Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2 (Fórum Obrigatório)

A minha realidade com os alunos em sala.

A minha realidade com os alunos em sala.

por Geovanna Bastos Gallito - Número de respostas: 4

Olá, pessoal!


Sou professora de ciências e biologia da rede municipal, e enfrento diversos problemas de inclusão dos alunos. Um desses problemas é referente principalmente a infraestrutura da escola que não há acessibilidade uma vez que as salas de aula se encontram no segundo andar da escola e só há escada. Isso limita o acesso à escola regular. Outro problema que é enfrento é que muitos alunos não foram alfabetizados na forma correta gerando lacunas difíceis de serem preenchidas, e não há mediadores para nos auxiliar para o entendimento do aluno, ou seja, muitos problemas que infelizmente o governo não consegue tomar previdências.

Em resposta à Geovanna Bastos Gallito

Re: A minha realidade com os alunos em sala.

por Elenita Fernanda Rodrigues -
Como acima citado, pela prezada colega, observo a precariedade das estruturas físicas das escolas, prédios antigos, com muitas escadas, algumas com dois andares e sem rampas e quando há a presença de rampas essas foram feitas de forma impensada sem considerar as pessoas com deficiência e suas reais necessidades. É necessário salientar que uma pessoa com deficiência física possui pouca mobilidade nas escolas onde convivo, se esta for cadeirante a dificuldade aumenta. Isso gera desconforto aos educandos com necessidades especiais, situação que apenas integrar essas crianças e se distancia da inclusão.
Em resposta à Geovanna Bastos Gallito

Re: A minha realidade com os alunos em sala.

por Ludymila Furtado Cantanhede -
Boa tarde!

Apesar de melhorias e alguns investimentos ainda observamos a necessidade de infraestrutura adequada e de profissionais adequados para trabalharem com a educação especial e inclusiva. Sempre me recordo de um aluno, do qual fui professora no 6º e 7º ano, e das dificuldades que ele e a mãe enfrentavam em diversas áreas por causa da sua limitação. Apesar do meu esforço e da presença de uma tutora, não era fácil a adaptação da aula, das atividades e avaliações, mas a minha preocupação maior sempre foi de inclui-lo em todas as ações feitas com os demais alunos e também fazer com que os alunos se sentissem corresponsáveis.
Em resposta à Ludymila Furtado Cantanhede

Re: A minha realidade com os alunos em sala.

por Claudia Maria Soares Rossi -
Realmente meninas, sem uma infraestrutura adequada fica impossível facilitar o acesso e a permanência, vamos na luta para que os direitos seja resguardados.Abraços.
Em resposta à Geovanna Bastos Gallito

Re: A minha realidade com os alunos em sala.

por Thiago Junior Miranda Pompeu -
Olá, Geovanna!

Quanto à infraestrutura das escolas para alunos com deficiências, a situação realmente é preocupante e, muitas vezes, fere os direitos dos alunos. Apesar de algumas escolas terem se esforçado para se tornarem mais inclusivas e adaptadas às necessidades dos alunos com deficiências, ainda há desafios a serem superados em muitas regiões.
Na minha região, os desafios são numerosos, principalmente por se tratar de uma região ribeirinha, às margens do Rio Tocantins, em Cametá-PA. É necessário subir escadas do rio para chegar à ponte e, em seguida, à escola. Isso torna impossível que alunos com deficiência grave possam frequentar as aulas presencialmente devido à dificuldade de acesso e à carência de investimentos mais inclusivos nessas escolas.
Assim, a inclusão de alunos com deficiências é um objetivo importante e necessário, mas ainda há um longo caminho a percorrer para garantir que todas as escolas comuns estejam totalmente adaptadas e organizadas para receber esses alunos e proporcionar uma educação inclusiva e de qualidade para todos.
Em relação à disciplina de Educação Inclusiva e Especial, foi de muita relevância esse mês de estudos, pois eu pude aprender diversos conceitos e, a partir deles, refletir sobre a educação inclusiva e especial, bem como compreender seus desafios ao longo do tempo para promover a inclusão no contexto educacional. Muito grato pelos estudos e materiais disponibilizados. Ótima disciplina!