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Atividade 4.2 (Fórum Obrigatório)

Formar para incluir

Formar para incluir

por Rodiney Marcelo Braga dos Santos - Número de respostas: 2

Olá!

Diante da altercação sobre inclusão escolar como tema assíduo em nosso país, ou seja, que tem assumido agenda prioritária nas políticas educacionais vigente, faz-se necessário fomentar a formação de professores, pois o discurso do acesso dos estudantes em um contexto de práticas pedagógicas fragilizadas pelas demandas de condição de trabalho e formação só ampliam o distanciamento de um real movimento de inclusão nas escolas.

A formação de professores para a inclusão anuncia novos desafios frente a diversidade originada pela democratização do acesso à educação, sendo condição para que seja potencializado o desenvolvimento das práticas escolares inclusivas.

Parte-se da ideia de que a dimensão institucional da formação inicial de professores é lócus de um complexo processo de interpretação, em que os saberes teóricos e práticos são necessários à formação e conduzidos por influências políticas, econômicas e sociais que sensibilizam diretamente a educação.

Nesse sentido, aponta-se o Desenho Universal para Aprendizagem como uma abordagem de ensino inclusivo e que se seus pressupostos teóricos e metodológicos forem contemplados durante o percurso formativo do professor, esses ampliarão possibilidades adequadas de incluir os estudantes no espaço escolar.

Atualmente, estou desenvolvendo uma pesquisa que tem como objetivo “investigar as contribuições resultantes da aplicação de uma proposta de design formativo para licenciandos em Matemática, em uma instituição de educação básica, técnica e tecnológica, no alto sertão paraibano, com base nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem em interface com a Educação Matemática Inclusiva”.

No que concerne o objeto de estudo desta disciplina, contribuiu desde a ampliação de conhecimentos sobre a educação na perspectiva inclusiva até o aperfeiçoamento de atitudes pedagógicas com dimensões ampliadas, em relação a autonomia, criticidade e processo reflexivo.

Avante!

Em resposta à Rodiney Marcelo Braga dos Santos

Re: Formar para incluir

por Vanessa Coelho de Andrade -
No Imec, a escola onde atualmente leciono, temos enfrentado diversos desafios relacionados à inclusão, abraçando a diversidade cultural, faixas etárias e outras características únicas dos nossos alunos. Essa jornada inclui não apenas a inclusão de alunos com deficiências, mas também o respeito e a valorização das diferenças culturais e religiosas.
Para promover a inclusão em todas as áreas, optamos por adotar uma abordagem inovadora, realizando seminários que abordam temas polêmicos e relevantes da realidade dos nossos alunos. Esses seminários são conduzidos em grupos heterogêneos, permitindo que os estudantes interajam com pessoas de diferentes origens e experiências de vida.
Os resultados têm sido extremamente positivos, com uma sensação de satisfação e crescimento para todos os envolvidos. Através dessas experiências, temos aprendido que não é a diferença que nos separa, mas sim a forma como lidamos com ela que nos une. As barreiras estão sendo superadas, e estamos construindo uma comunidade escolar mais inclusiva, colaborativa e respeitosa.
Além disso, a disciplina na minha vida cotidiana foi enriquecida e minha visão ampliada. As interações com alunos de diferentes origens têm contribuído para enriquecer minhas aulas, tornando-as mais abrangentes e significativas para todos.
Nossa jornada rumo à inclusão na educação continua, e estamos comprometidos em construir um ambiente onde todos se sintam valorizados e respeitados, independente de suas diferenças. Acreditamos que esse é o caminho para uma educação mais equitativa e enriquecedora para todos os envolvidos.