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Fórum obrigatório 4: reflexão

É ensinando que se aprende! Aprendizagem colaborativa.

É ensinando que se aprende! Aprendizagem colaborativa.

por Enaldo Lopes - Número de respostas: 6

Bom, ainda não sou professor, mas observei tanto na palestra quanto no artigo uma máxima que trago comigo na relação ensino-aprendizagem, tanto na pratica escolar como vivenciada fora da sala de aula; -é ensinado onde mais se aprende. Nenhum professor pode fazer com que um aluno aprenda o que ele não quer aprender, mas métodos científicos condicionados aos trabalhos em educação podem realmente ter aplicações de forma didática é eficiente. Há necessidade de desenvolvimento de novos materiais e novas metodologias de ensino para que os estudantes alcancem maior compreensão dos princípios educacionais visando melhor aproveitamento didático. Acredito que o papel do professor é orientar, apoiar e fornecer direcionamento, enquanto os alunos assumem a responsabilidade por seu próprio aprendizado, o ensino precisa promover habilidades de pensamento crítico, autorreflexão e independência intelectual nos alunos. 

Em resposta à Enaldo Lopes

Re: É ensinando que se aprende! Aprendizagem colaborativa.

por Eliedson Martins da Silva -
Olá Enaldo! Concordo com teu ponto de vista. Já vi em alguns métodos de estudo que se ensinando é que se tem um maior aprendizado, ou seja, transmitindo o que se sabe, debatendo o assunto é possível se ter um ganho maior no aprendizado. Quanto ao papel do professor, sabemos que deixou de ser aquele papel central no desenvolvimento do conhecimento e passou para o papel de incentivador, o professor pode incentivar e utilizar de alternativas metodológicas para chamar a atenção do aluno para aquele assunto, porém é necessário um constante aperfeiçoamento dessas metodologias, uma vez que o jovem esta sempre em busca de algo que o atraia e o chame a atenção e o modelo tradicional de ensino já não mais é tão eficiente, como mostrado no vídeo. Acredito que seja necessário sempre buscar alternativas na metodologia de ensino para que se possa continuar despertando no aluno o desejo de aprender, uma vez que o processo de ensino e aprendizado envolve tanto o professor, com o incentivo e direcionamento para a construção do conhecimento e do próprio aluno responsável por construir o seu conhecimento e buscar estar sempre aberto ao aprendizado.
Em resposta à Eliedson Martins da Silva

Re: É ensinando que se aprende! Aprendizagem colaborativa.

por Enaldo Lopes -
Assim mesmo Eliedson. Ontem recebi de um amigo uma postagem referente a um professor que atualizou seu método incentivando os alunos a transcrever manualmente e atualizar as informações do ChatGpt. Inclusive com as próprias palavras.
Não exite um método certo para ensinar, exite uma boa vontade em compartilhar conhecimento.
Em resposta à Enaldo Lopes

Re: É ensinando que se aprende! Aprendizagem colaborativa.

por Edinea dos Santos Marçal -
Também não sou professora, mais pensar em práticas pedagógicas e pensar em medidas que possam influenciar no melhor aproveitamento do aluno em sala de aula, portanto fazer analises constantes sobre os métodos de ensino e fundamental. Na palestra o professor Franck Ramus usa a palavra crenças de forma repetitiva para que possamos refletir, como somos influenciados e no meu ponto de vista o objetivo principal foi as formas de ensinar crianças que são intrinsecamente diferentes e aprendem de maneiras diferentes, apresentar conteúdos de varais maneiras, para que se possa obter melhores resultados.
Em resposta à Enaldo Lopes

Re: É ensinando que se aprende! Aprendizagem colaborativa.

por Igor Cristian Souza da Silva -
Concordo parcialmente, pois acredito que não se trata apenas de sempre criar novos métodos, mas sobretudo, ter disciplina e comprometimento das partes interessadas, neste caso são o estado, família e o(a) aluno(a). Entretanto, para que isso ocorra, compreendo também a importância de conhecer seu público-alvo, pois turmas são singulares, gosto bastante quando os professores conseguem entender as necessidades da sua turma e não apenas seguem a didática que mais lhe atende, como se isso isto fosse resolver os desafios na educação que todos enfrentam de uma forma ou outra.
Em resposta à Enaldo Lopes

Re: É ensinando que se aprende! Aprendizagem colaborativa.

por Aline da Gama Melila Licurgo -
Boa tarde Enaldo!

Concordo com você. Sou professora e penso que, óbvio que cada ser humano é único (e acredito que exatamente por este motivo seja tão difícil se definir algo como "correto" ou "eficaz" , como vimos no vídeo), mas até o momento, baseado na minha experiência docente, existem sim os alunos que não querem participar da aula e não estão dispostos a aprender, mas também existem aqueles que simplesmente estão entediados ou dispersos. Cabe a nós termos o "feeling" da interpretação e de aceitarmos que há a necessidade de nos atualizarmos e buscarmos novas metodologias de ensino a fim de -pelo menos- tentar prender a atenção dos estudantes.
Assim como você citou sobre o professor do "chat GPT: enquanto vários professores simplesmente se empenharam em reclamar e "proibir" o chat GPT no desenvolvimento de atividades, este exemplo que você deu, buscou um jeito de inseri-lo no contexto dos alunos como forma de melhoria do aprendizado/pesquisa.
Em resposta à Enaldo Lopes

Re: É ensinando que se aprende! Aprendizagem colaborativa.

por Isaias Alexandre Rodrigues -
Muito interessante a abordagem adotada a respeito do tema dessa semana. É preciso levar em conta a responsabilidade do aluno no próprio processo de ensino-aprendizagem. Professores devem pensar em maneiras diferentes de alcançar os alunos e ainda assim serem bem-sucedidos no processo de construção do conhecimento.