato que integra uma aprendizagem significativa proposta por Ausubel (1982), isto é, " ela se torna efetiva quando uma nova informação adquire significado para o aluno, por meio de uma espécie de conexão com aspectos cognitivos e conceitos pré-existentes". Interessante ainda mencionar que a Teoria das Inteligências Múltiplas proposta por Gardner (1983) fortalece a aprendizagem visível à medida que "para amplificar o aprendizado, devem-se utilizar diferentes meios e métodos pedagógicos que beneficiarão a todos. Quanto
maior a variabilidade de tais métodos melhor a eficácia." Com isso, a construção colaborativa entre alunos e professor da resolução do problema proposto reforça também "a vantagem em se utilizarem os Tamanhos de Efeito que convida os professores a pensar sobre o uso de avaliações para auxiliar a estimar o progresso dos alunos e para reformular o ensino, de forma a adequá-lo melhor ao indivíduo ou a grupos de alunos", segundo Hattie (2017). os resultados foram também importantes para reforçar a importãncia dos estudos acerca do Novo Índice de Estilos de Aprendizagem (N-ILS) proposto por Vieira Júnior (2014).
Em resposta à Mayra Silva dos Santos
Re: Algumas reflexões sobre a significância da aprendizagem visível
por Willians dos Santos Lúcio -Ótima colocação, parabéns!