A educação da pessoa com deficiência foi durante muitos anos negligenciada pela sociedade e pelo poder público, mesmo com os avanços e as conquistas garantidas em legislações, a educação especial ainda enfrentam inúmeros desafios como: a falta de materiais educacionais adaptados, a ausência de estrutura física das escolas e poucos profissionais capacitados. Diante desses desafios, a escola sendo publica ou privada não é totalmente inclusiva, pois compreedemos como inclusão um espaço que pensa em todos os sujeitos que compartilham aquele ambiente.
Em resposta à Layse Américo Santos
Re: A pessoa com deficiência e as escolas
por Romilda Miguel de Brito Xavier -Bom dia Layse Américo
Segundo Reis e Ross (2012), a Declaração de Salamanca apresentou a defesa de que todos os alunos, independentemente de suas capacidades e sempre que possível, deveriam compartilhar do mesmo ambiente escolar. Contudo, entendendo as particularidades da Educação Especial, a declaração também resguardou o direito das crianças em estudar em escolas especiais, nos casos em que a frequência a uma escola regular representasse prejuízos ao desenvolvimento cognitivo e social destas crianças.
Segundo Reis e Ross (2012), a Declaração de Salamanca apresentou a defesa de que todos os alunos, independentemente de suas capacidades e sempre que possível, deveriam compartilhar do mesmo ambiente escolar. Contudo, entendendo as particularidades da Educação Especial, a declaração também resguardou o direito das crianças em estudar em escolas especiais, nos casos em que a frequência a uma escola regular representasse prejuízos ao desenvolvimento cognitivo e social destas crianças.
Em resposta à Layse Américo Santos
Re: A pessoa com deficiência e as escolas
por Priscila Lima Gonçalves -Infelizmente, ainda vejo boa parte sendo negligenciada.