Cada aluno deve criar um novo tópico ou contribuir com a publicação de algum colega debatendo a palestra da semana.
Fórum obrigatório 3: reflexão
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por Marta de Azevedo Fonseca Saraiva -Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Jefferson Rodrigues-Silva -"Como ensinar, o que ensinar e para quem ensinar". Descreveu na linguagem de Shulman Conhecimento do conteúdo pedagógico e Conhecimento do Conteúdo. Poderíamos adicionar, quando ensinar, para referirmos ao conteúdo do currículo.
Abraços!
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque -Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Nayra Ires Sozinho da Silva Reis -Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Nayra Ires Sozinho da Silva Reis -Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Jefferson Rodrigues-Silva -Reforço o agradecimento ao Ricael que é um tutor excelente! Não tenho dúvidas de que ele esteja proporcionando para vocês uma avaliação integrada ao ensino e a à aprendizagem!
Abraço.
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Talita Rosetti Souza Mendes -Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Roberto Ferreira Sena Filho -O papel da avaliação na metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. Ela proporciona insights valiosos sobre o progresso e as dificuldades dos alunos, fornece feedback construtivo, monitora o progresso individual, estimula o pensamento crítico e criativo, e promove a transferência de habilidades para situações reais. Essa abordagem colabora para uma educação matemática mais significativa.
A metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas se apresenta como uma solução muito efetiva para incluir os estudantes de forma ativa nesse processo, contemplando a avaliação formativa, a coavaliação e autoavaliação.
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Romilda Miguel de Brito Xavier -Na Metodologia, o aluno é sujeito ativo o qual constrói o próprio conhecimento. Quando o aluno “participa ativamente na construção do seu conhecimento, num ambiente favorável à pesquisa e ao questionamento, produz-se uma aprendizagem significativa e integradora, necessária à aquisição e mobilização perene do conhecimento”, conforme salienta Fernandes et al. (2015: 265).
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Mailson Santos Pereira -De fato, pensar a avaliação integrada ao processo de ensino-aprendizagem, como parte de um processo contínuo e como apoio para o aprendizado foi o elemento mais significativo que esta palestra/texto nos trouxe.
A utilização da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP tem esse caráter de fazer com que os processos de ensino-aprendizagem-avaliação sejam muito mais significativos.
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Romilda Miguel de Brito Xavier -O processo de avaliar vai muito além do que se pode pensar, é algo que envolve todo o viés que faz parte da escola, tanto dentro quanto fora da sala de aula, envolvendo professores, gestores, coordenadores, alunos e seus responsáveis, além de colaborar para verificação dos objetivos definidos dentro do processo de ensino aprendizagem.
O ato de avaliar a aprendizagem implica em acompanhamento e reorientação permanente da aprendizagem.
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Romilda Miguel de Brito Xavier -Na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas, consideramos o professor como mediador e os alunos intervenientes ativos, no decurso do processo de construção do conhecimento. O ensino e a aprendizagem ocorrem simultaneamente durante e através da Resolução de Problemas e, a fim de que a avaliação seja integrada ao processo é necessário que esta seja contínua, para que se possa acompanhar o desenvolvimento dos alunos, ao passo que reorienta as práticas docentes, quando necessário.
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque -O papel da avaliação na metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas tem como finalidade fornecer informações sobre o processo pedagógico que permitam aos docentes definir ações e mudanças necessárias no projeto educativo o qual precisa ser definido coletivamente a fim de garantir a formação dos alunos de forma integral, justa e democrática. A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas como alternativa ao modelo de ensino tradicional, de tal forma que haja reconhecimento e valorização pelo processo de construção e aquisição do conhecimento pelos alunos, objetivando uma possível avaliação contínua das práticas docentes e discentes.
Adotar a Metodologia favorece (e promove) ambientes alternativos na aula de
matemática, esperando que os professores conheçam e compreendam o raciocínio dos alunos para que sejam capazes de dar suporte ao desenvolvimento das suas aprendizagens, bem como capazes de promover outras habilidades como: autonomia, criatividade, iniciativa, ouvir crítico-reflexivo e reflexão sobre a resolução e solução.
Referências:
Onuchic, L. d. L. R. (1999). Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In M. A. Bicudo (Ed.), Pesquisa Em Educação Matemática: Concepções e perspectivas (pp. 199-218). São Paulo: Editora Universidade Estadual Paulista
BLAYA, Carolina. Processo de Avaliação.2021
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Rosemeri Ferreira Faria Caminada -Boa noite,
A metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática com base na resolução de problemas prioriza o desenvolvimento integral dos estudantes, colocando a aprendizagem como elemento central do processo educacional. Ao integrar a avaliação ao ensino, transformando-a em uma ferramenta instrutiva, é possível impulsionar a aquisição de conhecimentos durante as atividades avaliativas. Essa abordagem busca garantir a equidade entre os alunos, em conformidade com o currículo escolar. Por meio dessa metodologia, a Matemática se torna mais significativa e estimulante, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades eficazes de resolução de problemas. Portanto, essa abordagem é valiosa para promover uma aprendizagem engajadora e efetiva nessa área de conhecimento.
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Rosemeri Ferreira Faria Caminada -A metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática por meio da resolução de problemas tem como principal objetivo o desenvolvimento do estudante. Coloca a aprendizagem no centro do processo e reconhece a importância de integrar essa abordagem com os processos de ensino e avaliação. A avaliação é necessária, especialmente porque a aprendizagem pode ser imprecisa, mesmo quando o ensino é bem direcionado.
Ao integrar a avaliação ao processo de ensino-aprendizagem, fortalecemos a necessidade de transformar a avaliação em uma ferramenta de ensino, promovendo a aprendizagem durante a realização das atividades avaliativas. A metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática por meio da resolução de problemas apoia essa perspectiva, pois permite a integração dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação, garantindo equidade a todos os estudantes e alinhamento com o currículo escolar.
O vídeo e o texto desta semana nos fazem refletir acerca do processo de avaliação, que deve se dar antes, durante e após o processo de ensino e aprendizagem. Algumas dessas questões eu já tinha estudado durante a graduação em Pedagogia, principalmente quanto o uso das provas, pois como os autores afirmam no texto, pode ser sim uma ferramenta para conhecimento das habilidades de escrita e transcrição de ideias dos alunos. A grande questão é o modo como são aplicadas, já que estas são muito utilizadas no âmbito quantitativo, e em alguns momentos pode ser que os números alcançados alcancem papel de destaque maior do que acessar se realmente houve aprendizado por parte do aluno, pois pode acontecer o ensino e uma avaliação sem necessariamente haver uma aprendizagem - e quando os alunos estudam apenas para passar na prova, isso pode ficar mais contundente. Assim, foi possível visualizar outras alternativas e caminhos avaliativos, e conforme nos é apontado no vídeo, buscar o diálogo com o aluno para obtermos os avanços dele. Além disso, há outro ponto, que foi na verdade o que mais me chamou a atenção; foi a proposta dos autores de uma avaliação da avaliação: muitas vezes o planejamento parece o ideal, parece perfeito e abrangente e acolhe vários requisitos estudados em nossa trilha de aprendizagem profissional, mas se não houve o engajamento esperado durante sua aplicação por parte dos alunos, será que essa abordagem era mesmo a ideal? O quê não deu certo? Essas perguntas e as outras sugeridas no artigo são importantes, e reforçam que devemos pensar e repensar sempre a nossa prática, sem medo do erro e da adaptação, já que nenhuma turma é a mesma e os alunos não aprendem do mesmo modo.
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Luiz Roberto Bomfim Lima -Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Raquel de Fátima Feitosa da Silva -A avaliação é um instrumento não apenas para aferição de desempenho através de nota, mas serve para o professor analisar sua metodologia, se seus objetivos estão sendo alcançados e precisa estar presente antes durante e depois do processo de ensino aprendizagem, para que ele possa a analisar e melhorar sua prática constantemente.
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Paulo Victor Dantas de Souza Mattos -Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Samuel Giovani dos Santos Ferreira -Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges -Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Marcileia Lucht Rodrigues de Almeida -O primeiro passo, ao avaliarmos, é definir o que será avaliado e de que forma realizaremos esse processo. Essas definições devem ser bem pensadas, ou seja, possuir um propósito claro (o que avaliar), para que os dados coletados realmente carreguem elementos que permitam traçar um panorama geral do trabalho que vem sendo realizado até o momento da avaliação. Com isso podemos fazer adaptações, ou alterações, no planejamento prévio, a fim de superar obstáculos (seja através de retomada de conteúdo ou utilização de metodologias diferentes). Penso que uma das principais assimilações que pude ter neste estudo semanal é a descoberta de que a avaliação deve ser transformada em um instrumento de ensino, logo não é algo apartado, distante e frio que apenas tem a pretensão de checar se o aluno sabe o não o que foi ensinado, trabalhado nas aulas.
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Paula Fernanda Teixeira da Silva -Achei bem interessante a palestra do professor Dr. Márcio Pironel, inclusive quando ele fala sobre a avaliação da avaliação. É inegável que o papel do professor é avaliar o estudante e a si mesmo constantemente.
Primeiramente, parabéns a todos pelas ótimas colocações.
Em relação ao vídeo, o professor Márcio cita que existem várias avaliações na nossa vida, o que é uma verdade, somos avaliados e testados todos os dias, no trabalho, no trânsito, em casa etc.
Ele fala um pouco sobre a tríade entre ensinar, avaliar e aprender, ressaltando que em alguns casos, um não depende do outro, o que concordo, mas, é importante buscar a sequência adequada, de realmente ensinar, avaliar o educando e garantir que ele realmente aprendeu o que foi ensinado.
Ele apresenta o caso do método de avaliação de matemática através da resolução de problemas, um modelo bem planejado, estruturado e aplicado por ele. Acredito que o método citado é eficiente, inclusive faço algo parecido e que foi disponibilizado no fórum geral com detalhes. Inclusive, o planejamento, organização e aplicação pode ser feito em qualquer matéria, e não só em matemática.
Outro ponto importante é a devolutiva, feedback aos alunos, isto, faz com que todos sintam-se importantes no processo de ensino e aprendizagem.
Ele cita também a meta avaliação: avaliação da avaliação, a análise da assertividade e eficiência da avaliação em alcançar os seus objetivos. Acredito que é uma parte importante no processo, para ter uma visão geral do aprendizado dos alunos e também para o professor fazer uma auto avaliação e reflexão sobre as próprias práticas.
Minha visão sobre o tema avaliação:
Sobre a avaliação, acredito que é fundamental avaliar os alunos em todo o processo de ensino e aprendizagem, porém, temos que ter clareza destas fases.
Eu sempre inicio com a avaliação diagnóstica, aplicada por meio de perguntas chaves sobre os conhecimentos, conteúdos e tópicos da matéria que irei lecionar, isto para entender a bagagem, conhecimento prévio que alguns tem e também perguntas sobre os conhecimentos que ele já deveria ter para poder fazer a minha matéria, isto para identificar possíveis lacunas na aprendizagem do passado.
Feita a avaliação diagnóstica, eu corrijo, crio meu banco de dados, com estas informações e com isto, posso nortear como serão as aulas, metodologias, profundidade dos assuntos etc. E na próxima aula, faço a correção com os alunos em tempo real, isto, já serve como uma revisão e recuperação da aprendizagem.
Costumo fazer esta avaliação diagnóstica com o apoio de ferramentas digitais, como o Forms, Kahoot etc.
Após este momento de avaliação diagnóstica, vou abordando os conteúdos aula a aula, seguindo o solicitado pelos planos de curso, alinhados a realidade da escola e da turma/sala, e a cada conteúdo explicado, aplico avaliações formativas, visando consolidar aqueles conceitos passo a passo, em pequenas partes.
Estas avaliações, costumo fazer em vários formatos, com questionários, trabalhos em grupos, apresentações, dinâmicas etc.
Após cada mês, ou no final de cada tópico principal, com ele totalmente abordado, faço a avaliação somativa, visando consolidar o aprendizado e saber toda a evolução do aluno neste período, atividade que normalmente faço de forma individual.
Em todas estas etapas, dimensiono as avaliações com base no conteúdo dos planos de cursos, características da turma, recursos disponíveis na escola e necessidades identificadas na avaliação diagnóstica, além de pensar no tempo de explicar a atividade, dar o contexto, mostrar a importância em saber fazer o que está sendo propostos, explicar quais são os critérios de avaliação e também no tempo necessário para a os alunos realizarem o que foi proposto.
Faço todas as correções e posteriormente passo a devolutiva aos alunos, apresentando os pontos fortes, fracos, as oportunidades de melhoria e gosto de ressaltar aos alunos como eles estão naquele momento, e o estão, é pelo fato deles estarem, mas, não serem aquilo, por exemplo: um aluno que naquele momento está com nota insatisfatória não é uma pessoa insatisfatória, é uma fase, a qual com determinação, foco e estudo, pode ser superada.
Ainda no fim, faço a avaliação de satisfação dos alunos, com perguntas para eles avaliarem o meu método, material de apoio, comunicação, atividades propostas etc., o que ajuda na minha melhoria como professor e ser humano, além de me dar subsídio para saber se aprenderam ou não, o que remete ao que o professor Márcio explicou de meta avaliação.
Como um eterno aluno, acredito que tudo isto deve estar claro, o que deve ser feito, como, e como eu serei avaliado.
Como contribuição extra, envio um vídeo de 9 minutos que fiz sobre:
AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS- O QUE É? - FERRAMENTAS -CRITÉRIOS -DEVOLUTIVA - FEEDBACK-ALUNO-PROFESSOR:
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Priscila da Silva Pereira -Nesta terceira semana, a disciplina "Seminários Temáticos" está nos desafiando a pensar sobre a avaliação na educação. Logo de início, o prof. Jefferson Silva nos fez uma pergunta provocativa: "Você está participando do fórum e escrevendo um texto dissertativo desta disciplina apenas para obter nota ou está aproveitando a avaliação como uma oportunidade de ensino e aprendizagem?" Essa questão me fez refletir sobre o meu papel como aluna da pós-graduação e sobre o sentido da avaliação na minha formação.
Para aprofundar esse tema, assisti ao vídeo aula e li o artigo "O papel da Avaliação na Metodologia do Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática Através da Resolução de Problemas", de autoria do prof. Márcio Pironel. Fiquei impressionada com a clareza e a relevância do seu estudo, que aborda o ensino, a aprendizagem e a avaliação como uma tríade essencial para a nossa prática em sala de aula. O autor propõe uma metodologia que coloca o aluno como protagonista do processo educativo, estimulando-o a identificar, analisar, avaliar e resolver problemas em grupo. Dessa forma, o aluno se torna autor e descobridor do conhecimento, além de desenvolver habilidades de trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico. Isso é o que eu chamo de ensino-aprendizagem de qualidade!
Lembrei-me também das ideias do grande educador Paulo Freire, que defendia que o professor não deveria ser um transmissor de conteúdos, mas um mediador do conhecimento. Ele criticava a educação bancária, que trata os alunos como recipientes passivos de informações, e propunha uma educação libertadora, que dialoga com os alunos e os incentiva a transformar a realidade. Essa é a visão de educação que eu quero seguir como professora e formadora de cidadãos conscientes e ativos.
Espero que vocês tenham gostado deste post e que ele tenha contribuído para a sua reflexão sobre a avaliação na educação.
Até a próxima!
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Suzana dos Santos Matos -Muito boa a sua colocação sobre Paulo Freire. Realmente essa metodologia conversa com a obra dele.
"O papel da avaliação na metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas" é um tema importante na educação matemática. Esse enfoque reconhece a resolução de problemas como uma estratégia central para o aprendizado efetivo da matemática e destaca o papel crucial da avaliação nesse contexto.
A avaliação desempenha várias funções no processo de ensino-aprendizagem da matemática através da resolução de problemas:
---> Identificação de habilidades e dificuldades: Através da avaliação, os professores podem identificar as habilidades matemáticas dos alunos, bem como as áreas em que eles enfrentam dificuldades. Ao analisar suas abordagens para a resolução de problemas, os educadores podem identificar lacunas de conhecimento, falhas na compreensão conceitual e dificuldades na aplicação dos procedimentos matemáticos.
---> Feedback construtivo: A avaliação fornece aos alunos feedback significativo sobre seu desempenho na resolução de problemas. Esse feedback não apenas destaca os erros cometidos, mas também enfatiza as estratégias corretas utilizadas e oferece sugestões para melhorias. O feedback construtivo é essencial para orientar os alunos na direção certa, encorajando-os a refletir sobre seus erros, corrigi-los e desenvolver uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos.
---> Monitoramento do progresso: A avaliação contínua permite que os professores monitorem o progresso dos alunos ao longo do tempo. Isso envolve o acompanhamento das habilidades de resolução de problemas, a compreensão conceitual e o desenvolvimento das estratégias matemáticas. O monitoramento do progresso ajuda os educadores a adaptarem seu ensino e oferecerem suporte adicional aos alunos que estão enfrentando dificuldades.
---> Estímulo ao pensamento crítico e à criatividade: A resolução de problemas matemáticos requer o uso de pensamento crítico e criativo. A avaliação nesse contexto incentiva os alunos a pensarem de forma independente, a explorarem diferentes abordagens para os problemas e a desenvolverem soluções originais. Ela valoriza a diversidade de pensamento e reconhece que existem várias maneiras de resolver um problema matemático.
---> Incentivo à transferência de habilidades: A avaliação na resolução de problemas promove a transferência de habilidades matemáticas para situações do mundo real. Ao resolver problemas autênticos, os alunos desenvolvem a capacidade de aplicar conceitos matemáticos em contextos práticos, ajudando-os a entender a relevância da matemática em suas vidas.
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Suzana dos Santos Matos -Eu direi que essas funções podem, inclusive, dizer respeito à outras disciplinas. Estímulo ao pensamento crítico e à criatividade, por exemplo, pode ser desenvolvido na solução de uma situação-problema em Geografia.
Na abordagem descrita no artigo sobre a metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação na disciplina matemática, destaca que a avaliação baseada na resolução de problemas deve ocorrer em todo o percurso de desenvolvimento da atividade sugerida pelo professor, desde a elaboração do problema gerador.
Devemos considerar no processo avaliativo que o planejamento do professor é fundamental, as estratégias devem ser bem definidas, e no momento de analisar os resultados, devemos questionar sobre os fatores que motivaram os discentes a cometerem erros, e não somente classificar o aprendizado do aluno de maneira quantitativa.
A prática pedagógica baseada na resolução de problemas tem como ponto fundamental a aprendizagem do aluno , o professor faz o levantamento de questionamentos relevantes ao desenvolvimento da questão problema, direcionando os alunos à construção de um aprendizado autônomo e efetivo.
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Rosemeri Ferreira Faria Caminada -Exato, a avaliação descrita na palestra reforça a importância de considerar a avaliação como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, onde a tomada de decisões é precedida por uma avaliação cuidadosa. O artigo destaca que a avaliação baseada na resolução de problemas deve ocorrer durante todo o percurso da atividade, desde a elaboração do problema gerador. É fundamental que o planejamento do professor seja bem estruturado, levando em consideração os fatores que influenciam os erros dos alunos, ao invés de apenas classificar o aprendizado quantitativamente. A prática pedagógica baseada na resolução de problemas prioriza a aprendizagem autônoma e efetiva dos alunos, incentivando-os a construir seu conhecimento de forma ativa.
Muito interessante a apresentação inicial a respeito da possibilidade de haver ensino, aprendizagem e avaliação de maneira independente. Eu já havia pensado nisso de forma prática, mas não sabia que se teorizava sobre tal questão.
Trabalhar com problemas é muito interessante, mas ainda tenho certa dificuldade em estabelecer situações-problema a partir das quais os alunos consigam desenvolver a compreensão de um conceito na minha disciplina (Geografia). Outra questão para mim é o tempo destinado a essa metodologia, geralmente longo perante aquele que disponho. O palestrante falou sobre a metodologia de maneira bem clara, contudo careço de exemplos para compreender melhor do que se está falando. Acredito que muitos colegas também possuem essa dificuldade.
De qualquer forma, percebi que o passo a passo explicitado pelo palestrante para construção da atividade e da avaliação já é usado por mim ao planejar aulas. Senti-me no caminho certo.
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Rosemeri Ferreira Faria Caminada -Cara colega uma compreensão adequada da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, destacando a importância do ensino, aprendizagem e avaliação ocorrerem simultaneamente. A avaliação é vista como um instrumento para diagnosticar o que foi aprendido, considerando todo o conteúdo abordado. A figura do professor como mediador é enfatizada, promovendo a participação ativa dos alunos na resolução de problemas matemáticos. Em suma, o texto aborda de forma correta os principais aspectos dessa metodologia pedagógica.
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Rosemeri Ferreira Faria Caminada -A metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação baseada na resolução de problemas em Matemática é uma abordagem que estimula os alunos a resolverem desafios práticos para compreenderem os conceitos matemáticos. Essa metodologia é importante, pois ajuda os alunos a desenvolverem habilidades de pensamento crítico, raciocínio lógico e criatividade.
Ao resolver problemas matemáticos, os alunos aplicam o conhecimento adquirido em situações reais, tornando o aprendizado mais significativo. Além disso, a resolução de problemas incentiva a autonomia dos estudantes, pois eles precisam encontrar suas próprias estratégias para chegar às soluções.
No entanto, implementar essa abordagem pode apresentar desafios, como a adaptação dos problemas ao nível de habilidade dos alunos e a necessidade de tempo para explorar adequadamente os conceitos matemáticos. É importante que os professores forneçam suporte e orientação aos alunos durante o processo de resolução, auxiliando-os na compreensão dos conceitos e na aplicação das estratégias corretas.
Apesar dos desafios, a resolução de problemas na Matemática tem se mostrado eficaz, resultando em um maior envolvimento dos alunos, desenvolvimento de habilidades matemáticas mais sólidas e melhor compreensão dos conceitos. Com essa metodologia, os alunos se tornam protagonistas do seu próprio aprendizado, tornando-se mais confiantes e motivados em relação à Matemática.
Em suma, a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação baseada na resolução de problemas é uma abordagem valiosa para o ensino de Matemática, pois promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas, o aprendizado significativo e a autonomia dos alunos. É uma forma de tornar a Matemática mais interessante e aplicável à vida real, preparando os estudantes para enfrentar desafios e solucionar problemas em diferentes contextos.