É muito significativo que a escola seja inclusiva, assim como devem ser inclusivas as aulas ministradas pelos docentes, a fim de que os discentes com alguma necessidade educativa especial se sinta e se perceba incluído. Na escola em que trabalho, ainda que careça de uma sala de recursos multifuncionais, a Gestão sempre realiza atividades, como palestras e discussão coletiva, que profocam a reflexão dos alunos, no sentido de respeitar todos os alunos, com ou sem necessidade educativa especial. Nota-se, na sala de aula, que há um acolhimento, por parte dos alunos e dos professores, dos discentes que preciam um ensino-aprendizado que atendam às suas demandas. Nota-se, também, que há uma regra a ser seguida, a saber: todos devem ser tratados com respeito, a partir do princípio da equidade, bem como todos devem comungar da inclusão social e escolar. Porém, é importante dizer, a inclusão que a escoa procura promover, não se limita ao aspecto especializado da educação, visto que há também respeito às pessoas que têm orientação (homo)afetiva fora da heteronormatividade, assim como também se respeita as pessoas negras que frequentam a escola. Tal respeito é salientado através de atividades realizadas por turmas que fazem campanhas que visam à promoção do reconhecimento dos direitos das pessoas LBGTQIAP+, indígenas, negras etc.
No tocante a esta disciplina, posso dizer, sem dúvidas, que ela vale muito em seus efeitos, posto que nos ajuda a compreender que a inclusão vai muito além da oferta de um atendimento eduacional especializado, no que diz respeito aos discentes com necessidades educativas especiais. Isso porque, com este componente curricular, aprendemos que é importante empregar os marcadores de classe, raça e gênero, bem como é preciso que seja dissipado o racismo ambiental - que afeta indígenas e quilombolas; somente assim poderemos comungar de uma inclusão que, de fato, alcance a todos os discentes, ainda que estes estejam em modaldiades e em localidades de ensino diferentes. Dito isso, posso assentir que o contato com este componente corrucular serviu para agregar mais conhecimento na minha prática docente, o qual será empregado na realização das aulas em sala de aula.
Por uma educação irrestritamente inclusiva
por João Paulo Rodrigues dos Santos - Número de respostas: 1
Em resposta à João Paulo Rodrigues dos Santos
Re: Por uma educação irrestritamente inclusiva
por Renata de Sousa Borges -Interessante a escola que você trabalha, colega!
Na escola onde trabalhei também tinha esse cuidado e respeito com as pessoas LBGTQIAP+.
Um relato sobre um caso que vivenciei, é que a partir das minhas obseravações e de uma outra colega professora, uma aluna foi diagnosticada com Autismo e pôde iniciar um tratamento adequado com todo apoio da escola. Fiquei muito feliz em acompanhar e ver a evolução desta aluna, que desde o incício vi que tinha muito potencial mas ela mesmo desconhecia, seu aprendizado melhorou significativamente e ela conseguiu interagir com os colegas. Quando esta aluna se formou, agradeceu a toda a equipe escolar pois disse que foi libertador ter o diagnóstico e fazer o tratamento, pois agora ela se reconhecia no mundo.
Quanto a discplina, aredito que foi a mais interessante até o momento. Nós enquanto professores precisamos ser agentes transformadores e incluir e acolher todos os nossos alunos.
Na escola onde trabalhei também tinha esse cuidado e respeito com as pessoas LBGTQIAP+.
Um relato sobre um caso que vivenciei, é que a partir das minhas obseravações e de uma outra colega professora, uma aluna foi diagnosticada com Autismo e pôde iniciar um tratamento adequado com todo apoio da escola. Fiquei muito feliz em acompanhar e ver a evolução desta aluna, que desde o incício vi que tinha muito potencial mas ela mesmo desconhecia, seu aprendizado melhorou significativamente e ela conseguiu interagir com os colegas. Quando esta aluna se formou, agradeceu a toda a equipe escolar pois disse que foi libertador ter o diagnóstico e fazer o tratamento, pois agora ela se reconhecia no mundo.
Quanto a discplina, aredito que foi a mais interessante até o momento. Nós enquanto professores precisamos ser agentes transformadores e incluir e acolher todos os nossos alunos.