A temática da semana foi aprendizagem, e na palestra levantou-se uma serie de questionamentos relevantes sobre a prática pedagógica, particularmente o tema veio a calhar, pois estou participando de um teste seletivo e o tema da prova didática é sobre prática pedagógica então vai contribuir muito com minha aula. Penso que todas as questões trazidas na palestra são verdadeiras e necessitam de reflexão por parte dos professores no sentido de rever sua prática e tentar alinha-la aos novos alunos que encontramos em sala e buscar potencializar a aprendizagem por parte dos alunos, porem a rotina e a burocracia consomem muito tempo dos professores, eu mesma muitas vezes deixo de lado a confecção de um material mais lúdico para me dedicar a preencher as burocracias que meu trabalho requer.
A palestra dessa semana com Franck Ramus explorou os vieses metodológicos de nossas práticas pedagógicas. Situações em que por meio do senso comum ou de crenças pessoais o professor aplica uma determinada metodologia na intenção de maximizar a aprendizagem do estudante mas que na prática não o maximiza. Como bem fundamentado pelo palestrante as metodologias de aprendizagem nem sempre maximizam o aprendizado levando o docente a desenvolver um trabalho ineficaz e custoso.
Diante da realidade do professor que precisa desenvolver muitas outras atividades além do ensinar, como bem pontuado pela colega, é fundamental escolher baseado em evidências qual metodologia utilizar. Assim, uma gestão pedagógica, na perspectiva institucional, que valorize o tempo de planejamento e avaliação dos professores é fundamental quando se busca a aplicação de práticas pedagógicas de eficientes e eficazes.
Diante da realidade do professor que precisa desenvolver muitas outras atividades além do ensinar, como bem pontuado pela colega, é fundamental escolher baseado em evidências qual metodologia utilizar. Assim, uma gestão pedagógica, na perspectiva institucional, que valorize o tempo de planejamento e avaliação dos professores é fundamental quando se busca a aplicação de práticas pedagógicas de eficientes e eficazes.
Em resposta à Viviana Patricia Kozlowski Lucyk
Re: Pratica pedagogica
por Michael Jackson Joras Cardoso -Contribuindo com o diálogo, tenho o mesmo sentimento quanto ao processo burocrático do trabalho sobre as questões atribuídas fora da sala aula. Procuro aplicar metodologias que busquem alcançar ou aproximar o ensino às aprendizagens dos alunos. Mas, geralmente, a gestão da escola ou o calendário escolar apertado e muitas vezes engessado em atividades tradicionais e entediantes dificultam o desenvolvimento do meu planejamento. Muitas vezes, sou inclinado a alinhar meu planejamento as demandas da escola, o que na minha percepção prejudica as estudantes no que diz respeito ao ensino-aprendizagem.