O projeto foi desenvolvido em uma escola municipal de Arcos, Minas Gerais, com alunos do 5º ano do ensino fundamental. O projeto teve como objetivo proporcionar aos alunos uma reflexão sobre os impactos ambientais, sociais, culturais e econômicos, provocados pelo rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho. O trabalho foi dividido em seis momentos, com duração de duas semanas. No primeiro momento, a professora realizou uma atividade de sondagem para identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema. No segundo momento, a professora apresentou aos alunos os diferentes tipos de barragens, seus benefícios e perigos. No terceiro momento, os alunos assistiram a vídeos sobre os rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho, e participaram de uma roda de conversa sobre os vídeos. No quarto momento, os alunos construíram uma maquete de uma barragem e simularam o seu rompimento. No quinto momento, os alunos realizaram uma pesquisa sobre os impactos dos rompimentos das barragens. No sexto momento, os alunos apresentaram os resultados da pesquisa e socializaram suas visões sobre o acontecimento.
Os resultados do projeto foram positivos. Os alunos demonstraram grande interesse e participação em todas as atividades. Eles conseguiram compreender os conceitos relacionados ao tema, e refletiram sobre os impactos ambientais, sociais, culturais e econômicos dos rompimentos das barragens. A simulação do rompimento da barragem foi uma atividade muito impactante para os alunos. Eles puderam ver com os próprios olhos a força da lama e os danos que ela pode causar. Isso certamente contribuiu para que eles compreendessem melhor a gravidade do ocorrido. Além disso, o projeto permitiu aos alunos refletir sobre a responsabilidade dos diferentes atores envolvidos na construção e fiscalização das barragens. Os alunos perceberam que todos nós temos um papel a desempenhar na construção de um mundo mais sustentável e seguro. O projeto foi uma experiência pedagógica valiosa, que pode ser adaptada para diferentes contextos e níveis de ensino.