O papel da avaliação é avaliar/analisar o andamento do processo de ensino-aprendizagem. Para que a avaliação seja capaz de cumprir seu objetivo, o professor deve observar alguns fatores, entre eles: delineação clara dos objetivos específicos da avaliação, definir o tempo de duração e a faixa etária dos alunos, utilizar diferentes tipos de avaliação (somática, formativa, diagnóstica) e avaliar a avaliação.
Avaliação
Número de respostas: 21O uso da resolução de problemas, como foi proposto pelos autores, é um caminho para alcançar ou aumentar o engajamento dos estudantes, pois é uma maneira de dar maios sentido aos conteúdos curriculares, sejam eles de Matemática ou não. As avaliações tradicionais ou diagnósticas podem ser até consideradas provas documentais dos níveis de aprendizagem dos estudantes, mas o processo de avaliação, na prática pedagógica, deve ser realizada de maneira contínua, de modo a permitir que os docentes possam construir suas práticas pedagógicas a partir das realidades do público que atendem.
Re: Avaliação
por Clayton Torres Felizardo -Concordo com a sua análise. O processo de avaliação deve ser contínuo e não fragmentado a fim de obter uma apreensão da realidade discente. Acredito também ser um todo indissociável aprendizagem-avaliação. Interessante que também trouxe que a avaliação permite ao docente a sua autoreflexão sobre o processo, e assim até mesmo traçar novos objetivos de aprendizagens e até de novos instrumentos de avaliação que contemple os sujeitos envolvidos.
Abraço.
Re: Avaliação
por Elane Manuelle Felix da Silva -Re: Avaliação
por Jefferson Rodrigues-Silva -Ótima reflexão. Eu adicionaria que um risco é cairmos na improvisação. Pelo contrário, a flexibilidade incorpora necessidade de mais preparo e planejamento da avaliação.
Forte abraço.
Re: Avaliação
por Ana Gabriela Chaves Ferreira -Paz e bem, Ingrid, profº Jefferson e demais colegas!
A proposta que estudamos nesta semana tem como foco a aprendizagem e deste foco articula o processo de ensino-aprendizagem-avaliação, resultando numa proposta didática que oportuniza a aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos e o desenvolvimento do raciocínio critico reflexivo e criativo. Por ter foco na aprendizagem articula e integra todo processo com a avaliação da aprendizagem, assim ao mesmo tempo que viabiliza que estudantes participar do processo de avaliação.
É uma proposta metodológica que rompe com a lógica da pedagogia tradicional, cujo foco da aprendizagem é o ensino e cuja avaliação é um teste de aferição e classificação.
Concordo com a colega, pois a avaliação pode ser utilizada para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. A avaliação é uma atividade essencial à prática docente. Pode ser um instrumento de constante pesquisa em que o professor observaria o grau de aprendizagem do alunado, buscando, quando necessário, outras formas para planejar e executar a aula, bem como outras formar de avaliar.
Como ser justa em uma avaliação de um aluno com dificuldades de aprendizagem, porém super participativo e esforçado, daquele aluno que não demonstra nenhum interesse e consegue atingir de alguma maneira as competências exigidas.
De fato, mesmo com os diversos modos de avaliação que podemos aplicar, não podemos deixar de relevar e compreender quais conflitos, dificuldades atuais o aluno se encontra.
É fato que a avaliação é uma ferramenta necessária no meio escolar para verificação da assimilação dos conhecimentos dos alunos ministradas pelos professores. O que geralmente se aguarda dos resultados é que os alunos tenham compreendido o conhecimento passado. Há um tempo atrás quando a professora iria "tomar a tabuada” dos alunos e caso eles errassem, seriam punidos com a palmatória, levando muitos alunos a terem medo das aulas de matemática. Sabemos que a avaliação por meio de provas e testes não é o único meio de avaliar as competências e habilidades de um aluno. A avaliação em si não é um instrumento para reprovar o aluno, mas um instrumento para visualizar como tem caminhado o conhecimento adquirido e o seu desenvolvimento. Ainda, a avaliação deveria ser utilizada para acompanhar o processo de ensino e aprendizagem e os resultados obtidos podem ser usados para (re)avaliar o trabalho desenvolvido pelo docente.
A avaliação deve ser vista como uma oportunidade de aprendizado para o aluno, promovendo a reflexão sobre o que foi aprendido e como pode ser melhorado. A resolução de problemas é uma estratégia pedagógica importante para o ensino de Matemática e a avaliação deve estar alinhada a essa metodologia, valorizando a capacidade dos alunos de aplicar o conhecimento em contextos diferentes do habitual. Dessa forma, a avaliação se torna mais significativa e contribui para a formação de alunos críticos e reflexivos.
Na metodologia de ensino baseada na resolução de problemas, a avaliação possui uma abordagem formativa, ou seja, busca fornecer feedback contínuo aos alunos, permitindo que eles compreendam seus erros e acertos, reflitam sobre suas estratégias e façam ajustes em sua aprendizagem. Nesse contexto, a avaliação de matemática por meio da resolução de problemas apresenta vantagens significativas, pois promove a aplicação prática dos conhecimentos e habilidades matemáticas, estimula o raciocínio lógico e a criatividade, e desenvolve a capacidade de resolver situações complexas.
O autor do texto da semana afirma que "a avaliação deve estar presente em todo o processo de ensino-aprendizagem, por entender que a avaliação é intrínseca aos atos de ensinar e aprender, uma vez que deve favorecer a compreensão do desenvolvimento do aluno e permitir que o professor trace estratégias para o planejamento de suas aulas" (PIRONEL & VALILO, p. 281). Uma das abordagens importantes na avaliação em matemática é a avaliação formativa pois permite que os professores identifiquem as dificuldades dos alunos e forneçam feedback imediato. Através da avaliação formativa, os estudantes podem compreender suas lacunas de conhecimento e receber orientações específicas para melhorar seu desempenho. Isto pode ser potencializado através da Resolução de Problemas.
Além disso, a avaliação somativa é utilizada para medir o conhecimento adquirido pelos alunos ao final de um período de ensino ou de uma unidade temática. Essa forma de avaliação inclui testes, provas e exames, nos quais os alunos demonstram sua compreensão dos conceitos e sua habilidade em resolver problemas matemáticos.
Através da aplicação prática dos conceitos matemáticos na solução de problemas, os alunos podem demonstrar sua capacidade de pensar de forma lógica, analítica e criativa. A avaliação da resolução de problemas permite aos professores avaliar não apenas o resultado final, mas também o processo de pensamento dos alunos, valorizando o raciocínio e a estratégia utilizados.
É essencial que os professores utilizem uma variedade de instrumentos de avaliação em matemática, como testes escritos, projetos, apresentações, discussões em grupo e atividades práticas. Isso permite uma avaliação mais abrangente, levando em conta as diferentes habilidades e estilos de aprendizagem dos alunos.