Cada aluno deve criar um novo tópico ou contribuir com a publicação de algum colega debatendo a palestra da semana.
Fórum obrigatório 3: reflexão
Número de respostas: 44Ao enfatizar a importância da resolução de problemas na avaliação, o Professor Márcio Pironel provavelmente explora estratégias e abordagens específicas que podem ser adotadas para avaliar os alunos de forma mais efetiva nesse contexto. Isso pode incluir a elaboração de problemas desafiadores, a observação das estratégias utilizadas pelos estudantes, a análise dos erros cometidos e a busca de soluções alternativas.
Em resposta à José Rafael da Silva Dantas
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Rariane Rodrigues Doerl Santos -Excelente colega - A inclusão de problemas desafiadores para resolução são para Pironel e Vallilo uma chance para que o ensino, a aprendizagem e a avaliação ocorram de maneira integrada.
Em resposta à José Rafael da Silva Dantas
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Christiane Luci Soares Nagasso -Concordo colega! Inclusive, o fato de fazermos a meta-avaliação, faz com que possamos dar um feedback ao aluno quanto ao aprendizado, além de termos mais propriedade para falar sobre o que cada aluno aprendeu, como está seu grau de compreensão até o momento e assim, poder dar continuidade com mais assertividade nas futuras atividades propostas.
Em resposta à Christiane Luci Soares Nagasso
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Fyllipe Felix Ferreira -A meta-avaliação me chamou bastante atenção! E uma experiência essencial que para o desenvolvimento profissional do professor. Ao refletir sobre suas práticas de avaliação, ele identifica pontos fortes e áreas de melhoria. Isso promove uma cultura de avaliação e auto avaliação autêntica, beneficiando tanto o professor quanto os alunos!
Em resposta à José Rafael da Silva Dantas
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Ailton Leal Pereira -Olá José Rafael, boa noite.
Dialogo com suas reflexões quando se refere a elaboração de "problemas desafiadores" como uma das estratégias que podem ser mobilizadas pelo professor em sala de aula com vistas à qualificação da aprendizagem. Destarte, temos a impressão que a escola tem resistido à ideia de que avaliação deve estar vinculada ao "[...] o processo de avaliação [...] iniciado antes mesmo do inicio da aula, quando o professor começa a elaborar o problema gerador ou decide adotar um problema existente", como apontado pelos professores Pironel e Vallilo (2017, p. 281).
Dialogo com suas reflexões quando se refere a elaboração de "problemas desafiadores" como uma das estratégias que podem ser mobilizadas pelo professor em sala de aula com vistas à qualificação da aprendizagem. Destarte, temos a impressão que a escola tem resistido à ideia de que avaliação deve estar vinculada ao "[...] o processo de avaliação [...] iniciado antes mesmo do inicio da aula, quando o professor começa a elaborar o problema gerador ou decide adotar um problema existente", como apontado pelos professores Pironel e Vallilo (2017, p. 281).
Concordo com as afirmações do Professor Pironel, quando diz que avaliar é necessário. Também concordo com a integração proposta pelo modelo de avaliação (ensino-aprendizagem-avaliação), os três critérios integrando-se mutuamente, certamente corroboram apreensão e formalização do conteúdo pelos alunos. E para autoavaliação do Professor.
Contudo, receio que algumas disciplinas possam encontrar maiores dificuldades nesta modalidade avaliativa. Nesse sentido, é necessário considerar que algumas disciplinas devem prosseguir com alguns conteúdos programáticos obrigatórios. Alguns desses conteúdos obrigatórios, não partem necessariamente de uma situação problema, ou problema gerador, como tratado pelo Professor. Logo, necessariamente haverá necessidade de explanações de conteúdos teóricos/práticos para absorção de um aprendizado inicial. Impossibilitando, pelo menos num primeiro momento o modelo de avaliação.
Desta forma, o modelo avaliativo proposto pelo Professor Pironel (ensino-aprendizagem-avaliação), parece ser mais adequado quando já construído um arcabouço de conhecimento mínimo para os alunos.
Contudo, receio que algumas disciplinas possam encontrar maiores dificuldades nesta modalidade avaliativa. Nesse sentido, é necessário considerar que algumas disciplinas devem prosseguir com alguns conteúdos programáticos obrigatórios. Alguns desses conteúdos obrigatórios, não partem necessariamente de uma situação problema, ou problema gerador, como tratado pelo Professor. Logo, necessariamente haverá necessidade de explanações de conteúdos teóricos/práticos para absorção de um aprendizado inicial. Impossibilitando, pelo menos num primeiro momento o modelo de avaliação.
Desta forma, o modelo avaliativo proposto pelo Professor Pironel (ensino-aprendizagem-avaliação), parece ser mais adequado quando já construído um arcabouço de conhecimento mínimo para os alunos.
Em resposta à Rodolfo Gonçalves de Aguiar
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Rariane Rodrigues Doerl Santos -Excelente colocação colega, "avaliar é preciso" mas a forma de avaliar pode ser que não é a correta para todos os alunos, pois "prova não prova muita coisa". A autoavaliação sincera do aluno é importante também.
Em resposta à Rodolfo Gonçalves de Aguiar
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Isabela Ariane Bujato -Olá, Rodolfo! Interessante sua perspectiva. Concordo com você.
A medida em que se apresenta conceitos e contextos, tanto escolha do problema (por parte do professor) como a resolução do problema (partindo do aluno)
podem acontecer de maneira mais efetiva. Estou lecionando uma unidade curricular que é de finanças e envolve demonstrativos financeiros.
Mesmo sendo um movimento prático, cheio de fórmulas, há a interpretação de problemas, situações. Eu percebo a necessidade de, de forma introdutória,
apresentar antes o cerne, por exemplo, de "finanças", a ideia de como observar isso no dia a dia... enfim. E acredito que, a partir daí, as resoluções
do problema acontecem até de maneira mais consciente: o aluno entende o porquê está ali, naquele momento, resolvendo aquele enunciado.
A medida em que se apresenta conceitos e contextos, tanto escolha do problema (por parte do professor) como a resolução do problema (partindo do aluno)
podem acontecer de maneira mais efetiva. Estou lecionando uma unidade curricular que é de finanças e envolve demonstrativos financeiros.
Mesmo sendo um movimento prático, cheio de fórmulas, há a interpretação de problemas, situações. Eu percebo a necessidade de, de forma introdutória,
apresentar antes o cerne, por exemplo, de "finanças", a ideia de como observar isso no dia a dia... enfim. E acredito que, a partir daí, as resoluções
do problema acontecem até de maneira mais consciente: o aluno entende o porquê está ali, naquele momento, resolvendo aquele enunciado.
Em resposta à Rodolfo Gonçalves de Aguiar
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Ailton Leal Pereira -Boa noite, Rodolfo.
Certamente, a autoavaliação do professor no processo do ensino, da aprendizagem e da avaliação como proposta pelos professores Pironel e Vallilo (2017), pode ser um das ações imprescindíveis para a qualificação das práticas de sala de aula. Ao que parece, a educação que se pretende para esta e as próximas gerações, tem exigido da escola e dos professores outras maneiras de ensinar/avaliar. Um ensinar/avaliar que considere o estudante enquanto sujeito com capacidade de se posicionar e elaborar maneiras de resolver as situações do cotidiano em favor de si e da coletividade.
Certamente, a autoavaliação do professor no processo do ensino, da aprendizagem e da avaliação como proposta pelos professores Pironel e Vallilo (2017), pode ser um das ações imprescindíveis para a qualificação das práticas de sala de aula. Ao que parece, a educação que se pretende para esta e as próximas gerações, tem exigido da escola e dos professores outras maneiras de ensinar/avaliar. Um ensinar/avaliar que considere o estudante enquanto sujeito com capacidade de se posicionar e elaborar maneiras de resolver as situações do cotidiano em favor de si e da coletividade.
Gostei da proposição compartilhada pelo Prof. Pironel. A metodologia tem paços claros porém, não apresenta rigidez, pelo contrário sua plasticidade permite a utilização em outros contextos do ensino. Vou procurar adaptar para a aprendizagem no primeiro setor.
Em resposta à Marco Frühauf de Oliveira
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Tatiane Aline Araújo da Silva -Acredito que você terá grande sucesso ao aplicar na aprendizagem, pois eles muitas vezes ficam "travados" quando percebem que estão sendo avaliados.
Eu também vou aplicar mais está técnica.
Eu também vou aplicar mais está técnica.
O professor Márcio Pironel inicia sua palestra sobre o papel da avaliação com essa frase, segundo ele, o ser humano está sempre avaliando. Em sua fala, o professor destaca o porquê da expressão ensino-aprendizagem-avaliação e explica que, os três processos são distintos e podem ocorrer de forma independente, porém, o foco é no ensino que gera a aprendizagem e está sendo avaliado constantemente. Nesse caso, a metodologia utilizada por ele, trata-se da Resolução de Problemas. Ao trabalhar com a Resolução de Problemas, o professor dá espaço para que o aluno seja o grande autor do seu conhecimento, e tem a oportunidade de acompanhar o aluno de perto.
Em resposta à Lélio Natal Teodoro Júnior
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Marcus Vinícius Silveira -Cocncordo plenamente com seus pontos Lélio, ainda reforço essa ideia que muitos de nós carregamos intrínsecamente e muitas vezes replicamos de forma subversiva aos nossos alunos de que o método avaliativo é algo rígido, e dessa forma, acaba tornando-se uma ferramenta em sua maioria injusta, ditatorial e distante desse processo ensino-aprendizagem.
Em resposta à Lélio Natal Teodoro Júnior
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Carina Aparecida Antunes -Concordo, Lélio! O professor nos diz que a partir dessa metodologia a avaliação acontece como aprendizagem. Realmente o aluno aparece como autor do conhecimento, já que ele é que buscará a solução para o problema e não o professor. É pensar a avaliação no processo junto com o ensino e aprendizagem e não como processo final, como estamos habituados.
Em resposta à Lélio Natal Teodoro Júnior
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Adriana Baia Amaral -Concordo colega, a avaliação é algo que fazemos diariamente e muitas vezes não nos damos conta desse processo em nossas vidas. A metodologia de resolução de problemas propicia que o aluno seja o protagonista nesse processo e isso é fundamental pois propicia a formação de estudantes autônomos dentro e fora do ambiente escolar
Em resposta à Lélio Natal Teodoro Júnior
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Ailton Leal Pereira -Boa noite, Lélio.
Suas considerações me remete há algumas ideias que tenho formulado a partir da leitura do material para esta semana, e as experiências em sala de aula. Pensar o ensino e a aprendizagem a partir de resoluções de problemas tem sido uma das estratégias que podem ser mobilizadas em sala de aula para que nossos estudantes formulem/construam suas maneiras de resolver os desafios matemáticos remetendo-os à situações que possam vir a enfrentar no seu cotidiano.
Suas considerações me remete há algumas ideias que tenho formulado a partir da leitura do material para esta semana, e as experiências em sala de aula. Pensar o ensino e a aprendizagem a partir de resoluções de problemas tem sido uma das estratégias que podem ser mobilizadas em sala de aula para que nossos estudantes formulem/construam suas maneiras de resolver os desafios matemáticos remetendo-os à situações que possam vir a enfrentar no seu cotidiano.
A palestra do professor Márcio Pironel é muito interessante. Ele aborda sobre a avaliação no processo da aprendizagem. A avaliação desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem. Ela é um componente essencial para medir o progresso, identificar lacunas de conhecimento, fornecer feedback aos alunos e orientar o ensino. O objetivo principal da avaliação é avaliar o nível de compreensão e habilidades dos alunos em relação aos objetivos de aprendizagem estabelecidos. O problema é que muitos alunos focam somente na avaliação e em conseguir pontos para ser aprovado na disciplina, sem se preocupar com a aprendizagem prioritariamente. O professor explica que a avaliação desde sempre faz parte do cotidiano das pessoas, desde em avaliar se algo vale a pena ou não, como atravessar a rua por exemplo. A avaliação deve ser concebida como uma ferramenta para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, oferecendo feedback valioso aos alunos e orientando os educadores na adaptação de suas práticas pedagógicas.
Como disse o Prof. Márcio Pironel: Avaliar é preciso! E é mesmo, a avaliação faz parte do processo de aprendizagem. Precisamos de métodos a fim de averiguar se o que está sendo repassado e ensinado em sala de aula está sendo efetivo. Porém, o que vemos na realidade de hoje são professores que estão nas salas de aulas apenas para aplicar provas, reprovar ou aprovar alunos, e sabemos que muitas vezes os métodos de avaliação não são satisfatórios. Os próprios alunos explanam que “decora” informações para realizar provas. Isso, pois, consideramos o momento avaliativo apenas como aferição do desempenho, mas precisa ser também um momento de aprendizagem entre alunos e professor. Sabiamente, o prof. Pironel, cita em sua palestra que deve ser um momento de trocas de feedback a fim de alinhar arestas que precisam de melhorias tanto por parte do professor quanto dos alunos. A avaliação deve ser de modo que o aluno aprenda e caminhe junto com o professor e não como um enfrentamento entre ambos.
Em resposta à Ana Leticia Santos Abrão
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Rariane Rodrigues Doerl Santos -Muito boa a colocação colega Ana. E como diz no artigo de Pironel e Vallilo, o importante é o compromisso com o desenvolvimento do estudante e é necessário que o professor utilize a metodologia correta para o grupos de alunos e a necessidade de cada um.
Em resposta à Ana Leticia Santos Abrão
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Cleydson Antonio Abreu Cardoso -Concordo completamente com seu comentário. A avaliação é uma das principais partes no processo educacional, ela nos permite verificar se os alunos estão conseguindo compreender e aplicar esses conceitos de forma mais efetiva. Mas, como dito pelo professor Marcio, não se deve limitar apenas em testes ou provas, mas utilizar de uma visão para observar a capacidade dos alunos e se tornar de fato um momento para a aprendizagem, uma troca de feedback entre aluno e professor.
Em resposta à Ana Leticia Santos Abrão
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Tatiane Aline Araújo da Silva -Concordo com o que você mencionou.
Precisamos avaliar mas temos que utilizar de meios mais amplos de avaliação, quem nunca fez uma prova e tirou nota baixa por não estar bem e ter a certeza que se esta mesma prova fosse aplicada em outro dia teríamos conseguido responder e atingir a nota pretendida?
Precisamos avaliar mas temos que utilizar de meios mais amplos de avaliação, quem nunca fez uma prova e tirou nota baixa por não estar bem e ter a certeza que se esta mesma prova fosse aplicada em outro dia teríamos conseguido responder e atingir a nota pretendida?
Em resposta à Ana Leticia Santos Abrão
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Arthur Fernandes Bettencourt -Ana, adorei sua resposta. Ela me lembrou da primeira semana da disciplina, quando a profa. Lúcia Helena destacou o quanto nossos alunos absorvem de nós, para muito além do conteúdo ministrado. Neste caso, professores que conduziam o processo de avaliação de forma a apenas “aprovar” ou “ reprovar” seus alunos, sem diálogo, sem considerar outros aspectos do processo, podem levar aos alunos a agirem da mesma forma; isto é, mecanizando o processo de avaliação para serem aprovados.
Em resposta à Primeiro post
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Mário Junior dos Santos Bonifacio -Ótima palestra do Professor Márcio Pironel! Sua abordagem sobre avaliação matemática através da resolução de problemas é realmente inspiradora. Vou aplicar os conceitos e métodos apresentados em meu trabalho com os alunos do curso técnico integrado ao ensino médio na educação profissional e tecnológica da rede estadual. Essa abordagem será fundamental para prepará-los para enfrentar e solucionar os desafios do dia a dia em suas futuras carreiras técnicas. Acredito que começar esse treinamento desde a escola é um passo crucial para o sucesso profissional deles.
Em resposta à Mário Junior dos Santos Bonifacio
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Tatiane Aline Araújo da Silva -Sim, além de prepará-los para o trabalho em equipe.
Este método é excelente!
Este método é excelente!
Excelente explanação do Professor!!
A avaliação é muito importante e vai muito além de entregar uma prova ou passar um trabalho para o aluno fazer em casa e nos entregar, esta forma de avaliação com problemas e sendo desenvolvido em sala de aula temos uma métrica excelente de como está a aprendizagem dos alunos e como estamos conseguindo atingir o nosso objetivo de ensinar.
A aula fica muito mais rica e até mesmo os alunos mais tímidos que muitas vezes não tiram a suas duvidas durante a explanação conseguem fazer quando estamos passando de grupo em grupo.
A avaliação é muito importante e vai muito além de entregar uma prova ou passar um trabalho para o aluno fazer em casa e nos entregar, esta forma de avaliação com problemas e sendo desenvolvido em sala de aula temos uma métrica excelente de como está a aprendizagem dos alunos e como estamos conseguindo atingir o nosso objetivo de ensinar.
A aula fica muito mais rica e até mesmo os alunos mais tímidos que muitas vezes não tiram a suas duvidas durante a explanação conseguem fazer quando estamos passando de grupo em grupo.
Em uma escola onde trabalhei, metade da nota da avaliação era obtida através de uma prova escrita. Certa vez um aluno meu perguntou o motivo de existir esse tipo de avaliação, então eu fiz para ele a seguinte pergunta: Se não existisse prova escrita, você tiraria um tempo do seu dia para estudar o assunto somente porque quer aprender? Ele me respondeu que não. Então eu disse que a avaliação existia para incentivá-los a buscar conhecimento.
O que me chamou atenção nessa situação foi que a prova era apenas metade do processo avaliativo, porém, era o que mais o incomodava. Na palestra sobre a avaliação integrada ao processo de ensino aprendizagem, a resolução de problemas parece ser um método avaliativo muito interessante pois, além de tirar o peso psicológico que a palavra "prova" tem, o professor é capaz de identificar e interferir em tempo real sobre as dúvidas do grupo de alunos. Além disso, a meta-avaliação faz com que se tenha um diagnóstico do funcionamento da metodologia utilizada pelo professor para ensinar e também da aprendizagem dos alunos, isso torna a aprendizagem baseada em problemas uma metodologia interessante de ser utilizada.
O que me chamou atenção nessa situação foi que a prova era apenas metade do processo avaliativo, porém, era o que mais o incomodava. Na palestra sobre a avaliação integrada ao processo de ensino aprendizagem, a resolução de problemas parece ser um método avaliativo muito interessante pois, além de tirar o peso psicológico que a palavra "prova" tem, o professor é capaz de identificar e interferir em tempo real sobre as dúvidas do grupo de alunos. Além disso, a meta-avaliação faz com que se tenha um diagnóstico do funcionamento da metodologia utilizada pelo professor para ensinar e também da aprendizagem dos alunos, isso torna a aprendizagem baseada em problemas uma metodologia interessante de ser utilizada.
az parte do entendimento humano o estabelecimento do julgamento, das avaliações e o critério intuitivo. Nesse sentido, o professor Pironel nos sensibiliza a pensar o sentido de avaliar no contexto metodológico de ensino-aprendizagem-avaliação. Primeira ênfase é dada no “problema gerador” até a formalização de um conceito. Os problemas devem ser aplicados de acordo com as series de aprendizagem. Não podemos cair no engodo de oferecer problemas muito além do nível sob o qual os discentes se encontram. Isso envolve a linguagem e o conteúdo que eles já possuem, por exemplo. Além disso, problemas precisam ser resolvidos de diversas maneiras, tentando extrair a forma pela qual o discente conseguiu resolver tal problema.
O professor Pironel dá uma dica metodológica sobre como fazer isso e lembra que não podemos dar a resposta para o aluno e sim, guiá-lo através de questões nessa empreitada: o próprio discente tem que resolver esse problema e o professor vai mediando esse processo.
O professor Pironel dá uma dica metodológica sobre como fazer isso e lembra que não podemos dar a resposta para o aluno e sim, guiá-lo através de questões nessa empreitada: o próprio discente tem que resolver esse problema e o professor vai mediando esse processo.
Em resposta à Primeiro post
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por José Roberto Mendes Ferreira Filho -O professor Márcio Pironel, aborda no vídeo, a importância da avaliação, como um processo necessário, onde o aluno possa ser autônomo na resolução do problema. O aluno, a partir do problema apresentado pelo professor, a partir do conhecimento prévio do aluno, seja capaz de resolver da melhor forma. A avaliação é necessário para saber onde o aluno se encontra, e como ele será capaz de resolver aquele problema, e se não for capaz, o que ele precisará fazer para buscar a melhor alternativa.
O professor, deve expor o problema e pedir para que o aluno possa resolver, mas para isso, é necessário estabelecer as ferramentas necessárias para que se chegue a resolução. Trabalhar dessa forma com os alunos, é permitir que ele tenha um espaço para falar, e identificar a melhor solução para o problema, compartilhando a sua descoberta, e sendo um ser autônomo e independente, como cidadão. A partir dessa perspectiva, conseguimos estabelecer um processo de ensino-aprendizagem, fugindo do modelo tradicional, focado na figura do professor.
O curioso dessa abordagem apresentado pelo professor Márcio Pironel, é que o ensino-aprendizagem-avaliação aplicado na área da matemática para resolução de problemas, leva o aluno a questionar o que ele sabe sobre o assunto, como os colegas podem lhe auxiliar, e ao final, o questionamento permanece, será que essa foi a melhor solução, ou poderia trabalhar com outra perspectiva para responder o problema?, Será que este problema, pode levar a outro?, E, como eu vou resolvê-lo.
Caminhos para pensar o processo de ensino-aprendizagem-avaliação em sala de aula, onde o professor também possa se questionar, em relação a sua didática, se o conteúdo foi repassado de forma clara e objetiva, a ponto de ser entendido pelos alunos, se o aluno é capaz de resolver tal problema, ou se é necessário outros conhecimentos. E, o aluno também possa se questionar e avaliar se está conseguindo os resultados esperados.
O professor, deve expor o problema e pedir para que o aluno possa resolver, mas para isso, é necessário estabelecer as ferramentas necessárias para que se chegue a resolução. Trabalhar dessa forma com os alunos, é permitir que ele tenha um espaço para falar, e identificar a melhor solução para o problema, compartilhando a sua descoberta, e sendo um ser autônomo e independente, como cidadão. A partir dessa perspectiva, conseguimos estabelecer um processo de ensino-aprendizagem, fugindo do modelo tradicional, focado na figura do professor.
O curioso dessa abordagem apresentado pelo professor Márcio Pironel, é que o ensino-aprendizagem-avaliação aplicado na área da matemática para resolução de problemas, leva o aluno a questionar o que ele sabe sobre o assunto, como os colegas podem lhe auxiliar, e ao final, o questionamento permanece, será que essa foi a melhor solução, ou poderia trabalhar com outra perspectiva para responder o problema?, Será que este problema, pode levar a outro?, E, como eu vou resolvê-lo.
Caminhos para pensar o processo de ensino-aprendizagem-avaliação em sala de aula, onde o professor também possa se questionar, em relação a sua didática, se o conteúdo foi repassado de forma clara e objetiva, a ponto de ser entendido pelos alunos, se o aluno é capaz de resolver tal problema, ou se é necessário outros conhecimentos. E, o aluno também possa se questionar e avaliar se está conseguindo os resultados esperados.
Em resposta à José Roberto Mendes Ferreira Filho
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Jefferson Rodrigues-Silva -Oi José Roberto, concordo que essa autoavaliação é uma preciosidade!
Para os alunos e para nós docentes.
Abraços
Para os alunos e para nós docentes.
Abraços
O trabalho do professor márcio pironel é de fato interessante pois coloca em foco os resultados de questionamentos intrigantes no processo de ensino e aprendizagem, tais como : houve aprendizado dos alunos de modo eficiente? qual a finalidade da avaliação? houve apreensão pelo aluno do conteúdo ? tais questionamentos responde não só o proposto pelo conteúdo programático mas funde esse processo de avaliação com a própria aprendizagem e evidenciando a autonomia do aluno neste processo. Gostei muito do texto do professor Pironel.
A palestra do Professor Márcio Pironel sobre o artigo com a temática: ‘O Papel da Avaliação na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática Através da Resolução de Problemas, ressalta a importância da avaliação na resolução de problemas, sendo uma estratégia para avaliar o aluno e também do uso de metodologias a partir de um problema, essa metodologia é importante pois promove a capacidade de reflexão, estimula a autoavaliação, ajuda a desenvolver o pensamento crítico e a criatividade, promove a interação. Com isso é necessário reforçar a necessidade de mudar a avaliação num instrumento de ensino, promovendo a aprendizagem durante atividades.
Em resposta à Primeiro post
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Cláudia Regiane de Oliveira Sousa -Entendi que a publicação procurou demonstrar que a atual metodologia de avaliação, causa um confronto entre professores e alunos, buscando apenas o aferimento do ensino em determinado período. Propõe uma metodologia capaz de avaliar a aprendizagem em cooperação, fazendo o ensino ser mais progressivo e proveitoso.
Avalio a publicação como uma forma de se tentar criar um novo formato de avaliação, embora eu não consegui visualizar como essa avaliação pode agregar e somar mais dinâmica ao ensino e a aprendizagem.
Avalio a publicação como uma forma de se tentar criar um novo formato de avaliação, embora eu não consegui visualizar como essa avaliação pode agregar e somar mais dinâmica ao ensino e a aprendizagem.
Muito interessante a palestra do professor Pironel! É de extrema importância quando ele ressalta em sua fala que avaliar é mais que preciso, e em seguida diz que nós seres humanos estamos sempre avaliando algo. Eu concordo com suas falas, principalmente em relação ao processo de ensino-aprendizagem-avaliação. Acredito que esse método seja bastante eficaz, porém fico na dúvida ainda se esse método se aplicaria e daria certo em todas as disciplinas ou se daria certo somente nas disciplinas de exatas.
A avaliação é uma etapa importante durante o processo de ensino e aprendizagem, a partir dele conseguimos verificar se de fato o que foi passado foi captado e aprendido pelos estudantes.
Criar maneiras de diversificar esse processo avaliativo é de suma importância, e o método utilizado pelo professor Márcio Pironel é um dos grandes exemplos.
Desenvolver junto aos alunos um processo de autonomia, além de uma troca entre os colegas de turma e o professor.
Criar maneiras de diversificar esse processo avaliativo é de suma importância, e o método utilizado pelo professor Márcio Pironel é um dos grandes exemplos.
Desenvolver junto aos alunos um processo de autonomia, além de uma troca entre os colegas de turma e o professor.
A palestra do professor Márcio é bem interessante, traz a importância de ver o ensino gerando conhecimento e que esse está sendo constantemente avaliado.
É muito interessante compreender que e como a avaliação pode ser utilizada para fomentar o aprendizado do aluno tanto quanto o do professor. Através da palestra e do artigo do professor Márcio Pironel foi possível entender a metodologia Ensino-Aprendizado-Avaliação e como a utilização dela numa abordagem baseada em resolução de problemas pode ser uma aliada para que a avaliação seja utilizada com o propósito de auxiliar os alunos para melhor aprendizado ao invés de ser algo frustrante, e/ou apenas competitivo como muitas vezes são os métodos tradicionais de avaliação. Assim como o professor também aprende através dos feedback dos alunos e com o processo dessa abordagem, pois é um processo dinâmico.
Foi uma palestra bastante interessante do Professor Marcio, em que fala que é preciso e importante se avaliar, sempre estamos avaliando algo em nossas vidas, no sistema de ensino a função avaliação, não pode ser reduzida a apresentação de um conteúdo ou um tema para que o aluno tire nota para servir de parâmetro de aprovação ou reprovação, existem outras maneiras diferente de entender a avaliação sendo necessário a mobilização do professor na construção de instrumentos adequados que contribua nos resultados esperados para o aprendizado.
"Avaliar é preciso, aprender não é preciso." Por meio dessa paráfrase que o professor faz de Fernando Pessoa podemos compreender o papel e a importância que a avaliação tem para que o ensino seja concretizado.
gostei muito da proposta da avaliação com fofo no desenvolvimento de como encontrar soluções e não só com foco no resultado final. Isso é importante para perceber como os alunos pensam e usam sua criatividade, acredito que assim o que é aprendido e todo conhecimento colocado para a execução é melhor fixado. O método de avaliação dessa forma também é bom para perceber onde o aluno está errando ou onde é a dificuldade com os feedbacks, e não somente algo que conferir entre certo e errado como se isso fosse o sinônimo de aprendizagem.
Em resposta à Primeiro post
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Raynália Cruz Carvalho de Araújo -Com o tempo, conhecendo mais sobre o mundo da docência, percebi algo que é tão claro mas que ainda não tinha percebido, que o docente é um eterno aluno, um aluno curioso, que busca se atualizar, busca ideias novas, alternativas de aulas para que seus alunos aprendam da melhor forma, e no ato de ensinar, acaba aprendendo. Essa é umas das formas que vi e entendi, que antes de passar conhecimento aos alunos, somos nós, a própria cobaia, ao tentar imaginar a reação dos alunos com novas estratégias de ensino, somos nós, professores, que reagimos primeiro.
o que eu particularmente achei mais interessante sobre esse método é a autoavaliação do professor em função do resultado da avaliação dos alunos. A medida em que os alunos aprendem e evoluem em conhecimento os professores também crescem em buscar novos saberes didáticos e estratégias para o desenvolvimento desafiador pro aluno. Acredito que a reprodução para outras aréas de ensino também é de grande valia.
Em resposta à Primeiro post
Re: Fórum obrigatório 3: reflexão
por Hadrellia Dardânia Soares Catarina -Concordo com a afirmação do Prof. Márcio Pironel de que a avaliação é uma parte importante do processo de aprendizagem. É fundamental ter métodos de avaliação efetivos para verificar se o ensino está sendo bem-sucedido. No entanto, é preocupante quando os professores se limitam a aplicar provas e aprovar ou reprovar os alunos, sem considerar a eficácia dos métodos de avaliação. Muitas vezes, os alunos acabam apenas decorando informações para as provas, em vez de realmente aprenderem. A avaliação deve ser um momento de aprendizagem mútua, no qual haja trocas de feedback entre alunos e professores, visando aprimorar tanto o ensino quanto o desempenho dos estudantes. É importante que a avaliação seja concebida de modo que os alunos possam aprender e progredir juntamente com os professores, em vez de ser encarada como um confronto entre ambas as partes.
Com a metodologia de avaliação dos alunos centrada em atingir pontuação na avaliação, que na escola em que leciono iniciamos uma experiência nesse ano letivo em atribuir parte maior da pontuação do trimestre em atividades de sala de aula o que até o momento gerou uma resposta positiva devido a presença dos alunos nas salas de aula de forma mais ativa. O que automaticamente desenvolve para o aluno um maior acompanhamento do conteudo
Dentro do processo de aprendizagem a avaliação é de suma importância, entretanto a mesma deve considerar o processo não preciso de aprendizado. A palestra e o artigo do professor Márcio Pironel “O papel da avaliação na metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas” se fundamentam na reflexão e no estudo da necessidade da integração dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação na matemática, entretanto a metodologia se aplica as demais áreas do conhecimento pois colabora e potencializa do desenvolvimento do aluno.