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Atividade 1.2 - Fórum Obrigatório.

Autismo, Família e Escola

Autismo, Família e Escola

por Marta de Azevedo Fonseca Saraiva - Número de respostas: 6

De acordo com o tópico de discussão. Conheço alunos com autismo que passaram pela minha vida pedagógica. Alguns ainda mantenho contato com suas famílias. Pois foi um período muito difícil tanto para mim como professora que não recebia suporte pedagógico para tentar  interagir com aquele aluno. E outra situação a não aceitação dos pais em ter um filho autista. O preconceito que eu vivi nesse período dentro da escola foi o da própria família em não buscar ajuda especializada, em conhecer sobre o autismo e de aprender a conviver com essa criança. Para os pais era mais confortável deixar esse filho na escola para que a professora descobrisse de como interagir e de incluir com as outras crianças no ambiente escolar. Assim os pais achavam que somente a escola tinha a responsabilidade no seu desenvolvimento. Sabemos que a inclusão requer participação ativa de todos envolvidos no processo de socialização e vivência da criança com autismo, cada pessoa tem seu papel importante em sua evolução do desenvolvimento social, emocional e educacional.     

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Re: Autismo, Família e Escola

por Maria Dasdores dos Santos -
Sim , de acordo com a proposta da disciplina sou professora de teatro no ensino fundamental e de artes no ensino médio ambas as escolas que trabalho têm muitos alunos com autismo ,tudo pra mim ainda é muito complicado porque não tenho apoio nas redes de ensino por exemplo na sala de ensaio para o teatro não tem sala adequada e dificulta meus trabalhos corporais e as crianças se agitam tenho muita dificuldade de encontra exercícios que posam interagir, no ensino médio já mais intragável os estudantes com autismo da pra leva umas atividades de acordo com o que e possível pra interagir ao conteúdo, vendo que ainda tem pais que não aceitam os diagnósticos também e muito complicado, fora que não tenho muito apoio da escola em termo de estudos ou pesquisas ou preparação , na realidade e mais dificuldade do que acerto .
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Re: Autismo, Família e Escola

por Willians dos Santos Lúcio -
Ótimas colocações, realmente é um processo que precisa do envolvimento de todos, mas, a aceitação por parte da família muitas vezes não acontece, os pais não querem aceitar que aquele filho que eles sonhavam nascer e ser perfeito, que teria todas as qualidades, não tem, mas por outro lado, muitas vezes este filho terá outras potencialidades que precisarão de tempo para serem desenvolvidas, que não será tudo fácil e rápido.
Parabéns pelas suas ações neste período difícil que citou.
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Re: Autismo, Família e Escola

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Boa tarde Marta de Azevedo
Chiote (2011, p. 24) aponta: A inclusão escolar possibilita à criança com autismo o encontro com outras crianças, cada uma em sua singularidade, o que muitas vezes não acontece em outros espaços pelos quais circula, que frequentemente priorizam um atendimento individual.
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Re: Autismo, Família e Escola

por Rosemeri Ferreira Faria Caminada -
Realmente, a família busca essa forma de não aceitar um filho/filha com autismo por medo ou até mesmo vergonha de ser apontada como uma mãe/pai de Autista. Tenho uma aluna que foi diagnosticada com o TEA,  a reposnsável simplesmente alegou que a profissional era incompetente, que sua filha era uma criança normal e não doente. Conversando com a mãe, foi algo que percebi em sua fala, era ter que conversar com o esposo. sobre o assunto, e por ter medo que ele não aceitasse a filha. A sua preocupação em ter que lidar com opiniões dos outros.
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Re: Autismo, Família e Escola

por Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque -
Você disse tudo Marta. O preconceito sobre o autismo, em grande parte da família, atrapalha nesse processo de diagnóstico precoce. Parabéns pela sua dedicação pedagógica mesmo não tendo o apoio necessário.
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Re: Autismo, Família e Escola

por Sandra Maria da Silva Pereira -
Infelizmente algumas famílias não aceitam um possível diagnóstico de autismo do do filho ou simplesmente desistem de procurar um acompanhamento por conta das dificuldades enfrentadas.