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Fórum obrigatório 4: reflexão

Métodos de Pesquisa em Ensino de Matematica

Métodos de Pesquisa em Ensino de Matematica

por Fabricio da Silva Lobato - Número de respostas: 6

Com a palestra de Ramus trago uma reflexão sobre o ensino de Matematica. A Matematica é uma disciplina muito difícil de ser aprendida pelos alunos. Já realizei uma pesquisa na qual analise os erros dos alunos dentro da Analise combinatoria, e tambem analise a interação desses alunos em sala de aula, no qual percebi que quando eles estudam juntos um os estudantes conseguem progredir bem na matematica.

 

Em resposta à Fabricio da Silva Lobato

Re: Métodos de Pesquisa em Ensino de Matematica

por Edson Rocha Barreto -
Infelizmente tendências metodológicas se tornaram um comércio e na maioria das tendências são induzidas para serem funcionais, pois só assim teria alguém para comprá-las. Os "pesquisadores" criam uma tendência gerando uma nova para poder vendê-las para secretarias de educação nas mais diferentes esferas. Na minha humilde opinião, como professor de matemática nas escolas públicas em diferentes modalidades de ensino por mais de nove anos, o ensino aprendizagem na área de matemática não tem fórmula mágica, pois o trabalho consiste em apresentar os objetos de conhecimento aos alunos, para que aquele conteúdo irá servir ou qual será sua aplicabilidade e qual sua evolução futura na carreira escolar; em seguida as aulas serão voltadas basicamente nas mais diferentes atividades voltada na aplicabilidade do objeto de conhecimento com a perspectiva de que: se você quer ser bom em algo é importante praticar, repetir e principalmente trenar.
Têm muitos "pesquisadores e especialistas" que irão questionar o meu método e chamar de ultrapassado sendo que nas maiorias das vezes esses que questionam nunca se quer deram aulas em escolas públicas, seja na cidade ou no interior, nunca pegaram uma turma com 40 alunos ou uma turma multisseriada com alunos do 6ª ao 9º ano. E a crítica só vem para a metodologia dos professores e nunca o culpado é o aluno que não dar a mínima para o estudo, só vai para escola para se alimentar, brincar e principalmente para não perder algum programa social.
Os valores foram invertidos no que diz respeito a alunos e professores, pois os alunos podem errar, não cumprir com suas obrigações que está tudo bem, e no final serão recompensados sendo aprovado. Se o objetivo do professor é formar os alunos críticos e para o mundo do trabalho, esses pensamentos estão contraditórios, pois na "vida real" se você não tirar um excelente em tudo que irá fazer a recompensa não virá, e os alunos não estão preparados para assimilar isso e como a escola não ensinou então terá consequências graves no psicológico desse cidadão.
Em resposta à Edson Rocha Barreto

Re: Métodos de Pesquisa em Ensino de Matematica

por Clodoaldo Pereira de Mattos -
Olá Colega Edson Rocha, comungamos de algumas críticas identificadas em seu texto, principalmente quando analisa as novas propostas educacionais, muitas vezes sem o conhecimento da realidade das salas super povoadas, onerando o trabalho do professor e valorizando o processo de aprovação. É necessário que se veja a realidade e se mude alguns valores para que se possa dar uma referência ao processo ensino aprendizagem, e a partir daí possa ser discutido, com qualidade, as mudanças necessárias e inovadoras. Obrigado.
Em resposta à Clodoaldo Pereira de Mattos

Re: Métodos de Pesquisa em Ensino de Matematica

por Edson Rocha Barreto -
Exatamente Clodoaldo, sua fala foi cirúrgica. Não sou contra as novas metodologias de ensino, mas sim o momento em que exigem suas aplicações, pois para cobrar algo de um professor tem que dar suporte e não estou me referindo de acompanhamento, mas de suporte no que tange as políticas públicas como: salas insalubres, salas com quantidades de alunos adequadas, materiais didático, tempo para desenvolver, além de muitas outras.
Vou dar um exemplo: Agora estou trabalhando em uma turma modular, nessa turma há 22 alunos do 6° ao 9° ano sendo dois desses alunos especiais. A sala não tem porta muito menos ar condicionado só tem dois ventiladores onde a sensação térmica, sem exagero, chega fácil aos 40°C, não existe professor especialista para os alunos especiais e tenho que ministrar conteúdos de matemática do 6° ao 9° ano durante um mês e meio que é a duração do módulo, ou seja, o que seria trabalho para um ano letivo tenho apenas cerca de 32 dias letivos. E não nos pagam hora-atividade, trabalho nos planejamentos, elaborando atividades, corrigindo provas e atividades, preenchendo frequência, notas, etc. No período da noite e finais de semana, sem receber nada por isso, fira muitas outras coisas que deixarei de relatar por aqui, onde muitos pesquisadores pedagógicos não têm nem a mínima idéia como é a minha realidade.
Em resposta à Clodoaldo Pereira de Mattos

Re: Métodos de Pesquisa em Ensino de Matematica

por Aline Souza dos Santos -
Concordo parcialmente com vocês, Clodoaldo e Edson Rocha!
As metodologias atuais, ao meu ver, muitas vezes terminam culpabilizando e sobrecarregando o professor, retirando do aluno toda a responsabilidade no seu processo. Cheguei a comentar no primeiro texto dessa disciplina que, hoje, eu vejo a Educação entregando um protagonismo irresponsável a alunos que sequer reconhecem que todo direito abrange um dever e, assim, acreditam que têm o mundo em suas mãos mas não tem uma gota emocional para lidar com o contrário, com a crítica e com a repreensão - coisas que, na realidade, principalmente para nossos alunos de escola pública, eles sairão e precisarão aprender a ouvir, a ter limites e a entender a desigualdade.
Não acho que devamos retroceder ao tradicional "professor fala e manda, aluno senta, escuta e obedece". Como bem disse Clarice, somos pessoas desde que nascemos e merecemos ser tratados com respeito - o que significa sermos ouvidos, compreendidos e considerados enquanto autônomos e complexos. O que acontece é que inventam muito para atitudes que, às vezes, são simples. Muitas escolas não precisam de uma sala multimídia com tecnologia japonesa ou alemã, elas precisam apenas de tempo eficaz de planejamento, formação de qualidade aos profissionais e interesse (principalmente dos alunos).
Mas se um aluno sabe, de antemão, que não precisa se esforçar tanto... Ah, até eu preferiria receber sentada no sofá da minha casa comendo pipoca e lendo meu livro favorito! :D
Em resposta à Edson Rocha Barreto

Re: Métodos de Pesquisa em Ensino de Matematica

por Fabricio da Silva Lobato -
Verdade, temos salas de 40 alunos e é muito difícil de desenvolver um trabalho de qualidade, geralmente o fracasso do aluno recai no professor, mas é importante que os professores continuem se qualificando para que possamos melhorar nossa realidade e assim de crítica e reflexiva mudar a realidade nas escolas que estamos trabalhando
Em resposta à Fabricio da Silva Lobato

Re: Métodos de Pesquisa em Ensino de Matematica

por Fabricio da Silva Lobato -
O artigo "Aprendizagem visível de siderurgia para estudantes do curso técnico em Metalurgia" é uma pesquisa que aborda a efetividade do uso de vídeos educacionais para o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados à siderurgia para alunos do curso técnico em Metalurgia.

A pesquisa foi conduzida com um grupo de estudantes do curso técnico em Metalurgia da Escola Técnica Estadual de São Paulo e utilizou um vídeo educacional produzido especialmente para essa finalidade.

Os resultados da pesquisa demonstraram que o uso de vídeos educacionais contribuiu significativamente para a aprendizagem do conteúdo de siderurgia por parte dos alunos, tendo sido avaliado de forma positiva pela maioria dos estudantes.

Além disso, o artigo destaca a importância de utilizar técnicas pedagógicas inovadoras e adaptadas às necessidades dos alunos para promover uma aprendizagem significativa.

Em resumo, o artigo enfatiza a importância de utilizar recursos audiovisuais para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos, considerando a necessidade de adaptar as técnicas pedagógicas para obter resultados efetivos.