Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2 (Fórum Obrigatório)

Considerações Finais - Disciplina Educação Inclusiva e Especial

Considerações Finais - Disciplina Educação Inclusiva e Especial

por Caique Pedro Augusto - Número de respostas: 0

Atuo como Coordenador Pedagógico numa escola pública municipal da Cidade de São Paulo. Sem sombra de dúvida, o olhar inclusivo no cotidiano é um desafio multifacetado, cheio de variáveis e condições complexas para a efetiva realização. Contudo, fico feliz em ter a oportunidade de poder contribuir, ainda que com todas as limitações que aparecem, com a consolidação de práticas inclusivas na escola, o que faço, em geral, apoiando o trabalho de cada professor da Unidade, incentivando, acolhendo suas angústias, necessidades e demandas, além de enfatizar a formação continuada com foco na Educação Inclusiva enquanto princípio orientador inegociável. Percebo, assim, que precisamos construir uma escola democrática e inclusiva para todos! Não apenas para os estudantes, ainda que eles sejam o foco prioritário de nossas ações coletivas, mas também suas famílias, a comunidade de forma geral, funcionários e os professores. Todos precisamos ser acolhidos mediante um olhar que abraça e inclui. E é essa a ideia que defendo e procuro multiplicar no chão da escola onde trabalho. 

Percebo que a maior parte dos professores tem se esforçado para avançar na direção da realização de uma escola pública de qualidade para todos. Muitas experiências lindas têm acontecido todos os dias, mas quero destacar aqui os avanços que percebo em relação ao desenvolvimento das crianças com deficiência e/ou TGD. Crianças que chegam à escola sem conseguirem expressar minimamente suas vontades, utilizando fraldas, com extrema dificuldade de comunicação e socialização, e que, depois de um tempo de esforços mobilizados pela equipe, em parceria direta com as famílias, obtém avanços incríveis, o que inclui o desfralde, a ampliação das capacidades comunicacionais, da autonomia e da aprendizagem dos conteúdos propostos (tendo em vista suas necessidades específicas e o respeito aos seus diferentes ritmos e estilos de aprender).

Essa disciplina constituiu um maravilhoso repertório teórico, apresentando uma riqueza de materiais que, por ser tão especial, já estou compartilhando com os educadores que trabalham comigo na escola! Muito obrigado ao IFMG por essa vastidão de conhecimentos que nos foi ofertada até o momento!