A disciplina propiciou grandes reflexões acerca da Educação Especial e Inclusão, iniciamos refletindo sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência e concluímos com a Educação de Jovens e Adultos, Educação no Campo, Indígena e Quilombola. Percebemos que em todos os casos a palavra primordial é inclusão.
A legislação e as políticas afirmativas são garantias de direitos historicamente negados aos grupos minoritários, porém como visto em nossas leituras, na prática elas não são plenamente efetivadas. Em muitos casos é preciso a mobilização social para sejam cumpridas.
Penso que o professor pode contribuir significativamente para a inclusão e a desconstrução de preconceitos. Elegendo livros didáticos que não reproduzam estereótipos, preconceitos e discriminações; incluindo a literatura de mulheres, negros, indígenas, deficientes e entre outros; e incentivando o consumo da cultura produzida por esses grupos como forma de conhecimento e valorização. São pequenas práticas, mas que podem produzir grandes mudanças.
Assim como os demais colegas, finalizo essa disciplina com gratidão e muito aprendizado.