O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um desafio neuropsiquiátrico que afeta o desempenho escolar de crianças. Caracteriza-se pela desatenção, hiperatividade e impulsividade. Na sala de aula, essas crianças podem enfrentar dificuldades em manter o foco, seguir instruções e organizar suas tarefas. Para apoiar efetivamente crianças com TDAH, práticas pedagógicas adaptativas são essenciais. Estabelecer uma rotina estruturada proporciona previsibilidade, reduzindo a ansiedade. Instruções claras e divididas em etapas ajudam na compreensão. Ambientes de aprendizado calmos, sem distrações excessivas, são propícios ao foco. Adaptações na sala de aula, como permitir movimentação controlada, contribuem para liberar a energia acumulada. Reforço positivo, elogiando comportamentos desejados, motiva o engajamento. Dividir tarefas em partes menores facilita a conclusão bem-sucedida. Recursos multissensoriais e intervenções específicas, quando necessárias, promovem uma abordagem inclusiva. A colaboração estreita entre educadores, profissionais de saúde e pais é fundamental. Compreender as necessidades únicas de cada criança e adaptar estratégias conforme a evolução do aluno são elementos essenciais para criar um ambiente escolar favorável ao sucesso de crianças com TDAH.
Em resposta à Diego Leite dos Santos
Re: Fórum sobre as características do TDAH.
por Denisson da Silva Santos -Ótimas colocações. Saber e aplicar estratégias adequadas é fundamental para um ambiente educacional inclusivo.
Em resposta à Denisson da Silva Santos
Re: Fórum sobre as características do TDAH.
por Kátia Alves Bernardino Ujvari -Perfeita sua contribuição Denilson, concordo com seu comentário sobre a postagem do colega Diego. Só com a formação inicial e continuada dos profissionais de educação, poderemos garantir os instrumentos necessários para que o docente atue de forma coerente em casa caso para que tenhamos uma inclusão de fato.
Em resposta à Diego Leite dos Santos
Re: Fórum sobre as características do TDAH.
por Fernanda Marcelle Miranda -Excelentes colocações Diego!
Penso que não só os professores, como a escola devem promover estratégias que facilitem a assimilação de conteúdos, o processo de ensino e aprendizagem e desenvolvimento do educando. Essas estratégias para ensinar alunos com TDAH são fundamentais para potencializar a aquisição de novas habilidades. Lembrando, que cada estudante tem suas particularidades e interesses. Então, é importante adaptar esses recursos de acordo com a realidade do aluno, dificuldades e necessidades.
Penso que não só os professores, como a escola devem promover estratégias que facilitem a assimilação de conteúdos, o processo de ensino e aprendizagem e desenvolvimento do educando. Essas estratégias para ensinar alunos com TDAH são fundamentais para potencializar a aquisição de novas habilidades. Lembrando, que cada estudante tem suas particularidades e interesses. Então, é importante adaptar esses recursos de acordo com a realidade do aluno, dificuldades e necessidades.