A palestra Tudo o que você sempre soube sobre educação e que é falso, é fantástica, é uma aula de boas práticas para os profissionais da educação de todos os níveis.
Na palestra, o professor Franck, faz um questionamento, ou provocação, sobre como saber se a prática pedagógica adotada está sendo eficiente. Propondo inicialmente verificar a opinião do professor, do aluno e dos pais de alunos, porém, ele afirma que fazer a pessoa que aplica a prática autoavaliar-se, pode induzir ao erro.
Como exemplo do erro, ele cita o período em que os médicos praticavam a sangria em pacientes.
Ele cita também que não é confiável verificar se um método de ensino é eficiente, apenas medindo a evolução de um grupo de alunos exposto a ele, pois, as crianças estão em constante evolução, o que pode gerar dispersão no resultado, e que o ideal é ter dois grupos de controle, nos quais, será medida a evolução com métodos diferentes de ensino, o que gera mais confiabilidade no resultado, modelo de avaliação que é caro e cansativo, porém, que pode ser aplicado, o que é confirmado por meio dos estudos que mostram que muitos países executam este tipo de processo e usam os resultados para orientar as práticas educacionais mais adequadas para a sociedade.
Muito interessante o questionamento e as pesquisas sobre a heterogeneidade em salas de aulas, com os resultados sobre a repetição, formação de classes fracas e fortes, ambas técnicas ineficazes de acordo com os estudos. Franck afirma, que o melhor método para resolver este problema, é criar grupos com necessidades especificas na classe, muitas vezes em apenas uma matéria ou etc.
Também foi questionado pelo professor, sobre como ensinar alunos que aprendem de maneiras diferentes, ele citou incialmente os três principais estilos de aprendizagem: visual, auditivo e cenestésico, dando como primeira solução ensinar cada aluno no estilo que ele preferir, o que é contestado pelos estudos, que afirmam que o melhor é usar diferentes metodologias e estilos, para os alunos aprenderem melhor.
Como ultimo problema da aprendizagem, o professor questiona, sobre como gerir comportamentos perturbadores de alunos? E explica que a punição não é o mais assertivo de imediato, propondo como solução para esta situação analisar minuciosamente o comportamento dos alunos, entender o fato que gera o comportamento inadequado, juntamente dos que reforçam e mantem este comportamento, para depois, usar como método a recompensa para os bons comportamentos, invertendo a situação, ele afirma, que a punição só deve ser aplicada no final de todas as tentativas, como último recurso e em casos muito específicos e graves.
O professor reforça que estes métodos ensinados tem eficiência comprovada cientificamente, porém, que é necessário o treinamento dos professores para a utilização deles.
São muitas orientações para nós educadores, algumas das quais já faço uso no dia a dia, como, criar grupos diversos nas salas, para isto utilizo aplicativos de formação de grupos aleatórios, proporcionando o aprendizado por meio de diferentes culturas, bagagens pessoais e experiências prévias, além de utilizar diferentes metodologias de aula, como slides, vídeos, games, dinâmicas etc., e que reforçarei ainda mais após a palestra.
A cada semana a disciplina ficou melhor finalizou com chave de ouro.
Muito obrigado pela indicação da palestra que ensinou muito em tão pouco tempo!