NOME DO CURSO: Estratégias para a Promoção de Competências Digitais na Aprendizagem (EPCDA)
CARACTERISTICAS GERAIS: Pretende-se que os professores e os educadores sejam capazes de:
Conhecer métodos e estratégias digitais para promoção das competências digitais dos estudantes;
Desenvolver competências ao nível do uso de tecnologias digitais para diferenciação e personalização de ambientes digitais através de recursos diversificados e inovadores;
Preparar recursos digitais que permitam aos estudantes desenvolver e colocar em prática competências digitais;
Identificar recursos e estratégias que fazem uso do digital para adaptar as estratégias de ensino às necessidades dos estudantes.
PROCESSO DE SELEÇÃO: Os candidatos serão notificados da publicação da lista provisória de seriação. Os candidatos colocados e não colocados, dispõem de 10 dias úteis para, querendo, apresentarem reclamação/exposição sobre o resultado da avaliação da candidatura. Após disponibilização da lista definitiva os candidatos colocados poderão realizar a matrícula, inscrição e pagamento. Será enviada uma notificação com as indicações para proceder, caso assim o deseje, à matrícula e inscrição no curso, bem como indicado o respetivo prazo para o fazer. O pagamento, será devido no ato de inscrição e deverá ser efetuado numa única prestação.
De acordo com o Regulamento de Cursos Não Conferentes de Grau, o estudante após matrícula e inscrição poderá desistir em qualquer momento, devendo para o efeito formalizar o pedido junto dos Serviços de Gestão Académica. A desistência não desobriga o estudante do pagamento, sendo este devido a partir do momento da inscrição.
INSCRIÇÃO:
Condições de Acesso
O curso destina-se a Educadores de Infância; Professores dos Ensinos Básico e/ou Secundário. Podem também ser aceites outros candidatos, mediante apreciação de currículo.
Para efeitos de avaliação e seriação de candidaturas será realizada uma avaliação curricular.
Assim, todos os candidatos deverão apresentar a seguinte documentação:
Documento de identificação
Curriculum Vitae
Carta de motivação
Certificado de habilitações que comprove o cumprimento da condição de admissão ao curso (exceto estudantes e ex-estudantes UC)
Declaração sob compromisso de honra da veracidade de documentos e dados entregues à UC (O documento é disponibilizado no Inforestudante, na área onde se candidata. O documento deve ser assinado e digitalizado)
Os estudantes que efetuem matrícula e inscrição, devem ter em sua posse os documentos comprovativos de habilitação originais autenticados. No caso de estudantes estrangeiros, a autenticação de documentos deve ser realizada pela embaixada ou consulado português no país onde foi emitido o documento, ou pela Apostila da Convenção de Haia. Esta autenticação poderá ser substituída pela disponibilização da chave digital de autenticação do documento.
Os documentos que não estiverem escritos em português, espanhol, francês ou inglês, devem ser traduzidos para português, ou uma das outras três línguas, por tradutor reconhecido pela representação diplomática portuguesa.
Todos os documentos devem ser digitalizados e submetidos na candidatura de forma legível e sem rasuras, acompanhados da declaração de autenticidade devidamente preenchida, assinada e digitalizada, que se encontra disponível no formulário de candidatura online (InforEstudante).
Antes de realizar a candidatura deverá consultar as informações disponíveis nas seguintes páginas:
Candidaturas
https://www.uc.pt/candidatos
Documentos
http://www.uc.pt/academicos/inscricoes/PIAs
Aviso de Abertura
https://apps.uc.pt/courses/PT/course/9361