Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum temático

Incentivo à participação ativa

Incentivo à participação ativa

por Laura Sanábio Freesz Rezende - Número de respostas: 2

Para proporcionar um ambiente de aprendizado mais inclusivo para estudantes com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), algumas práticas pedagógicas podem ser utilizadas. 

Além de dar instruções claras e de manter um ambiente organizado, os professores podem incentivar a participação ativa do aluno, seja através do auxílio a tarefas em sala de aula, seja na promoção de atividades colaborativas, feitas em grupo. 

Alternando atividades curtas e longas, o docente pode dar feedbacks e recompensas relativas a comportamentos positivos, introduzir tecnologias assistivas na rotina e antecipar possíveis atividades, oferecendo um suporte individualizado. 


 



Em resposta à Laura Sanábio Freesz Rezende

Re: Incentivo à participação ativa

por Samuel Giovani dos Santos Ferreira -
Olá, Laura. Concordo, a organização do ambiente é um ponto importante do trabalho pedagógico com estudantes com TDAH. Uma outra estratégia que surtiu um resultado positivo onde trabalho foi começar a cobrar dos estudantes o caderno organizado (isso no caso do ensino médio). É trabalhoso para o estudante com TDAH, mas tem o ajudado bastante.
Em resposta à Laura Sanábio Freesz Rezende

Re: Incentivo à participação ativa

por Rayane Araújo Gonçalves -
Essas estratégias não apenas facilitam a aprendizagem, mas também incentivam o engajamento e o sucesso acadêmico dos alunos com TDAH. Na realidade em que vivo, tenho consciência de que tenho alunos com TDAH, mas a gestão da rede que trabalho não me comunica. Não temos espaço para fazer muita coisa e, infelizmente, só sabemos que o aluno tem algo quando precisamos preencher alguma ficha de acompanhamento que o psicólogo pede.