Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum temático

Práticas importantes no TDAH

Práticas importantes no TDAH

por Rosemeri Ferreira Faria Caminada - Número de respostas: 2



O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por dificuldades na atenção, impulsividade e hiperatividade. Para lidar com crianças com TDAH na escola, práticas pedagógicas como adaptação do ambiente,  criar um ambiente de aprendizado estruturado e organizado pode ajudar a minimizar distrações e manter a atenção da criança.  Introduzir diversidade nas atividades para evitar monotonia, mantendo o interesse da criança. Estratégias de aprendizagem utilizando métodos que envolvam diferentes sentidos, como a visão, audição e tato, para facilitar a absorção de informações e a fundamental colaboração com pais,  manter uma comunicação aberta com os pais para compartilhar estratégias eficazes e garantir consistência no suporte à criança.

Estas práticas podem contribuir para um ambiente mais inclusivo e facilitar o desenvolvimento acadêmico e social de crianças com TDAH.


Em resposta à Rosemeri Ferreira Faria Caminada

Re: Práticas importantes no TDAH

por Marta de Azevedo Fonseca Saraiva -
Boa noite. Rosemeri sua colocação é muito interessante, em estratégias que envolvam todos os sentidos e assim buscando novos estímulos do processo de aprendizagem do aluno com TDAH. Dessa prática as atividades se tornam mais estimuladores tanto no contexto social com no emocional.
Em resposta à Rosemeri Ferreira Faria Caminada

Re: Práticas importantes no TDAH

por Luiz Roberto Bomfim Lima -
Muito bem, Rosemeri. Você tocou em um ponto que deve despertar a prática pedagógica nas nossas salas de aula: introduzir diversidade, a fim de que os alunos com TDAH não estejam inseridos numa monotonia, situação que em nada contribui com a aprendizagem, pelo contrário, desanima e não desperta qualquer interesse significativo. É preciso que sejamos professores criativos, reflexivos e inovadores.