A palestra dessa semana, me permitiu refletir e reafirmar que a educação está em constante evolução, mas mesmo em meio a essa afirmação, quantos são os profissionais que se sentem engessados e preferem trabalhar em meio as suas crenças limitantes e metodologias que já não se aplicam ou que não possui comprovação cientifica?
As práticas educativas precisam ser trabalhadas baseando-se em evidências científicas, pois como apresentado na palestra, muitos são os estudos e resultados publicados sobre o uso adequado de metodologias de ensino.
Infelizmente, mesmo em meio a esse vasto material, a realidade da maioria das escolas brasileiras ainda é limitada a um ensino tradicional que não visa um ensino equilibrado, pois são instituições carentes de metologias seguras, comprovadas e que agreguem uma formação de qualidade para os alunos e crescimento profissional para os educadores. Essa realidade pode ser diferente quando temos uma direção e coordenação escolar democrática que estimula os educadores a explorarem metodologias que de fato contribua para a formação intelectual e pessoal do aluno.