Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2 (Fórum Obrigatório)

Experiência inclusiva

Experiência inclusiva

por Roberto dos Reis Cruz - Número de respostas: 0

Saudações,

A respeito da disciplina estudada, nos ajudou a refletir sobre as diversidades no âmbito escolar, principalmente quando a abordagem é a inclusão de pessoas com deficiências. Sabemos que a escolas ainda não superaram as expectativas que atendam às necessidades reais desses estudantes no processo de aprendizagem, considerando todos os tipos de barreiras enfrentadas nesses espaços. Na Unidade Escolar a qual atuo como gestor escolar, temos dois estudantes cadeirantes: um do 3º ano e um do 5º ano, ambos estudam no mesmo turno. Os estudantes contam com o apoio do Agente de Inclusão que dá um suporte na sala de aula, no pátio e em outros espaços e em outras necessidades, auxiliando o professor, incentivando e estimulando a participação e prática coletiva esportiva, atentando sempre para o espaço, a locomoção, colocando-os sempre na primeira fileira ou no centro da sala de aula quando for necessário. A inclusão nas atividades recreativas, a professora de Educação Física, com as atividades de práticas esportivas, adapta algumas propostas pedagógicas para inseri-los no contexto de aprendizagem. A escola possui rampa, banheiro adaptado para estudantes PNE, contudo as carteiras escolares não são adaptadas. A hora do pátio é momento que eles mais gostam, pois interagem com mais espontaneidade, naturalidade, pois o espaço contribui na interação com os demais colegas. O componente contribuiu de forma positiva, produtiva e reflexiva sobre a educação especial e inclusiva, através das leis, decretos e diretrizes que regem a modalidade de ensino, possibilitando ampliar os conhecimentos e ajudando a melhorar a nossa concepção e gerir situações adversas como estas no contexto escolar.