Ir para o conteúdo principal

Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

Número de respostas: 33

Pesquise cursos online, preferencialmente em instituições estrangeiras, que possam ser feitos gratuitamente à distância. Priorize cursos que tenham relação com sua área de formação ou com algum tema relacionado à Docência.

Compartilhe com seus colegas, no fórum obrigatório da semana, as seguintes informações: nome do(s) curso(s), características gerais, processo de seleção/inscrição e o site da instituição.

Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Arthur Vieira Duran -
Nome do curso: Questões Críticas na Educação Urbana
Características gerais: Curso da Universidade de Chicago sobre a educação urbana. Porém, com ênfase no contexto norte-americano.
Processo de seleção/inscrição: Cadastro no site gratuito.
Site da instituição: https://www.classcentral.com/course/urban-education-5675
Em resposta à Arthur Vieira Duran

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Maria Vera Lucia Medeiros -
Curso: Desempenho de Plataformas Digitais: Podcasts, Videogames, Youtube e Outras Plataformas Online (4 semanas)

Características gerais: Este curso irá ampliar sua compreensão de como iniciar uma carreira com sucesso como um contador de histórias digital, bem como oferecer-lhe insights sobre como maximizar e aproveitar os processos de sua criatividade pessoal. Conhecimento especializado de histórias, formas e tradições da escrita para performance digital, bem como dos contextos culturais de praticantes e práticas inovadoras dentro da performance digital; das teorias críticas, analíticas e narrativas contemporâneas das mídias digitais e da performance; compreensão detalhada dos principais componentes de desempenho dentro da disciplina, incluindo: fontes ideacionais, corpo, espaço, imagem, som, texto, movimento, ambiente.

Outras Competências que podem ser desenvolvidas:

- habilidades dramatúrgicas e de edição de roteiro em roteiros digitais e de rádio
-habilidades avançadas de autogestão para incluir o trabalho de forma planejada e improvisatória, bem como a capacidade de antecipar e acomodar mudanças, ambiguidades, assunção criativa de riscos, incerteza e desconhecimento;
-como criar uma estrutura eficaz dentro de uma cena;
-como editar seu script; como criar personagens eficazes dentro de narrativas online.

Processo de seleção/inscrição: Cadastro no site gratuito/ Curso Livre.

Instituição: Universidade de Cambridge
Assunto: Comunicação
Nível: Intermediário
Pré-requisitos: Nenhum
Idioma: Inglês
Transcrição do vídeo: Inglês
Programas associados: Programa MicroMasters em Redação para Performance e as Indústrias de Entretenimento®
Habilidades associadas: Produções Digitais, Criatividade, Roteiro, Podcasting

Site: https://www.edx.org/learn/business-communications/university-of-cambridge-digital-platforms-in-performance
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por WILLAMS DOS SANTOS RODRIGUES LIMA -
Universidade de Harvard: Introdução ao envolvimento da família na educação

Sobre o Curso:
Neste curso educacional, você aprenderá o que é o envolvimento da família e por que ele é importante para o sucesso dos alunos e das escolas. Exploraremos a pesquisa que liga o envolvimento da família a melhores resultados educacionais e falaremos diretamente com pesquisadores, educadores, estudantes e famílias sobre práticas promissoras na área.
O envolvimento familiar descreve o que as famílias fazem em casa e na comunidade para apoiar a aprendizagem e o desenvolvimento dos seus filhos. Abrange também a parceria e a responsabilidade partilhadas entre a casa e a escola.
Esse envolvimento é essencial para a melhoria da escola. É também cada vez mais reconhecido como um elemento integral para a prática proficiente como educador.

Num relance
• Instituição: HarvardX
• Assunto: Educação e Formação de Professores
• Nível: Introdutório
• Pré-requisitos: Nenhum
• Idioma: Inglês
• Transcrição do vídeo: inglês
• Habilidades associadas: Envolvimento Familiar

O que você aprenderá:
Pular o que você aprenderá
• A relação entre o envolvimento da família e melhores resultados escolares/alunos desde o nascimento até o ensino médio
• Os benefícios adicionais que o envolvimento familiar traz aos pais, educadores e comunidades
• O que a pesquisa mostra sobre a importância de envolver as famílias

Site da Instituição:
https://www.edx.org/school/harvardx#programs
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Hortencia Helena e Silva Gonzalez -
Nome do curso: The Health Effects of Climate Change - Havard Universecity
Características: As implicações das mudanças climáticas na saúde humana. Um bom subsídio para abordar um debate ou projeto nas aulas de ciências e biologia.
Material em inglês
Inscrição: no site de forma gratuita mas o diploma é pago.
site: https://www.edx.org
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Alessandra do Nascimento Pereira Mamedes -
Instituição: Coursera
Curso: Stanford – Redação Científica
Não há pré requisito. Formação com carga horária de 30h, horário flexível.
Características: Este curso ensina cientistas a se tornarem escritores mais eficazes, usando exemplos práticos e exercícios. Os tópicos incluem: princípios de boa redação, truques para escrever com mais rapidez e menos ansiedade, formato de um manuscrito científico, revisão por pares, redação de bolsas, questões éticas em publicações científicas e redação para o público em geral.
Inscrição Livre
Site da instituição: https://www.coursera.org/learn/sciwrite?action=enroll&authMode=signup
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Vitor Azevedo Abou Mourad -
A Universidade de Harvard (EUA) oferece diversos cursos on-line, alguns inclusive com oportunidades de bolsa (gratuidade). A universidade possui uma iniciativa chamada HarvardX, exclusiva para atividades online, voltadas para o mundo todo. No site da instituição (https://www.edx.org/school/harvardx), há informações específicas sobre cada um dos cursos, como duração, conteúdos. Há cursos de programação, retórica, justiça, liderança para educadores, probabilidade etc. Por se tratar de cursos em inglês, é recomendado um bom conhecimento da língua, apesar de não ser cobrado qualquer tipo de certificação. Alguns deles, porém, possuem legendas em espanhol e português.

O curso de líderes em aprendizado, por exemplo, em nível introdutório, é previsto para 10 semanas e se debruça em teorias de aprendizagem, em interface com psicologia, neurociências e design.

Para se inscrever, é simples: basta se cadastrar no site e escolher o curso desejado.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Thallytah Leite Alves -
Curso:
Equidade e Inclusão na Educação.

Sobre o curso:
O curso online de educação equitativa visa educar, sensibilizar e capacitar sobre dez aspectos fundamentais da educação equitativa, por que são importantes e o que pode ser feito para implementá-los na prática.
É dirigido a um vasto público de especialistas e profissionais da educação, nomeadamente decisores políticos, funcionários governamentais, ONG/OCB do sector da educação, educadores e estudantes universitários.
O curso será composto por vídeos curtos e narrados, acompanhados de exercícios, discussões colaborativas, questionários, planilhas, reflexões pessoais e sugestões de leituras adicionais.

Outras informações:
Instituição: SDGAcademyX.
Duração: 10 semanas.
Data de início: 12/09/2023.
Forma de ingresso: Auto matrícula.
Assunto: Educação e Formação de Professores.
Nível: Básico.
Pré-requisitos: Nenhum.
Idioma: Inglês
Transcrições de vídeo: inglês, ไทย
Habilidades associadas: Ações, Liderança.

O que você aprenderá:
Como resultado da realização do curso online de EE, espera-se que os usuários sejam capazes de:
- Explique os principais conceitos de inclusão, equidade e marginalização na educação.
- Justifique por que os conceitos de EA são importantes.
- Identificar como aplicar conceitos de EE em seu contexto.
- Implementar abordagens inovadoras para uma educação equitativa.
- Defender para alcançar uma educação mais inclusiva e equitativa.

Site:
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Elenita Fernanda Rodrigues -
Nome do(s) curso(s): Universidade de Cambridge: Introdução à Psicologia Cognitiva e Neuropsicologia
Características gerais: Este curso é uma introdução à cognição humana e como ela é explorada. Você explorará como a psicologia nasceu como uma disciplina separada e como começamos a estudar o sistema nervoso em termos de funções, habilidades e características que ligam o cérebro, a mente, o comportamento e a relação com o meio ambiente.
Com esse curso também pode-se explorar as principais funções cognitivas, como memória, linguagem, atenção e percepção e como elas são investigadas.
Processo de seleção/inscrição: Inscrição pelo site
Site da instituição: https://authn.edx.org/register?course_id=course-v1%3AUniversityofCambridge%2B2324EDX001%2B2T2023&enrollment_action=enroll&email_opt_in=false
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Fabricio da Silva Lobato -
Ola pessoal, pesquise 2 cursos que podem ser realizado em Portugal, onde temos a mesma lingua materna .
1) Curso Online de Matemática - Universidade Aberta de Portugal

Características gerais: O curso introdutório de Matemática da Universidade Aberta oferece uma introdução aos principais tópicos da disciplina. Aborda as bases da matemática: números, geometria, álgebra, entre outros. É um curso introdutório, sendo recomendado para estudantes que desejam aperfeiçoar seus conhecimentos matemáticos e também para aqueles que desejam ingressar em cursos superiores que têm a matemática como pré-requisito.
Processo de seleção/inscrição: O curso é oferecido de forma regular, sem processo seletivo. Para se inscrever, basta acessar o site da Universidade Aberta de Portugal, preencher o formulário de matrícula e aguardar a confirmação.
Site da instituição: https://www.uab.pt/
2) Curso Online de Matemática Básica - Universidade do Porto

Características gerais: O curso de Matemática Básica oferecido pela Universidade do Porto é voltado para estudantes que desejam adquirir conhecimentos fundamentais na área. São abordados tópicos como cálculo, álgebra linear, lógica matemática, equações e inequações, entre outros. O curso também tem como objetivo preparar estudantes para futuros estudos em matemática.
Processo de seleção/inscrição: O curso é oferecido de forma regular e não possui processo seletivo. Para se inscrever, é necessário acessar o site da Universidade do Porto, buscar o curso desejado e realizar a inscrição online.
Site da instituição: https://www.up.pt/
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Keise Monique Chagas da Costa -
O MIT é uma das melhores universidades do mundo, e também uma das mais concorridas. Se olharmos para a taxa de aceite para graduação no instituto de tecnologia, é claro que estamos falando de um percentual muito seleto: apenas cerca de 7% dos candidatos conquistam aprovação. Além disso, os custos de um ano na universidade ultrapassam facilmente os 60 mil dólares, se inclusos acomodação e livros.
Os cursos podem ser acessados através do link: https://ocw.mit.edu/search/?s=department_course_numbers.sort_coursenum
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Fabricio da Silva Lobato -
Curso 1: "Introduction to Mathematical Thinking" (Introdução ao Pensamento Matemático)
Características gerais: Este curso online oferecido pela Universidade de Stanford fornece uma introdução ao raciocínio matemático, ensinando habilidades como construção de argumentos matemáticos e resolução de problemas. O curso apresenta conceitos matemáticos avançados de forma acessível, além de ajudar os alunos a desenvolverem suas habilidades de pensamento crítico e lógica. O programa também aborda a aplicação do pensamento matemático em outras áreas, como ciência da computação e linguística.

Processo de seleção/inscrição: Os interessados podem se inscrever no curso gratuitamente por meio da plataforma online Coursera. Não há requisitos prévios e o curso é aberto a todos os interessados em aprender matemática. Os alunos podem acessar o curso de acordo com sua disponibilidade, uma vez que todos os materiais e aulas estão pré-gravados.

Site da instituição: O curso pode ser acessado diretamente no site da Universidade de Stanford ou pelo Coursera: (https://www.coursera.org/specializations/mathematical-thinking).

Curso 2: "Algebra and Geometry Review" (Revisão de Álgebra e Geometria)
Características gerais: Este curso online, oferecido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), é uma revisão abrangente de tópicos de álgebra e geometria, adequado para estudantes em nível universitário. O curso visa auxiliar os alunos a consolidar seu conhecimento em álgebra e geometria antes de ingressarem em cursos mais avançados. O programa aborda temas como equações e inequações, funções, polinômios, sistemas de equações lineares, trigonometria, coordenadas cartesianas e geometria euclidiana básica.

Processo de seleção/inscrição: Os interessados devem acessar o site do MIT OpenCourseWare, onde o curso está disponibilizado gratuitamente. Não é necessário fazer nenhum processo de seleção ou inscrição formal. Os materiais do curso, incluindo as aulas em vídeo, exercícios e recursos adicionais, estão disponíveis para acesso imediato.

Site da instituição: O curso pode ser acessado diretamente no site do MIT OpenCourseWare: (https://ocw.mit.edu/courses/mathematics/18-014-calculus-with-theory-fundamentals-and-practice-fall-2010/).
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Antonio Pereira Gonçalves Filho -
Nome do curso:Sign Language Science: Emergence and Evolution of Sign Language
Características gerais: O curso aborda a história, aprendizado e uso da American Sign Language, fornecendo uma base para compreender sua origem e evolução.
Processo de seleção/inscrição: Cadastro no site gratuito.
Site da instituição: https://www.classcentral.com/course/edx-sign-language-science-emergence-and-evolution-of-sign-language-19063
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Alice Elias de Souza -

                    

                Foto: Stanford University 


Nome do curso: Design for Deeper Leraning: How to Develop Performance Tasks

Instituição de ensino estrangeira:Stanford  University 

Características gerais: acesso gratuito,  flexibilidade,  conteúdo de alta qualidade, aprendizado colaborativo, emissão de certificado de conclusão mediante pagamento de taxa.

Processo de seleção: Não possui requisito de admissão 

Inscrição: Para se inscrever é necessário criar uma conta no site da Stanford Online. 

Site da instituição: o site oficial da Stanford Online é https://online.stanford.edu/.



Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Alice Elias de Souza -

           

                Foto: Haward University 


Nome do curso: Introduction to Data Wise: A colaborative Process to improve Learnig e Teaching

Instituição estrangeira: Haward University 

Características gerais: curso online e gratuito na área de desenvolvimento educacional e organizacional, ofertado no formato Self-paced na área de desenvolvimento educacional e organizacional. Possui duração sugerida de dez semanas. 

Processo de seleção/Inscrição: é necessário realizar cadastro na plataforma edX.

Site da instituição: www.edx.org/school.






Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Luiz Felipe Gomes Martins -
Coursera (www.coursera.org): Coursera oferece uma ampla gama de cursos online gratuitos, incluindo muitos relacionados à educação e à docência. Você pode filtrar os cursos por preço (gratuito) e encontrar opções de instituições estrangeiras de renome.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Vitor Fernando da Silva Felix -
Nome do Curso: Ferramentas Digitais
Características gerais: Curso que visa oferecer uma introdução a um leque de ferramentas digitais e técnicas que podem ser utilizadas por historiadores ao analisar fontes e dados.
Instituição: Institute of Historical Research - vinculado à School of Advanced Study da Universidade de Londres
Processo de seleção/inscrição: Acesso gratuito ao site, sem necessidade de cadastro
Site: https://www.history.ac.uk/study-training/online-courses
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Ludymila Furtado Cantanhede -
Cuso: Writing in the Sciences (Escrevendo ciência - Redação científica)
Instituição: Stanford School of Medicine
Não há necessidade de experiência anterior.
Este curso ensina cientistas a se tornarem escritores mais eficazes, usando exemplos práticos e exercícios. Os tópicos incluem: princípios de boa redação, truques para escrever com mais rapidez e menos ansiedade, formato de um manuscrito científico e questões de publicação e revisão por pares. Os alunos de disciplinas não científicas podem beneficiar da formação ministrada nas primeiras quatro semanas (sobre princípios gerais de escrita eficaz).
Site: https://online.stanford.edu/courses/som-y0010-writing-sciences
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Rhulio Rodd Neves de Aguiar -
Nome do(s) curso(s): Avaliação Digital no Ensino Básico e Secundário

Características gerais: Este REP@ (Recurso Pedagógico Aberto) disponibiliza aos professores dos ensinos Básico e Secundário um espaço onde podem encontrar propostas de soluções que lhe permitam levar a bom termo a sua prática pedagógica, recorrendo às tecnologias digitais no campo da avaliação.

Procura, por isso, ser um contributo para o esforço coletivo na superação das dificuldades atualmente sentidas nestes graus de ensino devido à pandemia da COVID-19. A sua conceção e disponibilização foi possível com base na investigação desenvolvida no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D).

Este recurso não tem uma sequência única, pode ser explorado de forma livre de acordo com o interesse do professor num dado momento.

Procura-se:
• apresentar de forma muito breve um conjunto de ideias chave no que se refere à avaliação das aprendizagens com recurso às tecnologias digitais;
• elencar um conjunto de ferramentas digitais que podem ser utilizadas;
• disponibilizar alguns exemplos de avaliação digital, com indicações da respetiva finalidade e modo de uso, quer para avaliação de conhecimentos, quer de competências num âmbito mais abrangente;
• identificar aspetos éticos a ter em conta em qualquer situação de avaliação pedagógica, nomeadamente na avaliação digital.

A exploração deste REP@, na sua totalidade, tem uma duração estimada de 30 horas.

Processo de seleção/inscrição: Recurso aberto em permanência para exploração autónoma

Site da instituição: https://aulaberta.uab.pt/blocks/catalog/detail.php?id=52
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Stephanie de Oliveira Moreira -
Nome: TIC no ensino primário: transformando a aprendizagem das crianças em todo o currículo

Instituição: Universidade de Londres (University of London)

Características gerais: Curso online com duração de 6 semanas. Este curso analisa exemplos de escolas em diferentes partes do mundo e reúne professores, diretores e formuladores de políticas para compartilhar suas melhores ideias e histórias. Os materiais utilizados são baseados em estudos realizados para o Instituto de TI na Educação da Unesco.

Processo de seleção/inscrição: Para a inscrição, que está em andamento, é necessário criar uma conta no site Coursera.org.

Site da Instituição: https://www.london.ac.uk/courses/ict-primary-education
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Rogério Santos Ferreira -
Instituição: https://cursosatu.grupoatu.com
nome do curso: Ensino na formação profissional para emprego
Características gerais: Curso na instituição satu para todos os setores e focado na cultura local.
Processo de seleção/inscrição: Cadastro no site gratuito.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Ana Paula Souza Araujo -
Escolhi esse curso, por ser um curso que já fiz e aprendi muito. Contando com material excelente, de fácil aprendizagem.

Didática - Turma 2023B
Conteúdo: O que é Didática?; Perfil do Professor; Planejamento; Técnicas e Métodos; Avaliação
Conclusão do curso: até 31/01/2024
Carga-horária: 60 horas
Prazo mínimo para obtenção do certificado: 8 dias a partir da inscrição
Público-alvo: professores, estudantes de licenciaturas e interessados na área
Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF; possuir computador com recursos de áudio e vídeo
Módulos: 05
Metodologia: sem tutoria
Instituição: IFRS
Nível: básico
Idioma: português
Inscrições até 31/12/2023
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Ana Raquel Alves de Negreiros -
Curso "Meteorologia de quintal: a ciência do clima", oferecido gratuitamente pelo programa de cursos online da Universidade de Harvard, com a proposta de aprender sobre o tempo a partir de características e conceitos básicos e cotidianos a partir da ciência por trás dos sistemas meteorológicos, ensinando as habilidades de observação necessárias para fazer uma previsão sem usar instrumentos ou modelos de computador.
Esse curso pode ser feito na modalidade paga e também de forma gratuita, a qual dá acesso ao material de forma limitada, durante um mês e meio, e não fornece avaliação final ou certificado.

https://www.edx.org/learn/natural-sciences/harvard-university-backyard-meteorology-the-science-of-weather?webview=false&campaign=Backyard+Meteorology%3A+The+Science+of+Weather&source=edx&product_category=course&placement_url=https%3A%2F%2Fwww.edx.org%2Fschool%2Fharvardx
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Thiago Junior Miranda Pompeu -
Technological Tools for School Reform (Ferramentas Tecnológicas Para Reforma Escolar).

Descrição do Curso:
Este curso explora o impacto potencial das tecnologias modernas no debate sobre reformas escolares. A primeira parte do curso fornece uma visão geral do estado atual do debate sobre a reforma escolar e analisa as ideias do movimento progressista de reforma escolar, bem como examina a nova escola pública charter em Cambridge como um estudo de caso. A segunda parte do curso requer um estudo crítico de projetos de pesquisa que são promissores como inspirações e diretrizes para atividades multidisciplinares concretas e currículo para escolas charter progressivas. O curso termina com uma discussão sobre os desafios de escalar as inovações bem-sucedidas na reforma escolar para novos contextos.

Requisitos do curso
Leituras: Espera-se que todos os alunos façam as leituras e participem das discussões das leituras em sala de aula.

Participação ativa
Recomendo fortemente que você discuta as leituras fora da aula, em preparação para as discussões em aula.

Trabalho Final e Site
Um trabalho de pesquisa completo sobre as ferramentas ou materiais que sua equipe desenvolve e avalia para o curso.
Um site completo com pesquisas básicas, notas de design e desenvolvimento, documentação e fontes para as ferramentas e materiais que você desenvolve para seu projeto.

Informações do curso
INSTRUTOR: Prof. Bakhtiar Mikhak
DEPARTAMENTOS: Artes e Ciências da Mídia
TÓPICOS: Ensino e Educação, Currículo e Ensino, Política educacional, Tecnologia Educacional.
SITE DA INSTITUIÇÃO: https://academicearth.org/education/
Informações para realizar a matrícula: https://ocw.mit.edu/courses/mas-963-technological-tools-for-school-reform-fall-2005/
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Daniel Santos Mota -
História Pública Aplicada pela Universidade de Londres
Este curso apresenta aos alunos a história pública aplicada para compreender e interpretar o passado, além de envolver diversas comunidades na prática de fazer e compartilhar histórias.

Que tipo de história podemos descobrir por meio de pesquisas sobre a história de lugares e pessoas? Como podemos envolver comunidades diversas com essas histórias hoje? O curso baseia-se em estudos de caso de projetos, percepções de especialistas e diversas perspectivas para desenvolver abordagens interessantes para pesquisar e compartilhar histórias.
O curso dura 6 semanas, sendo realizado pela plataforma Coursera.

Site do curso: https://www.london.ac.uk/courses/applied-public-history
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Silvana Maria Santos -
1. Introduction to Genetics and Evolution - Coursera
Este curso gratuito é oferecido pela Duke University e tem duração de 9 semanas. O objetivo é fornecer uma introdução aos conceitos básicos de genes e evolução. Não há pré-requisitos para este curso e a inscrição pode ser feita através do site do Coursera.

2. DNA Decoded - FutureLearn
Este curso oferecido pela University of Bath explora a estrutura e função do DNA e como ele pode ser clonado e sequenciado. Ele tem a duração de 6 semanas e é gratuito. Qualquer pessoa pode se inscrever através do site do FutureLearn.

3. Fundamentals of Neuroscience Part 1 - HarvardX
Oferecido pela Harvard University através do edX, este curso gratuito tem a duração de 12 semanas e fornece uma introdução aos principais conceitos e fundamentos da neurociência. Não há pré-requisitos para este curso e as inscrições podem ser feitas através do site do edX.

4. Biomanufacturing - FutureLearn
Este curso é oferecido pela University of Manchester e explora como as células podem ser usadas na produção de produtos farmacêuticos e biotecnológicos. Ele dura 4 semanas e é gratuito. As inscrições podem ser feitas através do site do FutureLearn.

5. Ecology: Ecosystem Dynamics and Conservation - Coursera
Este curso gratuito oferecido pela Tufts University explora os fundamentos da ecologia, incluindo o funcionamento dos ecossistemas e a importância da conservação da biodiversidade. Ele tem a duração de 10 semanas e as inscrições podem ser feitas através do site do Coursera.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Maria Natividade Ferreira Coutinho -
Curso: A scuola con Wikipedia. Progettare e condurre attività didattiche con l’enciclopedia libera

A Wikipédia é a maior enciclopédia do mundo e a maior obra coletiva na Web. Gratuita, é consultada todos os dias por milhões de pessoas e está aberta à contribuição de todos.
O curso pretende oferecer todos os elementos básicos para conhecimento da enciclopédia e para criar atividades pedagógicas na escola e na universidade: aprender a contribuir corretamente para a enciclopédia livre e a conceber atividades em que a Wikipédia se torne um verdadeiro ambiente de aprendizagem.
Aprender a escrever na Wikipédia é importante para desenvolver numerosas competências, úteis no mundo digital, na escola, na universidade e no local de trabalho: compreender um texto, editá-lo, resumi-lo e revê-lo; traduzir conteúdos de uma língua para outra; selecionar e comparar as fontes mais adequadas, garantindo a verificabilidade dos conteúdos.
O leitor conhecerá por dentro o funcionamento da enciclopédia mais consultada do mundo, tendo em vista a organização de atividades em sala de aula, na sua própria escola ou instituição universitária.

Instituição: Università di Padova
Assunto: Educação
Público alvo: professores de escolas e universidades.
Pré-requisito: Não tem
Idioma: Italiano
Site: https://learn.eduopen.org/eduopenv2//institution_details.php?institutionid=25

Resultados esperados:
Conhecer os princípios e mecanismos de funcionamento da Wikipédia
Reconhecer a fiabilidade dos conteúdos da Wikipédia
Desenvolver a capacidade de avaliar e selecionar fontes de qualidade
Aprender a contribuir para a Wikipédia: corrigir e escrever novas entradas

Formato do Curso: O curso está estruturado em módulos com aulas em vídeo, tutoriais passo a passo e exercícios práticos. Haverá também materiais adicionais de aprofundamento e leituras dedicadas ao ecossistema da Wikipédia. As estratégias pedagógicas propostas são: leituras adicionais aprofundadas, atividade prática sobre a Wikipédia como ambiente de aprendizagem (aspectos técnicos e organização de textos), atividades de partilha, elaboração de um projeto próprio através da redação de um texto.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por José Antonio Gonçalves de Sousa -
NOME DO CURSO: Estratégias para a Promoção de Competências Digitais na Aprendizagem (EPCDA)
CARACTERISTICAS GERAIS: Pretende-se que os professores e os educadores sejam capazes de:

Conhecer métodos e estratégias digitais para promoção das competências digitais dos estudantes;
Desenvolver competências ao nível do uso de tecnologias digitais para diferenciação e personalização de ambientes digitais através de recursos diversificados e inovadores;
Preparar recursos digitais que permitam aos estudantes desenvolver e colocar em prática competências digitais;
Identificar recursos e estratégias que fazem uso do digital para adaptar as estratégias de ensino às necessidades dos estudantes.

PROCESSO DE SELEÇÃO: Os candidatos serão notificados da publicação da lista provisória de seriação. Os candidatos colocados e não colocados, dispõem de 10 dias úteis para, querendo, apresentarem reclamação/exposição sobre o resultado da avaliação da candidatura. Após disponibilização da lista definitiva os candidatos colocados poderão realizar a matrícula, inscrição e pagamento. Será enviada uma notificação com as indicações para proceder, caso assim o deseje, à matrícula e inscrição no curso, bem como indicado o respetivo prazo para o fazer. O pagamento, será devido no ato de inscrição e deverá ser efetuado numa única prestação.

De acordo com o Regulamento de Cursos Não Conferentes de Grau, o estudante após matrícula e inscrição poderá desistir em qualquer momento, devendo para o efeito formalizar o pedido junto dos Serviços de Gestão Académica. A desistência não desobriga o estudante do pagamento, sendo este devido a partir do momento da inscrição.

INSCRIÇÃO:

Condições de Acesso

O curso destina-se a Educadores de Infância; Professores dos Ensinos Básico e/ou Secundário. Podem também ser aceites outros candidatos, mediante apreciação de currículo.
Para efeitos de avaliação e seriação de candidaturas será realizada uma avaliação curricular.

Assim, todos os candidatos deverão apresentar a seguinte documentação:

Documento de identificação
Curriculum Vitae
Carta de motivação
Certificado de habilitações que comprove o cumprimento da condição de admissão ao curso (exceto estudantes e ex-estudantes UC)
Declaração sob compromisso de honra da veracidade de documentos e dados entregues à UC (O documento é disponibilizado no Inforestudante, na área onde se candidata. O documento deve ser assinado e digitalizado)
Os estudantes que efetuem matrícula e inscrição, devem ter em sua posse os documentos comprovativos de habilitação originais autenticados. No caso de estudantes estrangeiros, a autenticação de documentos deve ser realizada pela embaixada ou consulado português no país onde foi emitido o documento, ou pela Apostila da Convenção de Haia. Esta autenticação poderá ser substituída pela disponibilização da chave digital de autenticação do documento.

Os documentos que não estiverem escritos em português, espanhol, francês ou inglês, devem ser traduzidos para português, ou uma das outras três línguas, por tradutor reconhecido pela representação diplomática portuguesa.

Todos os documentos devem ser digitalizados e submetidos na candidatura de forma legível e sem rasuras, acompanhados da declaração de autenticidade devidamente preenchida, assinada e digitalizada, que se encontra disponível no formulário de candidatura online (InforEstudante).

Antes de realizar a candidatura deverá consultar as informações disponíveis nas seguintes páginas:

Candidaturas https://www.uc.pt/candidatos

Documentos http://www.uc.pt/academicos/inscricoes/PIAs

Aviso de Abertura https://apps.uc.pt/courses/PT/course/9361
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Camyla Silva da Costa -
Curso: Educação emocional para o bem-estar pessoal

Instituição estrangeira: Universidad del Rosario.

Características: formação online e gratuita na área de educação emocional, com ênfase no bem-estar. Ótima sugestão de curso para docentes e comunidade escolar no geral. Este curso possui duração sugerida de cinco semanas.

Processo de inscrição: Cadastrar-se na plataforma edX e iniciar o curso no prazo indicado.

Link para inscrição: https://authn.edx.org/register?course_id=course-v1%3AURosarioX%2BURX17%2B3T2023&enrollment_action=enroll&email_opt_in=false.
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Daniel Oliveira Rodrigues -
Nome do curso: The Health Effects of Climate Change - Havard Universecity
Características: As implicações das mudanças climáticas na saúde humana. Um bom subsídio para abordar um debate ou projeto nas aulas de ciências e biologia.
Material em inglês
Inscrição: no site de forma gratuita mas o diploma é pago.
site: https://www.edx.org
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Aleise Guimarães Carvalho -
Sei que a preferência de postagem é para curso em instituições estrangeiras, no entanto, não poderia perder a oportunidade de compartilhar algo nosso, disponível para nossa sociedade e que, infelizmente, poucas pessoas têm conhecimento.
Trata-se da Escola Virtual.Gov (EV.G) que é o ambiente de cursos a distância da Enap (Escola Nacional de Administração Pública). Todos os cursos da Escola Virtual de Governo (EV.G) são de autoinstrução, sem tutoria, com certificado e gratuitos. No geral, são cursos abertos, não apresentam limite de vagas e podem ser iniciados em qualquer momento, por qualquer pessoa, seja ela servidora pública ou não.
Por exemplo, ao filtrar por temas - Educação e Docência - é possível encontrar um catálogo vasto de Cursos, por exemplo: Gestão Escolar da Educação Básica; Gamificação no Ensino Inclusivo de Surdos; Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais; DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COOPERATIVO NA ESCOLA; ESTRATÉGIAS DE METODOLOGIAS ATIVAS; ESTILOS DE APRENDIZAGEM; ENTENDENDO A GAMIFICAÇÃO; MATERIAIS DIDÁTICOS DO PNLD PARA O NOVO ENSINO MÉDIO etc.
Site para acesso: https://www.escolavirtual.gov.br/?query=&carga_horaria=&temas%5B%5D=23

Como sugestão de Curso, apresentarei apenas um desses muitos:

Curso: Metodologias Ativas;
Características gerais: Este curso foi elaborado para ajudar na compreensão da importância do uso de metodologias ativas para aumentar a produtividade em sala de aula. Também visa oferecer diretrizes para o desenvolvimento de uma estratégia ativa e fornecer uma plataforma na qual os alunos podem compartilhar suas ideias e apreciar o trabalho uns dos outros.
Processo de seleção/inscrição: Qualquer cidadão pode inscrever-se a qualquer momento e iniciar imediatamente.
Site: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/628
Em resposta à Primeiro post

Re: Atividade 1.2 (Fórum obrigatório)

por Juliana Kohari da Silva -
Nome do curso: Masterpieces of World Literature
Características gerais: Trata-se de um curso que aborda clássicos da literatura mundial que nos convida a pensar em um cultura global e seus entrelaçamentos
Processo de seleção / inscrição: É possível realizar um cadastro de forma gratuita na plataforma edx.org e, em seguida, pesquisar pelo curso "Masterpieces of World Literature". Depois, é só clicar em "enroll", que a inscrição será concluída.
Site da instituição: https://www.edx.org/learn/literature/harvard-university-masterpieces-of-world-literature?webview=false&campaign=Masterpieces+of+World+Literature&source=edx&product_category=course&placement_url=https%3A%2F%2Fwww.edx.org%2Fschool%2Fharvardx