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Fórum obrigatório 4: reflexão

Eficiência (ou não) das práticas pedagógicas

Eficiência (ou não) das práticas pedagógicas

por Isis Vanessa Halim de Lima - Número de respostas: 12

Os conteúdos propostos para esta semana nos desafiam a pensar sobre a eficiência de métodos didáticos e práticas pedagógicas. Entendendo que o objetivo principal precisa ser sempre focado em criar evidências para orientar o trabalho de professores, gestores e também a formulação de políticas públicas para a educação, indo contra ao uso delas como mero instrumento para "punir" os estudantes com mais dificuldades ou classificá-los conforme o desempenho e sim para a melhoria da aprendizagem.

Em resposta à Isis Vanessa Halim de Lima

Re: Eficiência (ou não) das práticas pedagógicas

por Hércules Manoel Silva Monteiro -
Verdade, Isis. Muito importante toda essa bagagem que conseguimos adquirir aqui ao longo dessas semanas nesta disciplina, de fato tem sido algo muito interessante. Especificamente com relação ao conteúdo dessa semana, a palestra nos mostra que sempre é importante verificarmos a eficiência das metodologias que estão sendo aplicadas. Dependendo do contexto da escola, dos alunos e até dos docentes, uma metodologia que funcionou perfeitamente em uma situação não pode ser a meais adequada para ouras. Nesse aspecto, é necessário que esse processo de avaliação esteja sempre lado a lado com o desenvolvimento das ações do professor na sala de aula.
Em resposta à Isis Vanessa Halim de Lima

Re: Eficiência (ou não) das práticas pedagógicas

por Davi Santos Moura -
Sobre a eficiência do ensino, eu vejo uma questão muito típica da docência - principalmente daqueles que se apoiam demais no academicismo - que é a dificuldade do docente em "vender" a proposta de aula para a turma. Referida "venda" é no sentido de facilitar a imersão e o envolvimento dos discentes para com a aula, e nesse sentido o(a) profissional deve, em seu planejamento metodológico, contemplar uma abordagem que gere o interesse nos seus interlocutores sem se apegar exclusivamente no conteúdo teórico a ser exposto.

Diante dessa inegável realidade e dos trabalhos estudados nessa semana, há várias soluções a serem executadas em favor da eficiência do ensino e aprendizagem, dentre as quais eu destaco a importância de estudar o perfil da classe para, dentro do possível, tecer anotações e registros de cada membro da mesma; com isso em mãos o docente poderá compreender as particularidades de cada membro da sala, e com isso terá como desenvolver um plano de aula mais próximo do alcance de cada aluno.

É certo que a realidade de diversos colegas, em vista da massiva carga de trabalho, não permite um acompanhamento ideal de alunos, mas creio que um esforço consciente no sentido de buscar compreender as condições fáticas de cada membros da classe pode oportunizar uma abordagem cada vez mais assertiva por parte do docente, tornando-o cada vez mais um educador pleno.
Em resposta à Davi Santos Moura

Re: Eficiência (ou não) das práticas pedagógicas

por Adriana Lopes Moreira de Sousa -
A eficiência do ensino não se resume apenas à transmissão de conhecimento, mas também envolve o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, o estímulo ao pensamento crítico, a autonomia dos alunos e a capacidade de aplicar o aprendizado na vida cotidiana. Portanto, os professores devem buscar constantemente se aprimorar, estar abertos a novas abordagens e estratégias pedagógicas, além de investir no seu próprio desenvolvimento profissional.
Em resposta à Adriana Lopes Moreira de Sousa

Re: Eficiência (ou não) das práticas pedagógicas

por Danilo Couto Silva -
Muito bem colocado.
É sempre necessário investir em Práticas Pedagógicas, ferramentas de uso de (sites, softwares, etc), abordagens alternativas no que diz respeito.
Não apenas como uma transmissão de conhecimento, mas emancipar o aluno, trazer o aluno a situação problema, instigar ele na situação e investigar de qual metodologia eu possa usar para que trabalhamos as habilidades essenciais da BNCC, como também as habilidades socioemocionais.
As OT (Orientações Técnicas) realizadas pelas Diretorias de Ensino, nos traz ótimas oportunidades de ensino e aprendizagem, uso de novas ferramentas e abordagens.
Em resposta à Isis Vanessa Halim de Lima

Re: Eficiência (ou não) das práticas pedagógicas

por Claudia Rakel Pena Pereira -
Os conteúdos propostos nos desafiaram a pensar sobre a eficiência de métodos e práticas pedagógicas, como escreveu a Isis. A Palestra do Professor Franck Ramos nos fez refletir sobre o que funciona ou não na educação? Quais são as práticas mais eficientes ?O que funciona para cada público ? De acordo com Ramos, não podemos avaliar uma prática ou uma metodologia de maneira intuitiva , pelo viés de confirmação , porque somos influenciados por nossas crenças. Para Ramos a intuição e o senso comum não são bons guias para avaliar a eficácia de uma metodologia. Devemos pesquisar métodos já estudos com resultados comprovados cientificamente, além de experimentar, testar, novas práticas de ensino, descobrir quais funcionam melhor e finalmente melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem para todos os alunos.
Em resposta à Claudia Rakel Pena Pereira

Re: Eficiência (ou não) das práticas pedagógicas

por Beatriz da Costa Fernandes -
Interessante a palestra do professor Franck Ramus. Instiga a refletir sobre a eficiência das práticas pedagógicas não por um ponto de vista pessoal/subjetivo, pois como o mesmo diz, é influenciado pelas nossas crenças, ou até mesmo é observada de forma errada e acabamos tirando conclusões equivocadas a respeito, sendo, portanto, mais coerente avaliá-las a partir de evidências científicas. Inclusive, trás questionamentos a cerca de “polêmicos” fatos que ocorrem no meio educacional como o caso da reprovação e punição de alunos. Nesses casos sendo uma forma de categorizar desempenho e corrigi-los, e que se julga que sejam boas estratégias, mas como mostrado cientificamente, não se ver benefícios com isso. Como comentado pela colega Claudia, as metodologias precisão ser testadas, validadas, discutidas, quais são melhores para um dado cenário, para que sejam mais bem empregadas para melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem na escola.
Em resposta à Beatriz da Costa Fernandes

Re: Eficiência (ou não) das práticas pedagógicas

por Fernando Djalma Pinto -
Bom dia Beatriz, concordo com a sua reflexão e da colega Cláudia Rakel, achei muito interessante a palestra do Professor Frank Ramus, ela nos trouxe a oportunidade de fazermos uma autocrítica sobre a forma de ministrarmos nossas disciplinas. Podemos nos “iludir” quanto aos resultados que acreditamos termos obtido no efetivo aprendizado dos conteúdos pelos estudantes. Acredito que se deve promover constantemente uma inovação / incremento nos métodos aplicados para que sejam dinâmicos, acompanhem a evolução dos estudantes e sejam efetivos no aprendizado do público alvo. Penso que a educação baseada em evidências, além de ser uma excelente ferramenta, é um recurso a mais a ser utilizado por se basear em estudos experimentais / práticos, que tem apresentado ótimos resultados e, tem demonstrado crescimento na aprendizagem dos estudantes. Também Identifiquei no texto da semana a importância e a necessidade de se inovar nos métodos de ensino, utilizar diversos tipos de abordagens, buscando um distanciamento dos métodos tradicionais utilizados. Pois estes têm se mostrado menos eficazes ou pouco efetivos, percebe-se por exemplo que os estudantes em séries mais avançadas, apresentam dificuldades em disciplinas porque, conhecimentos básicos não foram assimilados e aprendidos em séries anteriores. Bom final de semana a todos... Fernando Djalma.
Em resposta à Fernando Djalma Pinto

Re: Eficiência (ou não) das práticas pedagógicas

por Cesar Augusto Gomes de Souza -
Concordo com você que é importante promover constantemente a inovação e o aprimoramento dos métodos de ensino, de modo a acompanhar a evolução dos estudantes e alcançar resultados efetivos no aprendizado.

A educação baseada em evidências é de fato uma abordagem valiosa, pois se apoia em estudos experimentais e práticos que têm demonstrado bons resultados e um crescimento na aprendizagem dos estudantes. Ao utilizar essas evidências, os educadores podem embasar suas práticas em abordagens comprovadas e confiáveis, aumentando as chances de sucesso.

Além disso, concordo com a importância de diversificar as abordagens de ensino e buscar afastar-se dos métodos tradicionais, que nem sempre são eficazes para todos os alunos. Reconhecer as dificuldades que surgem em séries mais avançadas devido à falta de assimilação de conhecimentos básicos em séries anteriores é fundamental para promover a aprendizagem contínua e o fechamento de lacunas educacionais.
Em resposta à Beatriz da Costa Fernandes

Re: Eficiência (ou não) das práticas pedagógicas

por Fabrício Vieira Bonfim -
Bem colocado pela colega. No início da palestra do professor Franck Ramus, ele foi repetitivo no uso das palavra crenças, sem falar do exemplo da sangria, que mesmo diante das evidências da ineficácia, ainda sim era utilizado. Felizmente o professor John Hattie compilou esses estudos e calculou o tamanho do efeito de cada prática no resultado final da aprendizagem.
Em resposta à Isis Vanessa Halim de Lima

Re: Eficiência (ou não) das práticas pedagógicas

por Gabriela de Oliveira -
Concordo Isis. Realmente eu fiquei bem reflexiva em relação às práticas pedagógicas abordadas pelo palestrante. Foi possível observar como a nossa intuição é falha quando se trata de ensino-aprendizagem, e como é importante nos basear em dados científicos para tomar atitudes, principalmente quando essas envolvem diretamente o aluno, que está em constante evolução. Atitudes bem vistas até hoje dentro da escola, podem causar efeitos negativos na aprendizagem do aluno. E não sabemos desses efeitos por falta de se interessar sobre assunto, visto que há inúmeros estudos sobre diversas áreas nas bases de dados, que abrangem as práticas pedagógicas e qual a eficiência delas. Portanto, falta um pouco de cuidado ao se relacionar com os alunos, falta interesse em tomar atitudes comprovadamente benéficas pra eles. Iniciar uma revolução quanto a isso seria um ótimo início, e isso depende de nós, docentes e futuros docentes!
Em resposta à Isis Vanessa Halim de Lima

Re: Eficiência (ou não) das práticas pedagógicas

por Gilmarcos Jacques de Lima -
O acesso à informação e os meios de comunicação avançaram muito. É inegável que os avanços tecnológicos têm contribuído para isso.

O comportamento da sociedade mudou ...
( e o que isso tem a ver com o fórum de discussão? Rsrs)

Todo esse avanço, que é fruto da evolução da nossa própria espécie. Faz-se necessário reconfigurar a concepção de ensino e aprendizagem, pois acredito que é inaceitável que os conteúdos pedagógicos moldados/formatado e prontos como antigamente, ainda, sejam transmitidos nos dias atuais, e que tais processos sejam chamados de processo de ensino e aprendizagem.

Vamos evoluir, estamos tendo um rico conhecimento com estas discussões, esse nosso investimento no desenvolvimento profissional, deverá refletir na evolução das nossas práticas pedagógicas. Como mencionado por Ramus, temos diversas práticas orientadas por modelos cientificamente validados, cabe a nós descobrir quais funcionam melhor e finalmente buscar melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem dos nossos alunos.
Em resposta à Isis Vanessa Halim de Lima

Re: Eficiência (ou não) das práticas pedagógicas

por Ewerton Silva de Souza -
A eficiência das práticas pedagógicas não pode ser avaliada apenas com base nos resultados quantitativos, como notas e desempenho em testes. Ela vai além disso, envolvendo o desenvolvimento integral dos estudantes, suas habilidades cognitivas, emocionais, sociais e éticas.

É fundamental considerar que as práticas pedagógicas eficientes são aquelas que estimulam a participação ativa dos alunos, promovem o pensamento crítico, desenvolvem habilidades de resolução de problemas, se anarlisarmos com olhar clínico, nós pedagogos devemos facilitar aprendizagem por meio de ferramentas que proporcione o portagonismo dos alunos em salas de aula, portanto, devemos incertivar a educação e propor mudanças contínuas pertinentes a toda sociedade.