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Atividade 3.1.: Fórum temático (Avaliativo)

Mediação de conflitos

Mediação de conflitos

por Ana Angélica Gonçalves da Silva - Número de respostas: 0



ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR

PROFESSOR-FORMADOR: Cláudio Alves Pereira

Semana 03- comportamento organizacional

Atividade:

Já que os conflitos são naturais em uma organização, quais as habilidades que um gestor escolar deve ter para conseguir fazer com que a sua equipe se mantenha unida?

            Diante de tudo que temos estudado sobre organização e gestão escolar, podemos dizer que a gestão escolar tem se tornado um campo de atuação cada vez mais desafiador exigindo uma visão mais ampla e flexível sobre a educação.

            Uma gestão é de fato democrática e participativa quando o gestor consegue manter a sua equipe unida, buscando juntos as soluções que melhor se encaixem nas necessidades da escola. Para isso é preciso que o gestor tenha habilidades e características que o permitam lidar com as questões administrativas, pedagógicas e principalmente humanas de uma escola. Uma gestão em que haja diálogo e que estimule a participação de todos nas decisões, onde o respeito pelo outro esteja presente no cotidiano e que seja um valor em toda a instituição.

            É fundamental que o gestor escolar possua habilidades técnicas, como gestão financeira, pedagógica e planejamento estratégico; habilidades sociais, como inteligência emocional, capacidade de comunicação, liderança e flexibilidade; e características pessoais, como proatividade, responsabilidade e ética profissional e capacidade de inovar.

 

E qual a contribuição positiva que os demais participantes da instituição de ensino podem dar para a união da equipe?

            Para o bom andamento da equipe é preciso que o gestor tenha clareza sobre o rumo que a equipe vai seguir. Definir responsabilidades e objetivos, garantir formação para todos e construir um ambiente colaborativo.       Um ambiente colaborativo certamente irá contribuir para que todos os participantes da instituição de ensino busquem valorizar e manter a união da equipe.

             Os participantes das instituições   podem colaborar com a união da equipe motivando estratégias pedagógicas colaborativas, criando um ambiente favorável e sadio e desempenhando suas funções com excelência. Além disso devem estar engajados na elaboração do projeto político-pedagógico (ppp).