Como o próprio título da palestra sugere, há urgência da desconstrução e reforma nas práticas em educação que têm sido pautadas em crendices, ideologias e viés de confirmação sem eficácia comprovada-o chamado bom senso.
Diante disso, Ramus aborda temas inerentes ao contexto educacional, como a questão da indisciplina, da reprovação e dos métodos e demonstra como gerenciá- los da melhor forma, com base em estudos e pesquisas.
Segundo aponta o palestrante, a educação baseada em evidências científicas desviam o fazer pedagógico de crendices e discursos contraditórios e geram resultados mais positivos.
Na perspectiva de Ramus, o profissional que observa o efeito de suas próprias práticas corre um grande risco de se enganar. Em se tratando do contexto educacional e de estudos que apontam a necessidade da práxis pedagógica reflexiva, isso parece contraditório, ao passo que faz todo sentido quando pensamos em educação baseada em evidências científicas e resultados experimentalmente comprovados. São muitas as desconstruções e apontamentos e inquietações trazidos pela palestra que coloca o educador em face da necessidade de ser sempre um pesquisador e aberto às mudanças no que tange sua prática.
Como professora, reconheço essa necessidade e urgência diante de todos os resultados negativos na educação brasileira, como também percebo que não é fácil nos desvencilar das amarras do bom senso e das intuições no fazer pedagógico.
Não poderia deixar de elogiar a escolha da palestra dessa última semana da Disciplina, muito condizente com o percurso que fizemos até aqui. Não encerra uma ideia, pelo contrário, acende tantas outras! A Disciplina tem reformado meu pensamento. Muito aprendizado envolvido!