A descrição panorâmica da dinâmica interdisciplinar enquanto estratégia significativa para ampliação dos diversos saberes, consiste em acolher as dimensões do aprendizado onde o professor Genildo abrange em seu contexto pedagógico construindo com seus alunos uma releitura das vivências dos povos indígenas seus costumes e suas lendas trazendo para dentro da sala de aula novos conhecimentos a partir de experiências vivenciadas dessa forma apresenta uma realidade totalmente diferente ao qual o aluno aprendeu anos atrás sem importância para a construção e informação de como vivem os povos indígenas. Hoje podemos aprender e repassar conhecimentos significativos para nossos alunos através de histórias diferenciada ao qual aprendemos. Entretanto, com a evolução das tendências educacionais ocorre a ruptura de velhos paradigmas pedagógicos para dar inicio da construção efetiva das histórias diversificando o conhecimento do aluno.
Genildo S. Nobrega (Contos e Causas Indígenas)
por Marta de Azevedo Fonseca Saraiva - Número de respostas: 3
Em resposta à Marta de Azevedo Fonseca Saraiva
Re: Genildo S. Nobrega (Contos e Causas Indígenas)
por Romilda Miguel de Brito Xavier -Boa noite Marta
A contação de história em si proporciona as crianças a descoberta do mundo
através da apresentação e resolução de conflitos. A atividade de contar história e/ou fazer teatro é de suma importante no ambiente escolar, principalmente nos anos iniciais, pois estas atividades tem o poder de transformar e de colaborar no desenvolvimento infantil, seja ele social, cognitivo, corporal ou imaginativo.
A contação de história em si proporciona as crianças a descoberta do mundo
através da apresentação e resolução de conflitos. A atividade de contar história e/ou fazer teatro é de suma importante no ambiente escolar, principalmente nos anos iniciais, pois estas atividades tem o poder de transformar e de colaborar no desenvolvimento infantil, seja ele social, cognitivo, corporal ou imaginativo.
Em resposta à Romilda Miguel de Brito Xavier
Re: Genildo S. Nobrega (Contos e Causas Indígenas)
por Marta de Azevedo Fonseca Saraiva -Boa noite. Sim, sou professora da Educação Infantil e Series Iniciais e a contação de história traz um momento de imaginação, criatividade onde os alunos conseguem fazer uma leitura de acordo com a leitura de imagens e figuras apresentadas pelo professor. E o trabalho do professor Genildo vem agregar conhecimentos literários através das lendas num contexto relacionados com as vivencias indígenas para o contexto escolar numa abordagem interdisciplinar.
Em resposta à Marta de Azevedo Fonseca Saraiva
Re: Genildo S. Nobrega (Contos e Causas Indígenas)
por Paula Fernanda Teixeira da Silva -Eu amei o trabalho do professor Genildo! Imagine o quão significante foi produzir todas aquelas atividades. Os estudantes ,certamente, não se esquecerão desse momento.