Ir para o conteúdo principal

Fórum obrigatório 3: reflexão

Fórum obrigatório 3: reflexão

Fórum obrigatório 3: reflexão

Número de respostas: 23

Cada aluno deve criar um novo tópico ou contribuir com a publicação de algum colega debatendo a palestra da semana.

Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum obrigatório 3: reflexão

por Elias José Mendes Conceição Junior -
Acredito que o a avaliação é vista como um conceito de classificação esquecendo seu real significa que seria o de diagnosticar o aluno, os sistemas de ensino parecem dar muito mais atenção para os resultados definindo que é apto ou inapto, tendo seu foco em simplesmente promover o aluno de uma série para outra. Dentro da educação física, por exemplo, por muito tempo o foco da avaliação era a aptidão física, mas este não é o objetivo da educação física escolar, sendo que o professor deve observar e avaliar os aspectos cognitivos, físico motor e afetivo social. Professores devem estruturar os objetivos, relacionando-os as características dos alunos, para poder fazer uma avaliação que contribua com o processo ensino-aprendizagem.
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum obrigatório 3: reflexão

por Jésse Ray Mendes Costa -
A palestra chamou atenção para o fato de que podemos pensar o processo de ensino-aprendizagem-avaliação de forma dissociada, independente, mas pensá-lo nesse formato (interligado) abre um leque de oportunidades, pois essa metodologia parte de um problema gerador para desenvolver um conteúdo que levará à geração de um conceito final. Para que o estudante consiga solucionar este problema, ele precisa estar adequado à seu ano/idade e que ele tenha tido embasamento teórico anterior, suficiente para resolvê-lo, ou seja, o foco é no processo, nos passos que o aluno percorreu para gerar uma hipótese e resolver o “charada”, o caráter qualitativo é levado em consideração se sobrepondo ao quantitativo, infelizmente o modelo brasileiro ainda requer que mensuremos com números o aprendizado.
Em resposta à Jésse Ray Mendes Costa

Re: Fórum obrigatório 3: reflexão

por Anna Carolinne Ferreira Bissoli -
Olá!

Caro colega, concordo com os seus apontamentos. O processor avaliativo quando pensado dessa forma, passar ser parte importando para o processo de ensino aprendizagem, Como você bem pontou, os aspectos quantitativos de uma avaliação se sobrepõem aos qualitativos, mas acredito que parte disso esteja associado ao processo de formação do processor, como no caso da Rede de Ensino do Estado de São Paulo, em que não há nenhuma oferta de curso a respeito do tema aos professore.
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum obrigatório 3: reflexão

por Fabrícia de Lima Brito -
A palestra do Professor Marcio Pironel é bem interessante e deixa claro como o processo de avaliação não pode estar dissociado do ensino e aprendizagem, além da constante metavaliação para validação das metodologias aplicadas. Neste caso, ele disserta sobre a aplicação de uma metodologia de ensino, aprendizagem e e avaliação da matemática baseada na resolução de problemas. A proposta do professor parece ser muito eficiente, podendo ser extrapolada para outras disciplinas. Sem deixar de se preocupar com conteúdos bases anteriores, a metodologia fortalece o que o aluno já aprendeu e inclui, ao longo da aplicação, novos temas. Assim, a resolução de problemas faz do aluno um protagonista do seu aprendizado e ao buscar informações para a resolução, ele se torna um estudante mais autônomo também.
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum obrigatório 3: reflexão

por JOZEILDO KLEBERSON BARBOSA -
Bom dia

Esse tema é muito abrangente e repleto de interfaces positivas e negativas. Existem algumas controvérsias sobre esse tema que são bem questionáveis e em desacordo com um processo educacional humanizador.
O ato ou a ação de avaliar coisas e/ou situações não está necessariamente vinculado ao surgimento da escola, isso faz parte de todo ser humano e pode ser observado desde os tempos primórdios.
Em nosso cotidiano, toda vez que nos deparamos com algum problema e que devemos tomar uma decisão, ponderamos os prós e os contras e escolhemos as medidas a serem tomadas. Pois bem, o que estamos fazendo nesse momento é um planejamento pautado em algumas avaliações.
Toda vez que precisamos tomar uma decisão, avaliamos.
Se gostamos ou não de uma determinada comida, avaliamos. Avaliamos de acordo com nossos parâmetros se algo é bonito ou feio. Avaliamos as condições do tráfego para escolhermos nossa rota diário. Avaliamos posturas, comportamentos, conhecimentos etc. Sempre avaliamos.
Para podermos ser críticos, avaliamos!

Abraços
Jozeildo
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum obrigatório 3: reflexão

por Aleff Cruz de Castro -
Olá minha gente!

Um ponto que me chamou bastante atenção no artigo refere-se à menção dos autores a respeito do alinhamento efetivo entre o ensino e a aprendizagem: uma aula ou conjunto de aulas, ainda que muito bem planejadas e orientadas, nem sempre são sinônimo de sucesso, pois este depende de inúmeros fatores, especialmente, das particularidades de cada turma ou indivíduo. Baseado nisso, o conteúdo da palestra e artigo discutidos nesta semana permitiu o desenvolvimento de uma reflexão de grande importância no contexto da prática docente, especialmente, referente a maneira como a avaliação é explorada nesse processo. Para muitos educadores, a avaliação ainda é encarada como o ponto final de um ciclo de ensino-aprendizagem, sendo essa visão baseada, na maioria das vezes, em seu histórico escolar e universitário. Nesse sentido, os autores ressaltam a importância dessa ferramenta para construção da criticidade docente, ou seja: mais do que analisar ou verificar o nível de aprendizado dos alunos, esses processos avaliativos devem funcionar como feedback para que o professor, com base nesses resultados, busque o aprimoramento da metodologia empregada para o determinado conteúdo programático.
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum obrigatório 3: reflexão

por Franciele Soares de Souza -
A avaliação sempre esteve presente no ambiente escolar e é um assunto polêmico, pois é vista pelos alunos como desagradável, autoritária, inflexível e ameaçadora.
Como docentes, devemos buscar transmitir aos nossos educandos, que a avaliação é de suma importância para o processo de ensino e aprendizagem, e seu objetivo não é apenas computar notas, mas devemos conscientizar os educadores de que a avaliação é uma prática contínua que faz parte do processo de ensino e aprendizagem e deve ser considerada como um recurso para repensar o ensino e criar situações que realmente garantam a aprendizagem dos alunos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum obrigatório 3: reflexão

por André Araujo Ferreira -
Ao falarmos do momento de avaliação é importante termos em mente que ela é um processo contínuo, flexível e multifacetado. Como professores, estamos constantemente realizando avaliações, sejam elas voltadas para o critério pedagógico ou nos campos de desenvolvimento integral dos estudantes. Mas, ao nos referirmos a avaliação formal do processo educativo, temos que tomar decisões importantes relacionadas às formas e meios utilizados como instrumentos, pois devem permitir uma coleta de dados que consiga refletir quais habilidades foram construídas e quais obstáculos surgiram no decorrer do tempo analisado por esses instrumentos.
O primeiro passo, ao avaliarmos, é definir o que será avaliado e de que forma realizaremos esse processo. Essas definições devem ser bem pensadas, ou seja, possuir um propósito claro (o que avaliar), para que os dados coletados realmente carreguem elementos que permitam traçar um panorama geral do trabalho que vem sendo realizado até o momento da avaliação. Com isso podemos fazer adaptações, ou alterações, no planejamento prévio, a fim de superar obstáculos (seja através de retomada de conteúdos ou utilização de metodologias diferentes).
Além disso, é importante utilizar a característica do instrumento utilizados (para que avaliar) pois cada um é adequado para um determinado momento do processo de ensino e aprendizagem, ou seja, o instrumento utilizado me trará dados de habilidades previamente construídas? (diagnóstica) Estarei avaliando o processo de construção do conhecimento? (formativa) Ou estarei avaliando o final do processo, a fim de descobrir o que foi realmente aprendido? (somativa).
Avaliar é processo constante, devendo ser utilizado como norteador de práticas e como fonte de informações para superar dificuldades
Em resposta à André Araujo Ferreira

Re: Fórum obrigatório 3: reflexão

por Armstrong Pereira de Almeida -
Ótima reflexão André. Penso, a partir das leituras que a avaliação dos Estudantes, deve estar o tempo todo reforçando a importância de uma avaliação contínua e do papel que o digital pode ter nessa atividade, propiciando abordagens avaliativas diversificadas e adequadas aos diferentes momentos (avaliação formativa ou sumativa) e usando as tecnologias digitais também para ir acompanhando a evolução dos estudantes e lhes dar o feedback necessário, conforme destaca o autor e Professor Màrcio Pironel, de modo a que estes consigam planear
os seus estudos, monitorizar o seu desenvolvimento e refletir sobre a sua própria aprendizagem para que o ensino, nas palavras de Pironel, possa gerar aprendizagem e ao mesmo tempo esteja sendo constantemente avaliado.
Em resposta à André Araujo Ferreira

Re: Fórum obrigatório 3: reflexão

por Fayola Tamiris Pereira Silva -
Excelente colocação André a avaliação faz parte da nossa prática pedagógica, da auto-avaliação do nosso trabalho desenvolvido em sala de aula e como isso refleti no ensino-aprendizagem do educando que precisa também se avaliar para assim aprender e apreender de fato o conteúdo ensinado.
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum obrigatório 3: reflexão

por Fabiana de Souza Vieira do Nascimento -
A avaliação da aprendizagem escolar, na perspectiva pedagógica atual em muitas salas de aula, ainda está ligada com o controle dos alunos e em alguns casos usada como punição.
Eu particularmente tive essa vivencia, quando ainda estava no colégio. Sempre via a avaliação como algo ruim, tenso e mesmo sabendo o conteúdo ou preparada para tal, era um momento de total desconforto, por ter essa visão negativa e pela conduta de muitos professores que, exerciam essa prática pedagógica tradicional.
Acredito que a avaliação é sem dúvida essencial para o processo educativo e dessa maneira, mesmo com tantas mudanças ao processo de ensino-aprendizagem, a avaliação que também está diretamente integrada no processo, deve ser tratada como mais uma estratégia para o ensino, integrando o aluno na intenção de promoção da aprendizagem e possibilitando o seu sucesso transformando um cidadão crítico-reflexivo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum obrigatório 3: reflexão

por Íria Talita do Couto -
A avaliação desempenha um papel essencial na metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação. Ela fornece informações sobre o progresso dos alunos, orienta o planejamento do ensino e promove a aprendizagem contínua. Através da avaliação, os professores podem verificar a compreensão dos alunos, identificar lacunas de conhecimento e fornecer feedback construtivo. Além disso, a avaliação formativa oferece feedback contínuo para melhorar o desempenho dos alunos. É importante diversificar os tipos de avaliação, como projetos e palestras em grupo, para uma avaliação mais abrangente. Em resumo, a avaliação é uma parte fundamental do processo educacional, impulsionando o desenvolvimento dos alunos e fornecendo orientação para o ensino.
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum obrigatório 3: reflexão

por Ana Paula Dias Frazão -
Sobre o processo de avaliação, é de suma importância que a mesma deixe de ser vista como um recurso de poder, de ordenação dos alunos em determinadas aptidões, com algumas limitações, mas que procure fazer-se parte da metodologia adotada pelo docente em sua prática pedagógica, buscando sempre colaborar com o aluno em seu desenvolvimento escolar, pessoal, social e cultural.
Desta forma, devemos perceber que a avaliação não acontece apenas em um momento específico, mas sim que ela precisa está presente em todo processo educacional, tornando-se um instrumento que se forma desde o início até a finalização do trabalho do professor.
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum obrigatório 3: reflexão

por Diego Leite dos Santos -
Pressuponho que a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação na matemática envolve ensinar, aprender e avaliar os conceitos matemáticos. O professor deve ensinar passo a passo, abordando de forma clara e detalhada o assunto ao aluno. A aprendizagem eficaz segue uma progressão lógica, que visa direcionar o aluno aos resultados desejados. Como parte do processo de aprendizagem, os alunos devem ter muitas oportunidades para praticar os conceitos. A avaliação ocorre por meio da realização de testes ou exercícios que abordam os conteúdos ensinados e aprofundam o conhecimento. Estas avaliações também permitem ao professor saber se o aluno está absorvendo o conhecimento ou não.
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum obrigatório 3: reflexão

por Cláudia Marques Eleres -
Vejo o processo de ensino-aprendizado-avaliação como algo intrísseco, porém, complexo. De certo modo difícil, porém, necessário. Deveria ser inato de todo docente constituir seu ato de dar aula nesses moldes, visto que a avaliação deve ser contínua, gradativa, constante, e não apenas qualitativa através de uma prova que atribue uma nota. Sobre a metodologia de problemas, acredito que seja positiva quando utilizada corretamente, e uma forma de inovar nossa didática, mas não vejo tanta aplicabilidade em alguns conteúdo saindo do âmbito da matemática - que é a proposição do artigo e da palestra.
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum obrigatório 3: reflexão

por Camila Oliveira Colares -
A palestra do Márcio Pironel faz uma reflexão que julgo importante ao explicar o porquê utiliza “ensino – aprendizagem – avaliação” com hifens e faz todo sentido se pensarmos que o processo de avaliação deve estar atrelado ao ensino e aprendizado, pois o objetivo da avaliação é entender se houve aprendizado ligado ao que foi ensinado. Márcio ainda enfatiza que "avaliar é preciso mas a aprender é impreciso", pois existem vários fatores que influenciam o processo de aprendizado e que como seres humanos estamos ou sendo avaliados ou avaliando direta e indieretamente questoes, ocosioes e proposições.
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum obrigatório 3: reflexão

por Erika Tatiane de Araujo Silva -
A abordagem do tema sobre integrar a avaliação ao processo de ensino-aprendizagem, reforça a imporância desta prática ao ser executada em todas as práticas educaticas, como o Márcio Pironeu ressaltou em seu artigo que a avaliação está presente em todos os movimentos educacionais, desde o planejamento da aula, quando o professor faz a escolha do conteúdo e reflete sobre os objetivos a serem alcançados e todo o desenvolvimento de suas atividades e até da aula, por outro lado, uma avaliação bem elaborada pode ser uma fonte valiosa de feedback para que o indivíduo possa identificar seus pontos fortes e fracos e trabalhar nesta direção para melhorar seu desempenho. Isso pode ser feito através da incorporação de vários métodos de avaliação, como autoavaliação, avaliação de colegas e a avaliação formativa para alcançar uma imagem completa do desempenho do indivíduo.


já o aluno faz sua autoavaliação,
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum obrigatório 3: reflexão

por Fayola Tamiris Pereira Silva -
A avaliação é um instrumento que fornece ao professor os dados necessários para elaborar aulas, traçar objetivos, analisar a sua metodologia de ensino, realizar a auto-avaliação e avaliar o desempenho dos alunos. a Avaliação não necessariamente deve estar engessada no resultado final de um questionário mas avaliar todo o percurso do conteúdo ministrado em sala de aula e trazer a reflexão de como melhorar o nosso papel como educadores.
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum obrigatório 3: reflexão

por Elem Mariane da Costa Soares -
Os métodos de avaliação da aprendizagem são muito importantes durante todo o processo de ensino, mas percebe-se que há falhas em suas utilizações, ao invés de serem usados juntos para garantir ao aluno um aprendizado e acompanhamento de qualidade, percebemos que são utilizados apenas com o intuito de atribuir notas, ou talvez nem sejam utilizados, percebe-se que muitos educadores trabalham apenas com a avaliação somativa como instrumento durante todo o período letivo.
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum obrigatório 3: reflexão

por Crislaine Santana de Jesus Cruz -
Quando Pironel e Vallilo destacam que " Avaliar é preciso, principalmente porque a aprendizagem é imprecisa, mesmo quando o ensino é bem orientado." Os autores estão reconhecendo o quanto o uso frio e isolado da avaliação com o único objetivo de atribuir uma nota é excludente e emburrecedor para o professor e para o aluno. Em contrapartida a avaliação integrada ao processo de ensino-aprendizagem promove a capacidade de reflexão, autoavaliação e coavaliação de alunos e professor, tornando o momento avaliativo mais rico, dinâmico, crítico e criativo para todos.
Em resposta à Primeiro post

Re: Fórum obrigatório 3: reflexão

por Denisson da Silva Santos -
A temática da semana nos leva a refletir sobre o processo avaliativo, mostrando a necessidade de nos desvincularmos de um processo que busca apenas classificar nossos alunos. Através da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática, utilizando a Resolução de Problemas, podemos observar como novas abordagens metodológicas podem efetivamente desenvolver as potencialidades dos nossos educandos.
Em resposta à Denisson da Silva Santos

Re: Fórum obrigatório 3: reflexão

por Ana Paula Barradas dos Reis -
Concordo com a sua colocação, há apenas uma metodologia redutiva em que busca classificar nossos alunos e não em desenvolver as potencialidades dos mesmos, algo sempre muito mecanizado.