Em sua palestra intitulada "Tudo o que você sempre soube sobre educação e que é falso" (em tradução livre do francês), Ramus desafia ideias convencionais sobre educação e explora uma série de concepções errôneas que podem estar presentes nas práticas educacionais e na forma como a sociedade enxerga o processo de aprendizagem.
Ramus argumenta que muitas das concepções comuns sobre educação são baseadas em crenças e intuições equivocadas, em vez de evidências científicas sólidas. Ele busca fundamentar suas afirmações em pesquisas científicas e evidências empíricas para questionar noções como a existência de estilos de aprendizagem específicos, a eficácia de certas abordagens pedagógicas, a relação entre habilidades cognitivas e sucesso acadêmico, entre outras.
Uma das principais críticas de Ramus está relacionada à importância do ensino explícito de habilidades básicas, como a leitura e a matemática. Ele argumenta que a ênfase em abordagens construtivistas, que enfatizam a descoberta e a autonomia do aluno, pode não ser suficiente para garantir a aquisição de conhecimentos essenciais. Em vez disso, Ramus defende que a instrução direta e sistemática dessas habilidades é crucial para o desenvolvimento acadêmico dos alunos.
No entanto, é importante ressaltar que as opiniões de Ramus têm sido objeto de debate e controvérsia dentro da comunidade educacional. Alguns educadores e pesquisadores contestam suas afirmações, argumentando que a aprendizagem não pode ser reduzida a uma única abordagem ou método, e que diferentes estratégias podem ser apropriadas para diferentes contextos e alunos.
Como em qualquer discussão relacionada à educação, é fundamental considerar a diversidade de experiências e necessidades dos alunos, bem como os desafios e complexidades do ambiente educacional. A busca por práticas efetivas de ensino e aprendizagem requer uma abordagem holística, considerando múltiplos fatores e evidências provenientes de diversas fontes.