Olá professores e demais colegas,
Gostaria de agradecer a excelente oportunidade de poder estar integrado na disciplina de "Seminários Temáticos", pois muito acrescentou em conhecimento teórico e prático do meu cotidiano enquanto educador. Particularmente, gostei muito do artigo "Aprendizagem visível de siderurgia para estudantes do curso técnico em metalurgia" de Santos et al. (2020), disponibilizado para leitura e reflexão desta 4° e ultima semana da disciplina. Isto porque, os autores apesentaram uma boa recapitulação bibliográfica a respeito de alguns dos principais teóricos da educação, como Mizukami, sobre a abordagem de ensino tradicional e Ausubel, com a teoria da aprendizagem significativa ( do meu ponto de vista, uma das melhores para se implementar no trabalho diário em sala de aula). Digo isto, porque gosto de ler sobre teóricos da educação, sua reflexões e metodologias de eficiência da aprendizagem. Contudo, como foi dito pela profa. Luciene Gomes, na opinião publicada acima, a realidade da educação brasileira é completamente diferente, devido a sobrecarga de atividades que nos é imposta, incluindo a má administração e fiscalização da distribuição de verbas que deveriam chegar até as instituições de ensino do país afim de melhorar as condições de ensino-aprendizagem para a comunidade escolar. Acredito também, que todas as metodologias de formas de ensinar desenvolvidas são válidas, umas mais outras menos. O professor (a), que deseja tornar o conteúdo instigante, precisará sempre entender a prática de ensino que melhor atenda as necessidades de cada aluno. Ser imutável, não é a melhor maneira de desenvolver a curiosidade e a criticidade do alunado. É preciso compreender a realidade da escola e do seu público alvo e adaptar-se.
Abraços!
Gostaria de agradecer a excelente oportunidade de poder estar integrado na disciplina de "Seminários Temáticos", pois muito acrescentou em conhecimento teórico e prático do meu cotidiano enquanto educador. Particularmente, gostei muito do artigo "Aprendizagem visível de siderurgia para estudantes do curso técnico em metalurgia" de Santos et al. (2020), disponibilizado para leitura e reflexão desta 4° e ultima semana da disciplina. Isto porque, os autores apesentaram uma boa recapitulação bibliográfica a respeito de alguns dos principais teóricos da educação, como Mizukami, sobre a abordagem de ensino tradicional e Ausubel, com a teoria da aprendizagem significativa ( do meu ponto de vista, uma das melhores para se implementar no trabalho diário em sala de aula). Digo isto, porque gosto de ler sobre teóricos da educação, sua reflexões e metodologias de eficiência da aprendizagem. Contudo, como foi dito pela profa. Luciene Gomes, na opinião publicada acima, a realidade da educação brasileira é completamente diferente, devido a sobrecarga de atividades que nos é imposta, incluindo a má administração e fiscalização da distribuição de verbas que deveriam chegar até as instituições de ensino do país afim de melhorar as condições de ensino-aprendizagem para a comunidade escolar. Acredito também, que todas as metodologias de formas de ensinar desenvolvidas são válidas, umas mais outras menos. O professor (a), que deseja tornar o conteúdo instigante, precisará sempre entender a prática de ensino que melhor atenda as necessidades de cada aluno. Ser imutável, não é a melhor maneira de desenvolver a curiosidade e a criticidade do alunado. É preciso compreender a realidade da escola e do seu público alvo e adaptar-se.
Abraços!