Fórum de Dúvidas
Número de respostas: 30Boa tarde
Em resposta à Romilda Miguel de Brito Xavier
Re: Fórum de Dúvidas
por Paulo Victor Dantas de Souza Mattos -Boa tarde
Boa tarde, gostaria de saber quando o aluno perde o prazo das atividades não abre um espaço para ele reenviar ?
O Sarah, boa tarde. Abre sim, assim que acaba a disciplina nos é permitido repor uma atividade da mesma.
Boa noite Sarah!
Caso o aluno não consiga envair alguma atividade, no final da disciplina é aberto a atividade de reposição, onde o aluno pode enviar 1 (uma) atividade que perdeu.
Att;
Caso o aluno não consiga envair alguma atividade, no final da disciplina é aberto a atividade de reposição, onde o aluno pode enviar 1 (uma) atividade que perdeu.
Att;
Boa noite. Que essa semana seja abençoada e que podemos construir e inovar com novas metodologias na Educação Especial.
Boa noite Marta!
Grato pelas palavras!
Desejo a todos que essa disciplina possa somar e trazer novas perspectivas sobre as pessoas com deficiência visual e auditiva!
Ótimo estudos!
Grato pelas palavras!
Desejo a todos que essa disciplina possa somar e trazer novas perspectivas sobre as pessoas com deficiência visual e auditiva!
Ótimo estudos!
BOM DIA ótimo aprendizado
Boa tarde!!
Boa tarde,
Ao observar a progressão do curso, notei haver atividades pendentes com prazo do ano ou de meses anteriores. É normal que isso aconteça ou é um erro do sistema? Além disso, isso pode afetar a integralização das minhas atividades, visto que em vez de ler 100% pode ser que o sistema entenda que haja atividades pendentes (mesmo sem haver)?
Ao observar a progressão do curso, notei haver atividades pendentes com prazo do ano ou de meses anteriores. É normal que isso aconteça ou é um erro do sistema? Além disso, isso pode afetar a integralização das minhas atividades, visto que em vez de ler 100% pode ser que o sistema entenda que haja atividades pendentes (mesmo sem haver)?
Boa noite Rayane!
Se você está se referindo a barra de progresso, a mesma é ilustrativa apenas para que o aluno possa ter uma orientação visual!
As notas oficiais encontra-se no portal "Meu IFMG".
Não há nenhum desabono referente a progressão do aluno no moodle, somente existe a ferramenta para auxiliar nas tarefas feitas.
Att;
Se você está se referindo a barra de progresso, a mesma é ilustrativa apenas para que o aluno possa ter uma orientação visual!
As notas oficiais encontra-se no portal "Meu IFMG".
Não há nenhum desabono referente a progressão do aluno no moodle, somente existe a ferramenta para auxiliar nas tarefas feitas.
Att;
Boa tarde,
No primeiro parágrafo da apostila lê-se:
De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 506 mil pessoas cegas no Brasil, 6 milhões de pessoas com deficiência visual grave e cerca de 29 milhões com deficiência visual em grau moderado (IBGE, 2010). Logo, quase 20% da população brasileira possui algum tipo de deficiência visual.
Não entendi a diferença entre cego e deficiência visual grave.
No primeiro parágrafo da apostila lê-se:
De acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 506 mil pessoas cegas no Brasil, 6 milhões de pessoas com deficiência visual grave e cerca de 29 milhões com deficiência visual em grau moderado (IBGE, 2010). Logo, quase 20% da população brasileira possui algum tipo de deficiência visual.
Não entendi a diferença entre cego e deficiência visual grave.
Boa noite Nayra!
A diferença entre "cego" e "deficiência visual grave" está relacionada ao nível de perda de visão de uma pessoa. Ambos os termos se referem a condições que afetam a visão, mas eles têm implicações diferentes.
Cego se refere a uma condição em que uma pessoa tem perda total ou quase total da visão. Pessoas cegas geralmente não conseguem ver objetos, luzes, cores ou formas. A cegueira pode ter diversas causas, incluindo problemas congênitos, doenças oculares graves, traumas ou lesões.
Por outro lado, deficiência visual grave se refere a uma condição em que a pessoa tem uma perda significativa da visão, mas não é completamente cega. Isso significa que a pessoa ainda pode ter alguma capacidade de perceber luz, formas, cores ou objetos, embora com muitas dificuldades. A visão pode ser muito limitada e insuficiente para realizar tarefas cotidianas sem auxílio.
A diferença entre "cego" e "deficiência visual grave" está relacionada ao nível de perda de visão de uma pessoa. Ambos os termos se referem a condições que afetam a visão, mas eles têm implicações diferentes.
Cego se refere a uma condição em que uma pessoa tem perda total ou quase total da visão. Pessoas cegas geralmente não conseguem ver objetos, luzes, cores ou formas. A cegueira pode ter diversas causas, incluindo problemas congênitos, doenças oculares graves, traumas ou lesões.
Por outro lado, deficiência visual grave se refere a uma condição em que a pessoa tem uma perda significativa da visão, mas não é completamente cega. Isso significa que a pessoa ainda pode ter alguma capacidade de perceber luz, formas, cores ou objetos, embora com muitas dificuldades. A visão pode ser muito limitada e insuficiente para realizar tarefas cotidianas sem auxílio.
É importante notar que a deficiência visual pode ocorrer em uma ampla gama de graus, desde visão totalmente normal até cegueira total. A definição exata de "deficiência visual grave" pode variar dependendo das diretrizes e critérios utilizados em diferentes contextos, como na legislação de um país ou em programas de apoio a pessoas com deficiência visual. Alguns exemplos de docenças que levam a deficiência visual grave: Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI);
Glaucoma Avançado; Retinopatia Diabética Avançada; Descolamento de Retina; Síndrome de Usher.
Att;
Glaucoma Avançado; Retinopatia Diabética Avançada; Descolamento de Retina; Síndrome de Usher.
Att;
Que tenhamos um excelente módulo!
Bom curso a todos!
Ótimo curso para todos.
Em resposta à Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges
Re: Fórum de Dúvidas
por Paula Fernanda Teixeira da Silva -Obrigada, Rayssa.
Passando para desejar bons estudos !
Não tenho dúvidas no momento, disciplina bastante clara.
Boa tarde
Gostaria de deixar aqui algumas considerações acerca das disciplinas. É que nessa disciplina atual em que uma das atividades é enviar um plano de aula focado na metodologia, mostrando a utilização de algum recurso de tecnologia assistiva para o ensino de estudantes com deficiência visual, estou com dificuldade para realizar pois mesmo sendo professora (administrativamente) no momento atuo como colaboradora com alunos autistas. Tenho mais familiaridade com esses alunos. Posso fazer um Plano simples, porém não totalmente adequado com as possibilidades para o público com deficiência visual. Conheço as ferramentas mas não as utilizo e de certa maneira me limita a um plano de aula acessível a esse alunos.
Nesse sentido, penso que seria muito válido se tivesse a possibilidade de compartilhamento das atividades entre todos os colegas cursistas dessa Especialização no sentido de um espaço na sala virtual de aprendizagem, onde pudéssemos postar nossos envios em PDF ao mesmo tempo que qualquer um cursista pudesse conhecer as contribuições dos demais colegas. Não se trata de fazer uso (Plágio) do trabalho acadêmico do outro, mas compartilhar conhecimentos, ideias e ideais. Principalmente numa trajetória de formação tão significativa como essa - A Educação Especial/Inclusiva. E aqui lembro do grande educador pernambucano Paulo Freire quando pontua que "Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre".
Esse é um pequeno registro de uma Sugestão, mas pode desconsiderá-las se assim entender. Na modalidade EaD a aprendizagem compartilhada é muito importante, todo conhecimento acrescenta porque a grande verdade é que todos nós estamos continuamente aprendendo. E nesse ponto, “Somos seres inacabados”. (FREIRE). O aprendizado é contínuo...
Gostaria de deixar aqui algumas considerações acerca das disciplinas. É que nessa disciplina atual em que uma das atividades é enviar um plano de aula focado na metodologia, mostrando a utilização de algum recurso de tecnologia assistiva para o ensino de estudantes com deficiência visual, estou com dificuldade para realizar pois mesmo sendo professora (administrativamente) no momento atuo como colaboradora com alunos autistas. Tenho mais familiaridade com esses alunos. Posso fazer um Plano simples, porém não totalmente adequado com as possibilidades para o público com deficiência visual. Conheço as ferramentas mas não as utilizo e de certa maneira me limita a um plano de aula acessível a esse alunos.
Nesse sentido, penso que seria muito válido se tivesse a possibilidade de compartilhamento das atividades entre todos os colegas cursistas dessa Especialização no sentido de um espaço na sala virtual de aprendizagem, onde pudéssemos postar nossos envios em PDF ao mesmo tempo que qualquer um cursista pudesse conhecer as contribuições dos demais colegas. Não se trata de fazer uso (Plágio) do trabalho acadêmico do outro, mas compartilhar conhecimentos, ideias e ideais. Principalmente numa trajetória de formação tão significativa como essa - A Educação Especial/Inclusiva. E aqui lembro do grande educador pernambucano Paulo Freire quando pontua que "Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre".
Esse é um pequeno registro de uma Sugestão, mas pode desconsiderá-las se assim entender. Na modalidade EaD a aprendizagem compartilhada é muito importante, todo conhecimento acrescenta porque a grande verdade é que todos nós estamos continuamente aprendendo. E nesse ponto, “Somos seres inacabados”. (FREIRE). O aprendizado é contínuo...
Boa noite Maria Lucilene!
Suas sugestões foram enviadas para a coordenação do curso! Obrigado por colaborar!
Suas sugestões foram enviadas para a coordenação do curso! Obrigado por colaborar!
Conforme você destacou, vou deixar aqui um plano de aula criado por mim, exclusivamente para lhe auxiliar e auxiliar outros alunos e alunas que por ventura estejam tendo dificuldades. Saliento que o plano de aula é livre, conforme descrito na atividade. O intuito aqui é ajudar você na alaboração da atividade.
Sempre que precisar pode pedir ajudar por este e outro canais de comunicação, preferencialmente, antes do dia final da atividade para podermos ter tempo habil em auxiliar no que for preciso.
Abaixo segue anexo do plano de aula, espero ter contribuido e sanado sua dúvida!
Abraços
Att;
Abraços
Att;
Obrigada professor/Tutor Ricael, por compartilhar.
Muito aprendizado nesse curso. Maravilhas!!!
Olá!
Não é uma dúvida, mas um elogio. A entrevista com o Gláucio de Matos é maravilhosa! Ela vale por várias aulas. As informações que ele passa são extremamente valiosas. Além de serem passadas com toda tranquilidade.
Parabéns!
Não é uma dúvida, mas um elogio. A entrevista com o Gláucio de Matos é maravilhosa! Ela vale por várias aulas. As informações que ele passa são extremamente valiosas. Além de serem passadas com toda tranquilidade.
Parabéns!
Ótima disciplina!
Não tive dúvidas, obrigada!
Não estou conseguindo confirmar o ícone de atividades confirmar a participação nos fóruns do curso.
Bom dia Sam, não entendi exatamente a dúvida. Qual icone você se refere?