Ir para o conteúdo principal

Fórum obrigatório 4: reflexão

Reflexão sobre as metodologias utilizadas nas salas de aula

Reflexão sobre as metodologias utilizadas nas salas de aula

por Daliane Ana Cacildo de Carvalho - Número de respostas: 2

A palestra dessa semana, me permitiu refletir e reafirmar que a educação está em constante evolução, mas mesmo em meio a essa afirmação, quantos são os profissionais que se sentem engessados e preferem trabalhar em meio as suas crenças limitantes e metodologias que já não se aplicam ou que não possui comprovação cientifica? 

As práticas educativas precisam ser trabalhadas baseando-se em evidências científicas, pois como apresentado na palestra, muitos são os estudos e resultados publicados sobre o uso adequado de metodologias de ensino. 

Infelizmente, mesmo em meio a esse vasto material, a realidade da maioria das escolas brasileiras ainda é limitada a um ensino tradicional que não visa um ensino equilibrado, pois são instituições carentes de metologias seguras, comprovadas e que agreguem uma formação de qualidade para os alunos e crescimento profissional para os educadores.  Essa realidade pode ser diferente quando temos uma direção e coordenação escolar democrática que estimula os educadores a explorarem metodologias que de fato contribua para a formação intelectual e pessoal do aluno.




Em resposta à Daliane Ana Cacildo de Carvalho

Re: Reflexão sobre as metodologias utilizadas nas salas de aula

por Elen Carla Pereira dos Santos -
A palestra me deixou pensativa sobre várias questões que envolvem a educação na qual vejo na prática: penso no caso dos meus filhos que tem uma educação formal que os desestimulas, onde por falta meus dois filhos caçulas foram reprovados por me acompanharem em minhas viagens no interior, e oinde a escola não me forneceu nenhum apoioi sobre isso, achando melhor reprová-los e me condenar como mãe que escolheu trabalhar, e, ironicamnet dá aula no interior do estado para turmas do ensino técnico em recurso pesqueiro, onde vc encontra turmas com pensamento engessado em crenças, comportamentos que se misturam com o que eles qureem apreender e como desenvolverão seus estudos e a srela~ções com seus isntrutores.
Penso também de como esses grupos ( meius filhos e meus ex alunos) desevolverão suas aptidões, sendo que vejo que somos pessoas que pensam um pouco fora da caixa, que a inquietação bate à porta, porém nos limitamos em expor o pensamento, como no caso, meus filhos apresentam TEA, logo não gostam de comunicar-se, não expõe seus pensamentos para os outros por não se sentirem acolhidos. A maioria dos professores, por terem uma mente engesssada em apremdizagem traumática, reflete isso em seus alunos, prendem-se em conceitos já estabelecidos, que são sua zona de conforto e escape para as frustrações diárias, assim perpetuam o que aprenderam e como aprenderam.
Quando ele diz que a França é um país de desigualdades, pensei que o Brasil que é muito maior, com tantos fatores intrinsecos e extrinsecos deve ter muito mais dificuldade na questão de identificar aptidões nas novas mentes pensantes adormecidas.
O conhecimento neste momento está fazendo mi ha me nte explodir.
Em resposta à Elen Carla Pereira dos Santos

Re: Reflexão sobre as metodologias utilizadas nas salas de aula

por Daliane Ana Cacildo de Carvalho -
Compreendo os seus desafios de mãe e educadora, de fato são muitos os fatores e experiências que nos permite questionar os objetivos da educação que o nosso país deseja para os alunos. O ensino tradicional já está obsoleto a tempos, mas a comunidade educativa insiste em defender essa prática.