Ir para o conteúdo principal

Fórum obrigatório 4: reflexão

sobre o estilo de aprendizagem

sobre o estilo de aprendizagem

por Maria Dasdores dos Santos - Número de respostas: 7
Sobre o primeiro  vídeo podemos perceber que exitsem vários formar de aprendizagems e que muitas delas são de boas qualidades mais que também muitas vezes não chega ao professor, e o que mais me chamou atenção foi dividir a sala em niveis de aprendizados e que ouvesem menos punisões para que os mesmo não se venha depois traumatizar,percebo que os metodos em algumas escolas fica apennas em um como também e possivel procura outros metodos ,onde podemos observa que . Emprega -se várias  uma metodologia de pesquisa mista, sendo majoritariamente quantitativa: verificação de estilos de aprendizagem por meio do Novo Índice de Estilos de Aprendizagem e assim contribui parao desenvolvimento da criança, e na educação .
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: sobre o estilo de aprendizagem

por Samuel Giovani dos Santos Ferreira -
Na palestra intitulada “Tudo o que você sempre soube sobre educação e que é falso”, proferida pelo professor Franck Ramus, é interessante pensar que no exercício da docência, a ciência, o método científico, determinam o que é eficaz, e não o bom senso ou o senso comum. É preciso ter cuidado com nossas observações e ações baseadas em crenças, o que justifica a importância da abordagem (de educação) baseada em evidências. Este é o caso, por exemplo, da retórica positiva em torno da repetência, da punição, quando, na verdade, são condutas e ações negativas para o processo de ensino-aprendizagem.
Diante dos atuais desafios, faz-se necessário mudança de postura e reformulação dos processos de ensino. É sobre isso que trata o artigo (SANTOS; REIS; SILVA, 2020), ao propor um estudo com metodologias diversificadas, com o objetivo de potencializar as potencialidades de cada estudante de acordo com os perfis de aprendizagem. Para mim, este é um grande desafio, que deve ser tratado, ao mesmo tempo, considerando a massiva precarização da docência (salários, formas de admissão, salas lotadas, falta de recursos materiais etc.). Não trata-se de eximir o professor do seu trabalho, mas de considerar o aprimoramento deste com condições para tal.
Em resposta à Samuel Giovani dos Santos Ferreira

Re: sobre o estilo de aprendizagem

por Nayra Ires Sozinho da Silva Reis -
Verdade, Samuel. O alerta que a palestra nos deixa é exatamente sobre o cuidado que devemos ter no exercício de nossa função. O cuidado de não nos deixar levar por crenças e sim nos apoiarmos em bases cientificas. Assim com na expressão "de médico e de louco todo mundo tem um pouco", nossa profissão acaba sendo vista sobre vários olhares, e essas observações levam as pessoas a acharem que sabem como fazer e como aplicar estratégias pedagógicas. Esse cuidado de não nos deixar levar por essas simples observações, de ter o cuidado e discernimento de fazer leituras que tenham base cientifica são essenciais para o nosso desempenho como educadores e para o desempenho de nossos alunos.
Em resposta à Nayra Ires Sozinho da Silva Reis

Re: sobre o estilo de aprendizagem

por Marta de Azevedo Fonseca Saraiva -
Concordo com você Nayra, esse alerta da palestra nós permite perceber o cuidado em devemos ter em desenvolver nossas atividades pedagógicas. Pois o professor muitas das vezes se deixam se levar por crenças, onde acreditam que elas fazem parte do resultado positivo em relação ao aprendizado de nossos alunos. Muitas das vezes o professor deixa de buscar o cientifico, pois assim esse professor passa a ensinar com ele aprendeu sem ter aquela preocupação se os alunos aprendem de forma diferente da dele. Suas Metodologias ultrapassadas do contexto social que a escola e o aluno estão inseridos..
Em resposta à Marta de Azevedo Fonseca Saraiva

Re: sobre o estilo de aprendizagem

por Paula Fernanda Teixeira da Silva -
Verdade,Marta.

Além de se deixar levar por crenças, tem também o sistema educacional que consome com muitas possibilidades de metodologias diversas. Trabalho em uma escola que os banheiros nem portas têm direito, a descarga,por muitas vezes não funciona, a TV funciona, mas as tomadas não... materiais então, nem vou citar, pois se não for do próprio bolso do professor, nem isso os estudantes teriam acesso. No fim, ele se vê com uma lousa, livros e acaba reproduzindo a metodologia que teve enquanto aluno. É desafiador e é isso o que me motiva a estudar e tentar, com as possibilidades que tenho, de fazer com que eles saiam melhores do que entraram na escola.
Boa sorte para nós,Marta !
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: sobre o estilo de aprendizagem

por Romilda Miguel de Brito Xavier -
Boa tarde, Maria
Isso mesmo
Cabe ao professor decidir os passos de ensino, os objetivos intermediários e finais com base em critérios que definem os comportamentos de entrada e os comportamentos que o aluno deverá exibir durante o processo de ensino-aprendizagem, como também ao final do mesmo.
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: sobre o estilo de aprendizagem

por Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges -
Ao analisarmos a palestra e o artigo, podemos entender que é essencial a utilização do método científico quando se trata da educação, principalmente com relação a aprendizagem, uma vez que a visão do professor ou do aluno sobre os métodos utilizados ou sobre a aprendizagem que acontece é algo subjetivo. Sendo assim, é outra vez apresentado o NILS ou Novo Índice de Estilos de Aprendizagem que trata das questões a partir de um questionário, algo que chama a atenção no artigo desta semana é a percepção dos resultados e da necessidade de atendermos aos diversos públicos na preparação de nossas aulas, utilizando uma variação de estratégias como os isopores pintados que chamaram a atenção dos estudantes e contribuíram para a motivação que é outro tema citado pelo vídeo quando fala que o senso comum diz que "reprovar" um aluno é essencial para sua melhoria, mas de acordo com as pesquisas isso se contradiz, já que pouco aquele aluno aprende e ainda se desmotiva.
Em resposta à Maria Dasdores dos Santos

Re: sobre o estilo de aprendizagem

por Laura Gabrielle Marques da Cruz -

Olá pessoal! Concordo muito com a colocação de todos, e nessa semana vimos que, além da grande importância da aplicação de métodos científicos na educação, devemos pensar também como os aplicamos e como são relevantes para questionarmos a prática educacional e a qualidade da aplicação de certas políticas educacionais, já que a maioria destas são mais perceptíveis no chão da escola. O vídeo incitou tais reflexões e todas as sugestões trazidas por Frank Ramus, em um apanhado de pesquisas diversas ao redor do planeta, são benéficas e abrem nossos olhos para questões que já foram citadas ao longo deste curso, e outras novas, como por exemplo os dados concretos acerca de algo que eu mesma presenciei em minha história educacional ainda como estudante: a separação dos alunos por rendimento em turmas diferenciadas. Apesar da tranquilidade que os alunos bem sucedidos tinham, parecia que aqueles com dificuldades educacionais ou comportamentos que afetam o coletivo acabavam a margem no sistema educacional, em procedimentos que os excluíam gradativamente, e acredito que parte do intuito dessa pós graduação seja formar e aprimorar todos nós como profissionais para não replicarmos essas metodologias pois elas simplesmente não funcionam para todos, e devemos promover educação para todos sem exceção. Rememorar isso à luz do texto principal dessa semana mostrou a produtividade de alterar a prática docente para facilitar o acesso dos alunos à uma aprendizagem mais complexa, tendo em vista até mesmo a defasagem que alguns apresentavam em certas áreas específicas do conhecimento. E o mais interessante é que o experimento pedagógico com essa prática, foi feito em grupos diferentes, de acordo com muitos parâmetros citados no vídeo, mostrando-nos a aplicabilidade daquela metodologia