Uma prática de ensino consistente tem em sua conformação esse conjunto de elementos bem definidos e pressupõe uma construção singular de cada professor com seu grupo de alunos, ao mesmo tempo em que requer um trabalho coletivo envolvendo todo o corpo docente e os demais profissisonais na sua elaboração. Essa construção cotidiana da prática pedagógica exige dos seus professores a capacidade de fazer escolhas,criar,recriar, pesquisar, experimentar e avaliar constantemente suas opções. Em outras palavras,somente uma prática pedagógica autônoma garante as condições para o exercício profissional competente e para a construção de uma educação comprometida com a qualidade referenciada socialmente com o contexto de todos os atores envolvidos no processo aprendizagem.
Marta, excelente colocação.
Fiquei pensando sobre o início da palestra, onde ele fala sobre as falhas nos estudos de metodologias. Pensei que nem aquilo que ele apontou como solução (dois grupos de alunos acessando metodologias diferentes e um grupo de controle, a metodologia que demonstra aumento do aprendizado é a melhor) é exato. Grupos de alunos diferentes são formados por pessoas diferentes, as ocasiões de aplicação doas metodologias também diferem, são tantas variáveis!
Fiquei pensando sobre o início da palestra, onde ele fala sobre as falhas nos estudos de metodologias. Pensei que nem aquilo que ele apontou como solução (dois grupos de alunos acessando metodologias diferentes e um grupo de controle, a metodologia que demonstra aumento do aprendizado é a melhor) é exato. Grupos de alunos diferentes são formados por pessoas diferentes, as ocasiões de aplicação doas metodologias também diferem, são tantas variáveis!