Sobre o campo da diversidade cultural, uma experiência que contribui para tornar real o processo de inclusão no ambiente escolar, desenvolvido na escola onde atuo, posso citar, dentre outras atividades ao longo do ano, a Semana da Consciência Negra com a finalidade de desconstruir os estereótipos estigmatizantes da pessoa negra, desnatruralizando comportamentos enraizados tradicionamente e estruturalmente na sociedade.
Durante uma semana, a escola realiza vários eventos com a presença de pessoas negras que ocupam lugares importantes em diversos campos: na arte, na ciência, na cultura, na tecnologia, no Poder Judiciário etc. Além disso, realizamos oficinas de cultura negra, palestras com líderes e representantes de religiões de matriz africana, desfile da beleza negra, apresentação de obras literárias escritas por pessoas negras, apresentação de músicos negros, etc.
Quanto à avaliação sobre a disciplina, sua importância é inestimável sobretudo para o fortalecimento da autoestima dos alunos, empoderamento e participação destes, de modo que nós, docentes, possamos contribuir para a permanência deles na escola e através de uma consciência coletiva todas as pessoas possam ocupar seus lugares, diminuindo a evasão e permitindo a construção de uma convivência harmoniosa e pacífica, com respeito a todas as pessoas e culturas, independentemente da cor da pele, da posição social ou das características pessoais e identidade sexual.
Essa diversidade que ocorre por meio da educação especial e inclusiva é uma preocupação que deve ser recorrente no espaço escolar, principalmente para o aproveitamento e valorização de talentos de diferentes perfis, afinal, pessoas diferentes têm ideias e pensamentos únicos que podem contribuir para a construção de uma sociedade cada dia menos excludente e discriminatória, ampliando o ensino e a experiência de aprendizagem de todos e todas.
Agradeço aos professores formador e tutor pela primorosa condução da disciplina e pelo excente material que foi disponibilizado ao longo dos nossos estudos. Sem dúvida, são ferramentas que contribuíram para a nossa formação pessoal e profissional, que acrscentaram visões importantes para a prática escolar, nos tornando professores ainda mais conscientes acerca da necessidade de engajamento nos temas sociais da educação especial e inclusiva.
Até a próxima!