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Atividade 4.2 (Fórum Obrigatório)

FÓRUM

FÓRUM

por MARIA LUCILENE DE CARVALHO - Número de respostas: 1


Gostaria muito de contribuir com experiências mostradas em fotos ou vídeos, entretanto os estudantes autistas os quais atendo colaborativamente na Coordenação de Apoio à Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – CAPNE, estudantes são com faixa etária entre 15 a 23 anos, dos cursos EPTNM e subsequente. Não temos ainda a sala de recursos e o prof. Atendimento Educacional Especializado/AEE. Mas deixo aqui como relato que tive a oportunidade de atender a um prof. de história que tendo uma aluna autista de 15 anos no 1º ano do ensino médio, não participava das atividades em sala de aula pela dificuldade de interação social e comunicacional. Descobri (através da mãe), que ela escrevia e se expressava muito bem. Porém também vi arquivados desenhos super detalhados de várias imagens. Então quando o prof. de história solicitou uma sugestão para adaptar a sua prova, observei que uma das questões pedia para que todos(as) estudantes descrevesse em dois espaços separados a África antiga e a África atual de acordo com as aulas expositivas ministradas. Então sugeri que para essa aluna ele falasse para ela desenhar cada espaço como sendo duas telas representando as duas Áfricas. Resultado: Foi tão satisfatório que ele repetiu a mesma metodologia na turma do 2º ano médio/técnico com um aluno dessa vez ele fez um quadro preenchendo todo a folha de papel 40 como uma grande tela desenhada sobre o assunto de um seminário. O aluno TEA também não participava porque se negava a falar em público ou para a turma. Então a partir dessa experiência ele participa de muitas outras as quais ele passa para o papel cartolina as suas apreensões dos conteúdos e o prof. considera e atribui notas boas pois o desenho também é uma forma de linguagem, sendo a maneira que esse aluno se comunica. (o aluno verbaliza, mas não em público até o momento), porém sua participação tornou-se mais ativa é percebida por todos. Pode parecer simples, mas ele está mais participativo nas atividades em sala e no espaço educacional.

Ressalto que essa oportunidade de está colaboradora me possibilita vivenciar os atendimentos bem como nos demais eventos inerentes ao processo didático pedagógico, reuniões de departamentos, conselhos de classe, reunião de Pais e Mestres. 

Avaliação sobre a Disciplina

Estou muito grata pela oportunidade de ser cursista na disciplina –

Educação Inclusiva e Especial. Meu fator motivador para fazê-lo foi como já relatei, ser convidada a colaborar na CAPNE/IFAM onde atendemos a todos, mas especificamente aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista/TEA.
Os conhecimentos e experiências compartilhadas ajudaram muito a expandir minha compreensão sobre a educação Inclusiva, o autismo e enriquecer minha prática com tantas visões de qualidade.

O curso é muito significativo para educadores, pais e também para as pessoas que tenham genuíno interesse em conhecer sobre a deficiência, sobre a história, características, dificuldades, possibilidades e perspectivas das pessoas com deficiências na vida diária em sociedade.


Deixo aqui registrado o meu agradecimento a UFGM/Campos ARCO pela oferta desse curso essencial e pelo privilégio de ser uma das cursistas participante.

Muito obrigada! Parabéns à organização do curso e gratidão.



Em resposta à MARIA LUCILENE DE CARVALHO

Re: FÓRUM

por Claudia Maria Soares Rossi -
Obrigada opor compartilhar suas experiências e angústias. Fico feliz em saber que a disciplina ajudou nas reflexões no embate rumo à verdadeira educação inclusiva. Abraços.