Respeito à diversidade
A Disciplina de Educação Inclusiva e Especial nos levou a várias reflexões e inquietações, não somente quanto ao sistema, mas também quanto ao nosso papel como educador.
E precisamos repensar na nossa rotina diária dentro das salas de aulas, quantas vezes presenciamos Bullying entre “amigos” dentro das salas de aulas e como temos abordado este assunto? Como temos feito uma intervenção nessas horas para que esses alunos levem alguma experiência e esta seja positiva. Precisamos continuar este trabalho de inclusão, mas não somente inclusão e sim não permitir uma exclusão dentro da inclusão. Porque oque vemos muitas vezes é o aluno de inclusão excluso do convívio dos demais colegas porque simplesmente a linguagem não é a mesma, então o nosso olhar precisar estar atento e precisa buscar esta interação entre eles para que ambos possam levar aprendizado deste espaço.
Eu já presenciei alunos com comportamentos preconceituosos e tive que ter uma ação rápida e certeira para que o mesmo não sentisse que ele estava certo e também para leva ló a uma reflexão e era com relação a um aluno preto, o mesmo se dirigiu com palavras pesadas e denegrindo o outro como se nós fossemos qualificados por nossa cor de pele e o mesmo afirmou categoricamente que aquelas palavras eram ouvidas de dentro de casa pelo próprio pai, e quando temos um preconceito enraizado não só pela sociedade, mas também pela família, precisamos reforçar para este aluno que neste mundo que estamos hoje não há mais espaço para qualquer tipo de intolerância e que o mesmo precisa repensar nesta questão e se colocando no lugar do sujeito excluído, ensinar o respeito como forma de amor e não de obrigação. Se um dia esta terra fértil vai dar frutos? Ainda não sabemos, mas sabemos que esta semeadura é importante e não podemos esmorecer diante de qualquer situação de preconceito. A inclusão precisa ser repensada também no âmbito familiar, precisamos muitas vezes alcançar a família do aluno e ultrapassar as barreiras dos muros das escolas.
Quanto a Disciplina nos despertou a ótimas reflexões.