A escola hoje em que trabalho, possui um quantitativo de alunos laudados significativo, foram a percepção de alguns professores para com outros alunos que aparente ter algum tipo de dificuldade, que possivelmente em uma avaliação profisional, ele teria provalvelmente um diagnóstico comprovando sua limitação de aprendizagem. Os alunos com laudos do fundamental I, possuem acompanhamento, e existem alguns alunos do fundamental II que possuem laudos, mas não tem um acompanhante por perto, eles estão no ensino regular normalmente com os outros ditos normais, algo que pode contriuir para que esse aluno senta-se acolhido e fazendo parte daquele ambiente. Recentemente, a coordenação tentou aplicar provas individuais para os alunos PCDs, mas eles não queriam realizar sozinhos, e queriam fazer a mesma prova que todos fossem fazer, de forma inclusiva. pois ao longo dessa disciplina, percebemos que esse tipo de separação ao inves de ajudar, acabam segregando esse público. Algo que chamou atenção foi a parte final da disciplina, que mostra as diretrizes e monstram as lei que amparam essas pessoas, mesmo assim a realidade nas cidades são diferentes, principalmente no ensino das escolas de campo, pois geralmente são prejudicados por falta de recursos e profissionais qualificados, dando exemplo o municipio a qual resido. É necessário ter um olhar mais específico do poder público e principalmente dos profissionais que estão vivendo na prática, pois se ficarmos esperando algo para poder agir, poderá atrasar o processo de aprendizagem do aluno, temos que tomar a atitude e avançar que inclusão chegue não só para os alunos com necessidades especiais, mas sim incluir a todos aceitando qualquer tipo de diversidade.