Ir para o conteúdo principal

Fórum obrigatório 4: reflexão

A ciência deve ser nossa base

A ciência deve ser nossa base

por Felipe Raposo - Número de respostas: 4

A ciência desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de práticas pedagógicas eficazes por parte dos professores. No entanto, a educação básica muitas vezes não enfatiza adequadamente a importância do conhecimento científico e do método científico. Isso resulta em lacunas no entendimento de que todo conhecimento a ser ensinado passou por um processo rigoroso para ser considerado válido. Nesse contexto, é crucial que os professores possuam conhecimento tanto da prática científica quanto da prática pedagógica.

Ao aplicar o método científico em sua prática pedagógica, os professores podem realizar pesquisas, coletar dados e analisar resultados para identificar quais estratégias de ensino são mais eficazes. Eles podem testar diferentes abordagens, adaptar suas metodologias com base nos resultados e fazer melhorias contínuas em sua prática. Ao conhecer a prática científica, os professores podem integrar princípios científicos em suas aulas. Isso significa introduzir o pensamento crítico, o raciocínio lógico e a investigação como parte do processo educacional. Ao manter a ciência como base de sua prática profissional, os educadores garantem que suas abordagens de ensino sejam fundamentadas em evidências e contribuam para o desenvolvimento integral dos alunos.

Em resposta à Felipe Raposo

Re: A ciência deve ser nossa base

por Gabriela Livreri Stein Mamprin -
Muito interessante a ideia de introduzir o método científico no ensino. Tanto como forma de avaliar as próprias práticas pedagógicas, quanto para estimular o pensamento crítico dos alunos. Isso se relaciona bastante com o conceito de "aprendizagem visível", ao passo em que o método científico pode ajudar a quantificar, medir, relacionar e parametrizar o nível de aprendizagem dos alunos e os aspectos que mais influenciaram nessa aprendizagem, tornando esses fatores visíveis ao professores, mas também aos alunos e aos líderes escolares.
Em resposta à Felipe Raposo

Re: A ciência deve ser nossa base

por Jacqueline Augusta de Almeida -
Caros colegas,

Complementando a reflexão, considero que o conhecimento científico é importante para a aprendizagem dos alunos, mas também é para a tomada de decisões pedagógicas.

Se observarmos áreas fora da educação, elas baseiam-se em estudos para definir as suas ações. Um bom exemplo, é os profissionais do Marketing, eles monitoram as nossas pesquisas em sites de compra e serviços para traçar o nosso perfil de consumidor e oferecer propagandas relacionadas aos nossos interesses. Portanto, na educação as ações não podem ser diferentes. Não podemos nos apoiar em crenças, como disse o professor palestrante, é preciso realizar pesquisas e estudos para fundamentar as nossas práticas, observar os resultados e fazer as modificações necessárias.

Na educação não existe receita pronta. Cada aluno, cada turma, cada contexto escolar possui as suas próprias características e demandas do seu tempo. Por isso, temos que ter um olhar crítico para propor nossas intervenções em sala de aula.
Em resposta à Felipe Raposo

Re: A ciência deve ser nossa base

por Flávio Augusto Gomes Rosendo -
Concordo com os apontamentos dos Colegas!

As pesquisas conduzidas pelo professor John Hattie, com base em centenas de análises sobre modelos de aprendizagem, evidenciam que as intervenções docentes, de modo geral, resultam em melhorias nos resultados alcançados por alunos em idade escolar. Via de consequência, as metodologias não estabelecem, isoladamente, o diferencial no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que cada qual, ao abordá-lo sob determinada perspectiva, deixa de fazê-lo em relação a outros tantos aspectos relevantes.
O professor John Hattie salienta que a educação não deve ser vista como uma ciência, mas como prática. A educação é existencial, é constitutiva, serve para dar compreensão sobre o mundo, dar direção e ajudar na tomada de decisões. A relação entre docente e discente se dá entre sujeitos, de forma que o discente repara em todas as coisas relacionadas ao sujeito que ensina.

As relações que os alunos estabelecerão com as disciplinas e com futuras profissões são influenciadas, em maior ou menor medida, pela relação com o docente. O docente educa para a vida e é para os alunos referência. Cabe ao docente ser a melhor referência possível aos alunos.

Portanto, conquanto a educação baseada em evidências demonstre a existência de metodologias mais ou menos eficazes, reserva-se à sensibilidade do professor, a escolha da melhor estratégia a ser aplicada em sala de aula.
Em resposta à Felipe Raposo

Re: A ciência deve ser nossa base

por Raphaella Gomes Lyrio -
Excelente colocação! Devemos aproveitar mais os dados científicos para melhoria contínua na prática pedagógica, pois somos muito influenciados por nossas crenças. Devemos também levar em consideração que cada indivíduo é único, cada aluno e turma são únicos, então os métodos podem precisar mudar.