Analisando o vídeo Princípios Gerais de Administração Escolar: Administração Escolar, podemos entender que no contexto contemporâneo, observamos diversas influências do modelo industrial no sistema educacional, tanto em escolas públicas quanto privadas, essa dinâmica pode ser percebida na ênfase dada à padronização, avaliação quantitativa e formação voltada para o mercado de trabalho.
Em muitas escolas particulares, o pensamento crítico é valorizado e integrado ao currículo. Essas instituições muitas vezes buscam desenvolver habilidades cognitivas, promovendo a reflexão, a análise crítica e a resolução de problemas, no entanto, é importante notar que, mesmo nessas escolas, a pressão por resultados acadêmicos e o alinhamento com demandas do mercado de trabalho podem criar uma tensão entre o desenvolvimento integral dos alunos e a preparação para carreiras específicas. Por outro lado, a educação pública frequentemente enfrenta desafios diferentes. Movimentos extremistas podem tentar influenciar a política educacional, direcionando o ensino para uma abordagem mais utilitarista, focada em habilidades técnicas específicas em detrimento das disciplinas humanísticas, como arte, história e filosofia, essa abordagem limitada pode resultar em uma educação mais instrumental e menos voltada para a formação crítica e cidadã.
A oferta predominante de cursos técnicos nas escolas públicas, muitas vezes em detrimento das disciplinas humanísticas, pode refletir a lógica do mercado de trabalho, priorizando habilidades imediatamente aplicáveis no ambiente profissional. Isso pode reforçar uma visão utilitarista da educação, na qual o conhecimento é valorizado principalmente por sua aplicabilidade direta, em detrimento do desenvolvimento de uma compreensão mais ampla e crítica do mundo.
Assim, podemos perceber que a presença de práticas da administração fabril no ambiente escolar, em uma sociedade capitalista, é evidente em diversos aspectos. A valorização do pensamento crítico em escolas particulares contrasta com os desafios enfrentados pela educação pública, onde a pressão por resultados e as influências ideológicas podem moldar o currículo de maneira mais restritiva. É crucial buscar um equilíbrio que permita o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo tanto habilidades técnicas quanto pensamento crítico, para preparar indivíduos capazes de enfrentar os desafios complexos da sociedade contemporânea.