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Fórum obrigatório 4: reflexão

PALESTRA FANTÁSTICA - Tudo o que você sempre soube sobre educação e que é falso - RESUMO E CONSIDERAÇÕES

PALESTRA FANTÁSTICA - Tudo o que você sempre soube sobre educação e que é falso - RESUMO E CONSIDERAÇÕES

por Willians dos Santos Lúcio - Número de respostas: 4

A palestra Tudo o que você sempre soube sobre educação e que é falso, é fantástica, é uma aula de boas práticas para os profissionais da educação de todos os níveis.

Na palestra, o professor Franck, faz um questionamento, ou provocação, sobre como saber se a prática pedagógica adotada está sendo eficiente. Propondo inicialmente verificar a opinião do professor, do aluno e dos pais de alunos, porém, ele afirma que fazer a pessoa que aplica a prática autoavaliar-se, pode induzir ao erro.

Como exemplo do erro, ele cita o período em que os médicos praticavam a sangria em pacientes.

 

Ele cita também que não é confiável verificar se um método de ensino é eficiente, apenas medindo a evolução de um grupo de alunos exposto a ele, pois, as crianças estão em constante evolução, o que pode gerar dispersão no resultado, e que o ideal é ter dois grupos de controle, nos quais, será medida a evolução com métodos diferentes de ensino, o que gera mais confiabilidade no resultado, modelo de avaliação que é caro e cansativo, porém, que pode ser aplicado, o que é confirmado por meio dos estudos que mostram que muitos países executam este tipo de processo e usam os resultados para orientar as práticas educacionais mais adequadas para a sociedade.

 

Muito interessante o questionamento e as pesquisas sobre a heterogeneidade em salas de aulas, com os resultados sobre a repetição, formação de classes fracas e fortes, ambas técnicas ineficazes de acordo com os estudos. Franck afirma, que o melhor método para resolver este problema, é criar grupos com necessidades especificas na classe, muitas vezes em apenas uma matéria ou etc.

 

Também foi questionado pelo professor, sobre como ensinar alunos que aprendem de maneiras diferentes, ele citou incialmente os três  principais estilos de aprendizagem: visual, auditivo e cenestésico, dando como primeira solução ensinar cada aluno no estilo que ele preferir, o que é contestado pelos estudos, que afirmam que o melhor é usar diferentes metodologias e estilos, para os alunos aprenderem melhor.

 

Como ultimo problema da aprendizagem, o professor questiona, sobre como gerir comportamentos perturbadores de alunos? E explica que a punição não é o mais assertivo de imediato, propondo como solução para esta situação analisar minuciosamente o comportamento dos alunos, entender o fato que gera o comportamento inadequado, juntamente dos que reforçam e mantem este comportamento, para depois, usar como método a recompensa para os bons comportamentos, invertendo a situação, ele afirma, que a punição só deve ser aplicada no final de todas as tentativas, como último recurso e em casos muito específicos e graves.

 

O professor reforça que estes métodos ensinados tem eficiência comprovada cientificamente, porém, que é necessário o treinamento dos professores para a utilização deles.

São muitas orientações para nós educadores, algumas das quais já faço uso no dia a dia, como, criar grupos diversos nas salas, para isto utilizo aplicativos de formação de grupos aleatórios, proporcionando o aprendizado por meio de diferentes culturas, bagagens pessoais e experiências prévias, além de utilizar diferentes metodologias de aula, como slides, vídeos, games, dinâmicas etc., e que reforçarei ainda mais após a palestra.

 

A cada semana a disciplina ficou melhor finalizou com chave de ouro.

 

Muito obrigado pela indicação da palestra que ensinou muito em tão pouco tempo!


Em resposta à Willians dos Santos Lúcio

Re: PALESTRA FANTÁSTICA - Tudo o que você sempre soube sobre educação e que é falso - RESUMO E CONSIDERAÇÕES

por Maria Luiza Lima Pereira -
Wiilians, você tem toda razão! A palestra do professor Franck Ramus foi realmente maravilhosa. Especialmente quando ele sugere que a punição não é o método mais assertivo para gerir "comportamentos perturbadores" de alunos, ou seja, a famosa indisciplina em sala de aula. Em vez disso, ele propõe analisar minuciosamente o comportamento dos alunos e entender o fato que gera o comportamento inadequado, juntamente dos que reforçam e mantêm este comportamento. Depois disso, ele sugere usar como método a recompensa para os bons comportamentos, invertendo a situação. Ele afirma, ainda, que a punição só deve ser aplicada no final de todas as tentativas, como último recurso e em casos muito específicos e graves. Além disso, o professor reforça que estes métodos ensinados têm eficiência comprovada cientificamente, porém, é necessário o treinamento dos professores para a utilização deles. A esse respeito, devo dizer que essa sempre foi a minha linha de conduta tanto na minha atuação profissional quanto na forma como conduzo a educação dos meus filhos. Confesso, porém, que de forma intuitivo e pessoal, pois sempre fui favorável ao ditado: "elogie em público e corrija no privado." Já de forma mais acadêmica, essa ideia foi reforçada em mim após a leitura de Paulo Freire e de sua crítica contunde à "Educação Opressora". Para o nosso grande mestre, a punição não é eficaz para a educação. Por essa razão, ele nos propunha uma educação libertadora e baseada na formação crítica do aluno.
Em resposta à Maria Luiza Lima Pereira

Re: PALESTRA FANTÁSTICA - Tudo o que você sempre soube sobre educação e que é falso - RESUMO E CONSIDERAÇÕES

por Leylanne Dayse Oliveira -

Concordo, com base em minhas experiências, que a punição não deve ser prioridade nem deve ser o melhor método para reduzir comportamentos inadequados em sala de aula. Porém fiquei curiosa quando o professor Franck Ramus mencionou que era necessário treinamento para os professores aprenderem a aplicar a técnica dos métodos comportamentais. De fato gostaria de saber se existem mesmo treinamentos voltados para isso.


Embora particularmente eu não tenha uma solução melhor para o problema do mal comportamento em sala de aula, tenho criticas ao método que ele diz ser comprovadamente eficaz. Analisar o comportamento inadequado do aluno identificando o que o desencadeia, o reforça e o mantem, é um desafio quando não se trata de um só comportamento nem de um só aluno, mas de pelo menos 30, em sala de aula. É óbvio que recompensas motivam, mas elas tem seus limites, e não são muitas as recompensas que um professor possa fornecer para um aluno hoje em dia que de fato o faça querer mudar seu comportamento. Por experiência, não há jogos, pontos extra, elogios, momentos de lazer ou chocolates que no momento estejam conseguindo mudar o comportamento de não realizar as tarefas daqueles meus alunos que de fato não as querem fazer. Por experiência também, nenhum desses e de outros mecanismos de recompensa tem conseguido mudar outros maus comportamentos em sala de aula de muitos de meus alunos. Elogiar e recompensar aqueles com bom comportamento os tornam alvo daqueles com comportamento inadequado. Elogiar e recompensar aqueles com mau comportamento quando esporadicamente se comportam de forma adequada, faz com que estes fiquem felizes temporariamente, mas não é o suficiente para os fazerem gradativamente abandonar os comportamentos ditos “perturbadores”. Como promete o professor Franck Ramus baseado nos resultados dos estudos.


Mesmo assim, por falta de técnica melhor para reduzir esses comportamentos “perturbadores” em sala de aula, ou por falta de treinamento para melhorar minha prática, sigo com este método da análise de comportamento que já praticava por intuição e bom senso. O método funciona com meu cachorro, com minha ave de estimação, mas ainda não funcionou com a maioria de meus alunos. Uma vez que seres humanos são mais complexos e suas aprendizagens e comportamentos não possam ser simplesmente reduzidos nem a reforços positivos tão pouco a reforços negativos. Mesmo que em alguns casos e situações isso possa ser eficiente, e ao mesmo tempo, esse método tenha falhas até mesmo com os animais.

Em resposta à Willians dos Santos Lúcio

Re: PALESTRA FANTÁSTICA - Tudo o que você sempre soube sobre educação e que é falso - RESUMO E CONSIDERAÇÕES

por Priscila da Silva Pereira -
Excelentes colocações! Realmente existem diversos fatores a serem considerados antes de afirmar que uma prática pedagógica foi eficiente. Por isso, essa palestra foi essencial para compreendermos a importância de analisar as diferentes maneiras de aprender. A reflexão sobre a punição também achei bastante interessante, pois inverter a situação e buscar entender o que causa o comportamento inadequado, pode sim contribuir na solução de problemas que ocorrem constantemente na sala de aula. Não é fácil, mas com certeza vou tentar utilizar com meus alunos e vê se obterei bons resultados.
Em resposta à Willians dos Santos Lúcio

Re: PALESTRA FANTÁSTICA - Tudo o que você sempre soube sobre educação e que é falso - RESUMO E CONSIDERAÇÕES

por Pablo Holanda Aderaldo Albuquerque -
Com certeza, Willians. O Prof. Franck soube muito bem relatar sobre as questões tão pertinentes sobre a educação dos tempos atuais. Suas colocações a cerca da palestra do professor puderam contemplar as necessidades urgentes em sala de aula, pois uma educação envolvente, que compreenda e dê espaço de atuação, palavra para o aluno ainda é um desafio em nossa educação. Nós educadores devemos convergir nossas ações a uma reflexão de nossa práticas e entender o que mais podemos contribuir para o sucesso dos nossos alunos. Contemplar as habilidades dos discentes, saber o que eles sabem fazer, mediar o processo de ensino e aprendizagem de maneira prática devem ser nossa missão.