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Atividade 4.2 (Fórum Obrigatório)

Inclusão, uma utopia?

Inclusão, uma utopia?

por Wallison Brandão Vieira - Número de respostas: 9


Toda trajetória que vivenciei no sistema regular público de ensino, (fundamental e médio), passando pela graduação, até hoje na pós-graduação, a palavra inclusão foi uma constante. No fundamental, “tem que incluir o colequinha, não pode excluir ele da brincadeira”, no ensino médio “vocês tem que colocar fulano no grupo de vocês, ele tá sem grupo”, e no nível superior “o tema da aula hoje é educação inclusiva e sua importância”, e agora na pós, “questões teorias e reflexões sobre a inclusão”.

 Sempre a palavra se repete, seu sentido é entendido, até seu antônimo é repudiado, mas a materialidade do incluir sempre pareceu distante, parcial, insuficiente, ilusória, utópica. O que quero dizer que ainda não vivenciei/presenciei em minhas experiencias educativas a verdadeira inclusão, simplesmente, ensaios momentâneos que em certa medida carregam aspectos inclusivos. As vesses o concebido como inclusão, irônica e tristemente, se manifesta mais como um viés excludente, que isola o dito “diferente” em uma formação especializada longe do convívio com os seus pares, ou de forma precária, como ocorre na Educação do Campo.

Portando, embora em minha realidade a inclusão tenha se manifestado mais como uma utopia, considero que esse fundamental atributo, assim como vem sendo, ganhe cada vez mais concretude, principalmente através das discussões e reflexões feitas sobre a temática, e se torne em essência, não só um palavra “jargão” na discursiva educacional, mais uma realidade concreta e progressiva.


Em resposta à Wallison Brandão Vieira

Re: Inclusão, uma utopia?

por Wallison Brandão Vieira -
Em relação a disciplina, embora não seja a minha principal área de estudo, acredito que subsidiou uma gama de conhecimentos e reflexões que com toda certeza fundamentarão minhas praticas.
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Re: Inclusão, uma utopia?

por Vitória Régia Lopes dos Santos -
Eu também sinto o mesmo. Essa disciplina propiciou um conceito amplo de inclusão, que vai além das deficiências físicas e transtornos cognitivos, inclui na discussão também as desigualdades sociais, de gênero, questões de sexualidade, religião e outras. Todos esses aspectos fazem parte do processo de produção social de identidade e diferença e se relacionam com os processos políticos e de poder.
Em resposta à Vitória Régia Lopes dos Santos

Re: Inclusão, uma utopia?

por Renata Lima Cremasco -
Concordo com a colega sobre a abordagem abrangente da disciplina no que diz respeito a inclusão. Gostei muito da forma que essas questões que envolvem a inclusão são versadas durante as aulas.
Em relação a inclusão em si, também estou de acordo com as opiniões expostas aqui. De fato, a prática de inclusão ainda é bastante despreparada. Ainda encontramos problemas na infraestrutura e nas politicas públicas que, por vezes, são insuficientes, Entretanto, apesar de problemas ainda presentes, é válido ressaltar que a inclusão escolar não é impossível, pois temos avanços significativos , além de projetos e iniciativas que buscam superar as dificuldades enfrentadas.
Em resposta à Wallison Brandão Vieira

Re: Inclusão, uma utopia?

por Maria Alice Nascimento Santos -
Concordo que, por vezes, a inclusão pode se mostrar apenas como um conceito superficial, sem uma verdadeira implementação que assegure uma educação inclusiva para todos. A esperança é que a inclusão se torne mais concreta e progressiva através de discussões e reflexões contínuas. É essencial que a educação inclusiva seja um compromisso real e ativo, não se limitando apenas a discursos, mas sim, permeando todas as práticas educativas e políticas públicas.
Em resposta à Maria Alice Nascimento Santos

Re: Inclusão, uma utopia?

por Marcos Paulo Silva Pereira -
A busca pela inclusão é um processo contínuo, que envolve mudanças culturais, políticas, educacionais e sociais. Existem várias barreiras e desafios que precisam ser superados para alcançar a inclusão plena, como preconceitos, discriminação, desigualdades estruturais e falta de acessibilidade.

É importante ressaltar que a inclusão não significa tratar todos de maneira uniforme, mas sim reconhecer e valorizar as diferenças individuais, proporcionando igualdade de oportunidades para que cada indivíduo possa alcançar seu potencial máximo.
Em resposta à Wallison Brandão Vieira

Re: Inclusão, uma utopia?

por Rosiane Vilaça de Melo -
Pessoal boa noite, tudo bem com vocês? Compartilho de algumas opiniões citadas aqui. A realidade dentro da escola é completamente diferente dos movimentos que a gente vê por aí em torno da inclusão. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental quando o aluno necessita de um monitor, percebi na minha passagem pela escola que diversas vezes a escolarização fica por conta desse profissional que as vezes nem tem uma formação apropriada. Aqui na cidade temos uma "Escola de Ensino Especial" que comporta atendimentos como assistência social, psicólogo, fonoaudiólogo e outros que a escola regular deveria ter pra ser inclusiva e não tem. Com isso toda criança que parece não estar nos parâmetros da escola é encaminhada pra lá. Isso acabou virando um refúgio pras escolas que não querem se debruçar diante de demandas diferenciadas. Com relação à disciplina, todas as informações colocadas para nós só veio a agregar nossos conhecimentos e reflexões para a prática pedagógica.
Em resposta à Wallison Brandão Vieira

Re: Inclusão, uma utopia?

por João Vitor Caldas Santos -
De fato, se formos pensar em uma inclusão 100% perfeita, pode soar utópico. Assim como qualquer outro aspecto na educação ou mesmo na vida em geral. Porém, apesar de ainda existirem muitos desafios para a inclusão na educação do Brasil, várias conquistas já foram alcançadas. Obviamente, precisamos melhor mais, pois ainda não é suficiente para considerarmos a nossa educação um real e praticável direito de todos. Dessa forma, faz-se necessário essa disciplina, seus conteúdos, suas reflexões e, consequentemente, suas contribuições. Assim, avança-se na perspectiva de uma educação cada vez mais inclusiva.

A disciplina e o conteúdo apresentado são indispensáveis para a formação de um professor. Além do conhecimento teórico, histórico e prático, a disciplina trouxe reflexões e sensibilidade ao tema. Obrigado, professora, por todo o aprendizado dessa disciplina.
Em resposta à Wallison Brandão Vieira

Re: Inclusão, uma utopia?

por Raissa Nuala Feitosa -
Fui lendo seu texto e relembrando de todas essas falas de "inclusão" não apenas no âmbito escolar, mas fora dele também, no nosso dia a dia. Concordo com algumas falas suas, quando diz que o termo inclusão nas escolas sempre é debatido, porém não o vejo mais como utopia, um sonho, e sim algo que já melhorou, por meio da infraestrutura(escolas com uma infraestrutura mais adequada ou tentando se adaptar) e com o corpo escolar, que aos poucos está procurando melhorar na sua abordagem e buscando outros meios de ensinar de acordo com as necessidades de cada aluno. Não estou dizendo que está 100%, óbvio que não e também não vejo em alguns anos essa mudança vai acontecer, mas percebo um "andar" para essa mudança, um querer de uns (bom grado) e outros sendo obrigados, pois a sociedade está cobrando e que bom que está cobrando.
Em resposta à Wallison Brandão Vieira

Re: Inclusão, uma utopia?

por Jeciara Rodrigues Barbosa -
Ainda estamos longe do que deveríamos está em questão de inclusão somos um bebe a fase de 2 anos pois muito se fala pouco se faz devido aos nossos preconceitos, o fechar de olhos para aquilo que não nos afeta. Essa disciplina nos mostrou que inclusão está além do que pensamos e que até os professores ainda comentem deslizes mas como profissionais da educação temos que sempre melhorar é olhar para nossos alunos como gostaríamos de sermos olhados com todas suas adversidades e peculiaridades.