Ir para o conteúdo principal

Atividade 3.1 - Fórum temático

Características de TDAH e algumas práticas pedagógicas

Características de TDAH e algumas práticas pedagógicas

por Erika Tatiane de Araujo Silva - Número de respostas: 0

O que é TDAH: é um transtorno neurobiológico que causa desatenção, hiperatividade e impulsividade. Tem origem multifatorial, envolvendo fatores genéticos, cerebrais e ambientais. Pode ser classificado em três subtipos: combinado, predominantemente desatento ou predominantemente hiperativo-impulsivo. Os sintomas interferem no funcionamento social, acadêmico ou profissional do indivíduo.

Características do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade):

  1. Desatenção: Dificuldade em manter o foco em tarefas.
  2. Hiperatividade: Excesso de movimento e inquietude.
  3. Impulsividade: Tomada de decisões rápidas sem avaliar as consequências.

Práticas Pedagógicas para Crianças com TDAH:

  1. Estrutura e Rotina: Estabelecer uma rotina previsível.
  2. Instruções Claras: Comunicar de forma direta e concisa.
  3. Ambiente Organizado: Reduzir estímulos distrativos na sala de aula.
  4. Estímulos Visuais: Utilizar recursos visuais para auxiliar na compreensão.
  5. Feedback Positivo: Reforçar comportamentos desejados com elogios.
  6. Flexibilidade: Adaptar atividades para atender às necessidades individuais.
  7. Intervalos Curtos: Permitir pausas regulares durante as atividades.
  8. Colaboração com os Pais: Manter uma comunicação aberta com os responsáveis.
  9. Metodologias Ativas: Engajar os alunos com métodos interativos e participativos.
  10. Acompanhamento Individualizado: Monitorar o progresso e ajustar estratégias conforme necessário.