Olá, Geovanna!
Quanto à infraestrutura das escolas para alunos com deficiências, a situação realmente é preocupante e, muitas vezes, fere os direitos dos alunos. Apesar de algumas escolas terem se esforçado para se tornarem mais inclusivas e adaptadas às necessidades dos alunos com deficiências, ainda há desafios a serem superados em muitas regiões.
Na minha região, os desafios são numerosos, principalmente por se tratar de uma região ribeirinha, às margens do Rio Tocantins, em Cametá-PA. É necessário subir escadas do rio para chegar à ponte e, em seguida, à escola. Isso torna impossível que alunos com deficiência grave possam frequentar as aulas presencialmente devido à dificuldade de acesso e à carência de investimentos mais inclusivos nessas escolas.
Assim, a inclusão de alunos com deficiências é um objetivo importante e necessário, mas ainda há um longo caminho a percorrer para garantir que todas as escolas comuns estejam totalmente adaptadas e organizadas para receber esses alunos e proporcionar uma educação inclusiva e de qualidade para todos.
Em relação à disciplina de Educação Inclusiva e Especial, foi de muita relevância esse mês de estudos, pois eu pude aprender diversos conceitos e, a partir deles, refletir sobre a educação inclusiva e especial, bem como compreender seus desafios ao longo do tempo para promover a inclusão no contexto educacional. Muito grato pelos estudos e materiais disponibilizados. Ótima disciplina!