Gostaria muito de
contribuir com experiências mostradas em fotos ou vídeos, entretanto os
estudantes autistas os quais atendo colaborativamente na Coordenação de Apoio à
Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – CAPNE, estudantes são com
faixa etária entre 15 a 23 anos, dos cursos EPTNM e subsequente. Não temos
ainda a sala de recursos e o prof. Atendimento Educacional Especializado/AEE.
Mas deixo aqui como relato que tive a oportunidade de atender a um prof. de
história que tendo uma aluna autista de 15 anos no 1º ano do ensino médio, não
participava das atividades em sala de aula pela dificuldade de interação social
e comunicacional. Descobri (através da mãe), que ela escrevia e se expressava
muito bem. Porém também vi arquivados desenhos super detalhados de várias
imagens. Então quando o prof. de história solicitou uma sugestão para adaptar a
sua prova, observei que uma das questões pedia para que todos(as) estudantes descrevesse
em dois espaços separados a África antiga e a África atual de acordo com as
aulas expositivas ministradas. Então sugeri que para essa aluna ele falasse
para ela desenhar cada espaço como sendo duas telas representando as duas
Áfricas. Resultado: Foi tão satisfatório que ele repetiu a mesma metodologia na
turma do 2º ano médio/técnico com um aluno dessa vez ele fez um quadro
preenchendo todo a folha de papel 40 como uma grande tela desenhada sobre o
assunto de um seminário. O aluno TEA também não participava porque se negava a
falar em público ou para a turma. Então a partir dessa experiência ele
participa de muitas outras as quais ele passa para o papel cartolina as suas
apreensões dos conteúdos e o prof. considera e atribui notas boas pois o desenho
também é uma forma de linguagem, sendo a maneira que esse aluno se comunica. (o
aluno verbaliza, mas não em público até o momento), porém sua participação
tornou-se mais ativa é percebida por todos. Pode parecer simples, mas ele está
mais participativo nas atividades em sala e no espaço educacional.
Ressalto que essa oportunidade de está colaboradora me possibilita vivenciar os atendimentos bem como nos demais eventos inerentes ao processo didático pedagógico, reuniões de departamentos, conselhos de classe, reunião de Pais e Mestres.
Avaliação sobre a Disciplina
Estou muito grata pela oportunidade de ser cursista na disciplina –
Educação Inclusiva e Especial. Meu fator motivador
para fazê-lo foi como já relatei, ser convidada a colaborar na CAPNE/IFAM onde
atendemos a todos, mas especificamente aos estudantes com Transtorno do
Espectro Autista/TEA.
Os conhecimentos e experiências compartilhadas ajudaram muito a expandir minha
compreensão sobre a educação Inclusiva, o autismo e enriquecer minha prática
com tantas visões de qualidade.
O curso é muito significativo para educadores, pais e também para as pessoas que tenham genuíno interesse em conhecer sobre a deficiência, sobre a história, características, dificuldades, possibilidades e perspectivas das pessoas com deficiências na vida diária em sociedade.
Deixo aqui registrado o meu agradecimento a UFGM/Campos ARCO pela oferta desse
curso essencial e pelo privilégio de ser uma das cursistas participante.
Muito obrigada! Parabéns à organização do curso e gratidão.