Ir para o conteúdo principal

Atividade 4.2 (Fórum Obrigatório)

Inclusão na Universidade

Inclusão na Universidade

por Rodrigo de Paula Fonseca - Número de respostas: 3

Em minha instituição de ensino, para a inclusão de alunos carentes existe o  Programa de Assistência Estudantil (PAE) que tem como objetivos ampliar e democratizar o acesso e permanência dos discentes, atuando de forma a minimizar os efeitos das desigualdades sociais, reduzir as taxas de evasão e retenção e contribuir para o desempenho acadêmico dos discentes, nos termos dos artigos 1º, 2º e 5º do Decreto nº 7.234 de 19 de julho de 2010 (Programa Nacional de Assistência Estudantil).

O conteúdo abordado na disciplina de educação inclusiva foi extremamente relevante e atual. A professora trouxe uma variedade de tópicos relacionados à diversidade, igualdade de oportunidades e políticas de inclusão, fornecendo uma visão abrangente e crítica sobre o tema.

Em resposta à Rodrigo de Paula Fonseca

Re: Inclusão na Universidade

por Arthur Fernandes Bettencourt -
Que bacana, Rodrigo. Nas instituições de ensino em que estudei também haviam políticas públicas para inclusão de estudantes com vulnerabilidade socioeconômicas. Os auxílios também eram em grande parte ofertados pelo Programa de Assistência Estudantil (PAE), com "bolsas" moradia, alimentação e transporte. Todavia, conheço muito pouco da realidade das escolas (de educação básica e fundamental) públicas e como elas fazem para incluir estas pessoas.

No mais, a disciplina contribuiu muito para o meu crescimento pessoal e profissional, ao me tornar mais empático e vigilante a respeito da inclusão em nossos espaços de educação. Os relatos de experiência foram fundamentais para o entendimento de realidades distintas das nossas, nos tornando mais humanos e nos convidando a lutar por um espaço mais digno para todos.
Em resposta à Rodrigo de Paula Fonseca

por Hadrellia Dardânia Soares Catarina -
Bacana mesmo, Rodrigo. Nas instituições de ensino que estudei também haviam programas que visavam proporcionar uma maior compreensão das diversas necessidades e habilidades dos estudantes com deficiência e de outras características que demandavam atenção especial. Os programas de assistência estudantil, contribuia com bolsas de transporte, alimentação e isenção de taxas.

A disciplina de Educação Inclusiva e Especial foi muito significativa e abordou temas atuais. A professora Cláudia Maria Soares Rossi apresentou muitos tópicos relacionados a realidade com uma visão abrangente e crítica sobre o tema. Essa disciplina contribuiu muito para meu crescimento pessoal e profissional, me mostrando varias situações no qual posso ajudar as pessoas.
Em resposta à Hadrellia Dardânia Soares Catarina

por Claudia Maria Soares Rossi -
Oi pessoal, que bom saber que pude trazer alguma contribuição. Obrigada pelas considerações e sigamos na luta que que não é fácil, mas é possivel. Abraços.