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Fórum obrigatório 4: reflexão

"Tudo o que você sempre soube sobre educação e que é falso", por Frank Ramus

"Tudo o que você sempre soube sobre educação e que é falso", por Frank Ramus

por JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS - Número de respostas: 2

A palestra de Frank Ramus questiona ideias amplamente aceitas no campo educacional, propondo análises fundamentadas na ciência, desafiando a noção de que existem estilos de aprendizagem específicos, argumentando que a abordagem mais eficaz é adotar uma variedade de métodos de ensino que atendam às necessidades diversas dos alunos. 

Ramus defende a ideia de que, com a instrução adequada e o esforço, qualquer pessoa pode desenvolver habilidades sólidas. Assim, o autor direciona para a importância de repensar as práticas educacionais e promover um debate informado sobre o assunto. A palestra, dessa forma, contribui para uma reflexão sobre as práticas educacionais e a busca por abordagens mais eficazes e embasadas em evidências para promover a aprendizagem dos alunos.


Em resposta à JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS

Re: "Tudo o que você sempre soube sobre educação e que é falso", por Frank Ramus

por Eliana Antonia Demarques -
Isso mesmo, Jaqueline! Frank Ramus traz inúmeras reflexões sobre a prática docente para transformar os processos de "ensino e aprendizagem visíveis" de acordo com o artigo também proposto nesta semana. Precisamos planejar aulas e atividades que sejam mais compreensíveis para os diferentes estilos de aprendizagem dos estudantes. Para isso Hattie (2009) destaca três elementos-chave que são considerados fundamentais nesse processo: feedback, metacognição e ensino direto.

HATTIE, J. A. C. Visible Learning: a síntese de mais de 800 meta-análises relacionadas ao desempenho. Londres, Reino Unido: Routledge, 2009.
Em resposta à JAQUELINE ARGOLO REBOUÇAS

Re: "Tudo o que você sempre soube sobre educação e que é falso", por Frank Ramus

por Armstrong Pereira de Almeida -
Olá Jaqueline, achei muito bom a sua leittura em relação ao Ramus. Acrescento a suas colocações a constatação de Dermeval Saviani na obra Do senso comum à Consciência Filosófica. Na obra supra citada o autor destaca a urgência da classe de professores de abandonar o senso comum e caminhar em direção ao saber filosófico como consciência de classe. Os escritos no referido livro são mais direcionados a papel do professor na sociedade a partir de sua formação muitas das vezes prejudicada na formação inicial, nas Universidades. Os temas abordados por ambos podem parecerem distintos, mas se observamos bem o contexto da desorientação prossegue, no contexto dos fazeres, no dia a dia do professor em sala de aula, quando o professor em muitas das vezes recorre a intuição ou aos sensos comuns para lidar com comportamentos desajustados de um ou de outro aluno, ou quando acredita na falsa ideia de se formar turmas homogenias como forma de facilitação do trabalho do professor e etc.