Re: sobre o estilo de aprendizagem
por Samuel Giovani dos Santos Ferreira -Diante dos atuais desafios, faz-se necessário mudança de postura e reformulação dos processos de ensino. É sobre isso que trata o artigo (SANTOS; REIS; SILVA, 2020), ao propor um estudo com metodologias diversificadas, com o objetivo de potencializar as potencialidades de cada estudante de acordo com os perfis de aprendizagem. Para mim, este é um grande desafio, que deve ser tratado, ao mesmo tempo, considerando a massiva precarização da docência (salários, formas de admissão, salas lotadas, falta de recursos materiais etc.). Não trata-se de eximir o professor do seu trabalho, mas de considerar o aprimoramento deste com condições para tal.
Re: sobre o estilo de aprendizagem
por Nayra Ires Sozinho da Silva Reis -Re: sobre o estilo de aprendizagem
por Marta de Azevedo Fonseca Saraiva -Re: sobre o estilo de aprendizagem
por Paula Fernanda Teixeira da Silva -Além de se deixar levar por crenças, tem também o sistema educacional que consome com muitas possibilidades de metodologias diversas. Trabalho em uma escola que os banheiros nem portas têm direito, a descarga,por muitas vezes não funciona, a TV funciona, mas as tomadas não... materiais então, nem vou citar, pois se não for do próprio bolso do professor, nem isso os estudantes teriam acesso. No fim, ele se vê com uma lousa, livros e acaba reproduzindo a metodologia que teve enquanto aluno. É desafiador e é isso o que me motiva a estudar e tentar, com as possibilidades que tenho, de fazer com que eles saiam melhores do que entraram na escola.
Boa sorte para nós,Marta !
Re: sobre o estilo de aprendizagem
por Romilda Miguel de Brito Xavier -Isso mesmo
Cabe ao professor decidir os passos de ensino, os objetivos intermediários e finais com base em critérios que definem os comportamentos de entrada e os comportamentos que o aluno deverá exibir durante o processo de ensino-aprendizagem, como também ao final do mesmo.
Re: sobre o estilo de aprendizagem
por Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges -Re: sobre o estilo de aprendizagem
por Laura Gabrielle Marques da Cruz -Olá pessoal! Concordo muito com a colocação de todos, e nessa semana vimos que, além da grande importância da aplicação de métodos científicos na educação, devemos pensar também como os aplicamos e como são relevantes para questionarmos a prática educacional e a qualidade da aplicação de certas políticas educacionais, já que a maioria destas são mais perceptíveis no chão da escola. O vídeo incitou tais reflexões e todas as sugestões trazidas por Frank Ramus, em um apanhado de pesquisas diversas ao redor do planeta, são benéficas e abrem nossos olhos para questões que já foram citadas ao longo deste curso, e outras novas, como por exemplo os dados concretos acerca de algo que eu mesma presenciei em minha história educacional ainda como estudante: a separação dos alunos por rendimento em turmas diferenciadas. Apesar da tranquilidade que os alunos bem sucedidos tinham, parecia que aqueles com dificuldades educacionais ou comportamentos que afetam o coletivo acabavam a margem no sistema educacional, em procedimentos que os excluíam gradativamente, e acredito que parte do intuito dessa pós graduação seja formar e aprimorar todos nós como profissionais para não replicarmos essas metodologias pois elas simplesmente não funcionam para todos, e devemos promover educação para todos sem exceção. Rememorar isso à luz do texto principal dessa semana mostrou a produtividade de alterar a prática docente para facilitar o acesso dos alunos à uma aprendizagem mais complexa, tendo em vista até mesmo a defasagem que alguns apresentavam em certas áreas específicas do conhecimento. E o mais interessante é que o experimento pedagógico com essa prática, foi feito em grupos diferentes, de acordo com muitos parâmetros citados no vídeo, mostrando-nos a aplicabilidade daquela metodologia