Durante a disciplina Educação Especial Inclusiva, percebe-se a importância do processo de inclusão e integração do aluno na escola, como direito assegurado, independente da sua deficiência, cor, raça, crença ou outra condição. Tendo em vista tudo o que estudamos nessa disciplina, é necessário avançar em diversos pontos para melhoria do cenário da inclusão, seja na escola que fica localizada na cidade ou no campo, oferecer um ensino de qualidade e igualitário para todos, para que tenhamos crianças, jovens, adultos e idosos presentes na escola.
Na graduação em Educação Física, pude vivenciar algumas atividades e usar a cadeira de rodas, para entender como é o processo e as dificuldades e as necessidades que um cadeirante necessita, outras atividades com vendas, para vivenciarmos alguns jogos. Este momento foi de suma importância para entender as reais necessidades e o quanto as escolas precisam de uma infraestrutura.
Na escola que eu fiz o meu estágio do PIBID, não vivenciamos nenhuma atividade voltado para educação inclusiva, quando eu iniciar a minha prática docente, será o momento ideal para realizar as atividades que possam envolver a inclusão e integração.
Para finalizar, gostaria de parabenizar a professora Claúdia Maria Soares Rossi, pelo conteúdo enriquecedor e ao mesmo tempo polêmico, para discussão e debate sobre a educação inclusiva. Sem dúvidas, essa disciplina mudou a minha forma de enxergar o outro, obrigado!