No texto, John Hattie nos apresenta a metodologia da aprendizagem visível, abordagem prática, que combinada com uma ênfase na comunicação e colaboração entre os estudantes, pode criar um ambiente de aprendizagem mais envolvente e significativo. Hattie utiliza o exemplo de estudantes em um curso técnico de metalurgia e argumenta que ao fornecer oportunidades para os alunos observarem os diferentes estágios da produção de aço e participarem ativamente desses processos, a aprendizagem visível pode facilitar a compreensão dos conceitos teóricos relacionados à siderurgia. Isso permite que os alunos construam uma compreensão mais profunda e duradoura do assunto, além de desenvolverem habilidades práticas essenciais para sua futura carreira.
O que mais chamou minha atenção nessa abordagem foi como a aprendizagem visível também pode ajudar os alunos a desenvolverem metacognição, ou seja, a capacidade de refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem. Ao visualizar e interagir com os elementos da siderurgia, os alunos podem monitorar seu progresso, identificar lacunas em seu conhecimento e tomar medidas para preenchê-las. Isso promove a autonomia e a responsabilidade pelos próprios estudos, habilidades cruciais para o sucesso no campo da metalurgia.