O trabalho apresentado pela pesquisadora Janaína é significativo ao abordar a aplicação do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) na prática educacional, com foco na inclusão, especialmente de estudantes com dificuldades de aprendizagem. A metodologia adotada envolveu 4 etapas, incluindo a participação de gestores, docentes, funcionários, responsáveis e estudantes, refletindo uma abordagem participativa.
Destaca-se o uso de atividades práticas e experiências sensoriais para sensibilizar os participantes em relação às dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência. Essa abordagem prática contribuiu para uma compreensão mais profunda e empática das questões relacionadas à inclusão.
A integração de temas como o sistema monetário brasileiro, educação financeira e questões socioambientais enriqueceu a aprendizagem, proporcionando aos alunos uma compreensão mais ampla e contextualizada da matemática.
Os resultados apresentados indicam que o planejamento com base no DUA facilitou o acesso ao conhecimento para todos os estudantes, promovendo habilidades socioambientais e desenvolvimento global. Além disso, o trabalho contribuiu para a conscientização sobre questões como reciclagem e finanças familiares.
Em resumo, a pesquisa de Janaína destaca a importância de práticas pedagógicas que atendam às necessidades diversificadas dos estudantes, promovendo sensibilização, respeito à diversidade e ambientes educacionais acessíveis.