O processo de inclusão é algo complexo e abrangente. Como aprendemos mais nesta disciplina, trata- se de uma necessidade nas escolas que implica em diversos desafios. No entanto, sabemos que a escola não deve ser omissa de forma nenhuma no seu papel de acolher as diversidades da forma melhor possível.
Em minha escola uma prática que considero muito positiva é a integração de todos os alunos nas atividades propostas. Seja num projeto ou atividades rotineiras valorizamos as diversidades existentes e buscamos envolver todos os alunos. Considero isso mais que positivo, porque a inclusão transcende do sentimento de ser parte para fazer parte. Quando o aluno faz parte, efetivamente das ações das escolas ele se sente acolhido e motivado a estudar. Isso é um diferencial.
Acredito que a inclusão é algo desafiante, mas que pode ser implementada no cotidiano escolar com atitudes que muitas vezes podem ser consideradas pequenas, mas que produzem grandes efeitos.
No entanto, a escola onde atuo ainda tem muitos desafios na questão da Educação Inclusiva e especial. Carece muito de capacitação de profissionais e de infraestrutura para atender a demanda crescente de alunos com algum tipo de deficiência e transtornos. Sabemos que é urgente e que muito precisa ser feito.
Em relação a essa Disciplina, minha avaliação é muito positiva. A Educação inclusiva e especial foi abordada de forma abrangente e com muito zelo. Os materiais disponibilizados e todas as leituras sugeridas de muita qualidade e as atividades propostas bastantes interessantes. A professora Cláudia Rossi é muito excelente e seu e- book muito completo. Agregou muito à minha formação e experiência tudo que foi vivenciado e estudado nesta Disciplina. Muito satisfeita com tudo que aprendi e mais consciente em relação às temáticas abordadas.