SEMANA 02
Quem tem medo das tecnologias digitais? Nas últimas décadas, a retórica sobre o uso dessas tecnologias na educação tem sido bastante positiva, às vezes entusiasta e acrítica. Frequentemente, defende-se que a incorporação da tecnologia na sala de aula é essencial e que os professores precisam se atualizar nesse sentido.
Contudo, nos últimos meses, a inteligência artificial, especialmente a disponibilização de chatbots, como o ChatGPT, tem gerado apreensão em relação ao futuro da educação. Por um lado, essa tecnologia abre caminho para novas possibilidades educacionais. Por outro lado, surgem desafios, como o controle de plágio textual.
Conforme explicado na primeira semana do curso, a disciplina de Seminários Temáticos mantém-se dinâmica para incorporar discussões latentes do momento que estamos vivendo. Nesse sentido, não poderíamos deixar de refletir sobre o uso das tecnologias e a inteligência artificial na educação.
TEXTO DA SEMANA
Para abordar essa temática de forma equilibrada, proponho, em primeiro lugar, a leitura de um artigo que evidencia as potencialidades das tecnologias na educação artigo “Uso do aplicativo SpeeCH como tecnologia assistiva para uma criança com transtorno do espectro autista (TEA): um estudo de caso”. O texto é de autoria de Matheus Santos Costa (egresso da Pós-graduação em Docência), Vasti Ferreira Gonçalves Costa e Niltom Vieira Junior.
PALESTRA DA SEMANA:
Em seguida, sugiro que assistam ao vídeo “Leandro Karnal desafia o ChatGPT”. Nesse vídeo, o autor expressa preocupações com os mais recentes avanços das tecnologias digitais, a inteligência artificial.
CONTEÚDO ANTERIOR
Em ofertas anteriores havíamos dedicado essa semana à palestra intitulada "Recortes históricos sobre a noção de schème em Piaget: o processo de desenvolvimento de um conceito" proferida por Gabriel Carvalho. Embora não vamos discutir esse tópico esse ano, eu deixo os vídeos como sugestão porque pode interessar alguns de vocês. Além disso, opcionalmente podem encontrar relações com o reflexão sobre as tecnologias na educação.
Versão libras:
Sobre o palestrante:
Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é colaborador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e prof ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Conceitualização, atuando principalmente nos seguintes temas: campos conceituais, desenvolvimento cognitivo, conceito, física e ensino (Fonte da foto e do texto: Lattes)