Ir para o conteúdo principal

Atividade 1.1

Globalização seus impactos no mundo atual.

Globalização seus impactos no mundo atual.

por Diego Venâncio - Número de respostas: 0

Ambos apresentam “Globalização, Carnaval dos Dragões!” Da música “Tribo de Jah” ao documentário “Conheci o Mundo Global Visto Deste Lado”, todos exploram o tema da globalização e seu impacto, ainda que em contextos diferentes. Eles defenderam críticas ao impacto da globalização no mundo e na sociedade, enfatizando como ela beneficia alguns grupos, empresas ou países enquanto prejudica outros por meio da desigualdade social. Além disso, eles exploram como o impacto cultural da globalização pode afetar a identidade cultural local, discutem o impacto ambiental da exploração dos recursos naturais e da busca pelo crescimento econômico global, examinam os desafios enfrentados por nações e comunidades e mostram como as pessoas respondem por meio da resistência, da sociedade e da cultura em resposta à globalização. Movimento e ativismo. Embora existam nuances em cada peça, ambas abordam as complexidades e os efeitos da globalização de maneira artística e informativa.

Por outro lado, o surgimento de movimentos sociais, manifestações populares e expressões culturais, auxiliados pela presença cada vez maior da tecnologia no cotidiano, permite que as vozes das comunidades sejam ouvidas e compartilhadas mais rapidamente. Permitir que as pessoas tenham acesso à informação, torná-la visível, aumentar o poder de pensamento e reflexão, desenhar e planejar políticas públicas, permitir que aqueles que não se beneficiaram do progresso da globalização alcancem uma melhor qualidade de vida neste campo .

Um outro mundo globalizado, defendido por Milton Santos, é aquele em que a dignidade humana predomina no centro das relações, um mundo em que o dinheiro do mercado ou o capital investido pelas grandes corporações não seja o centro e o foco das relações. Isso não significa criar um novo mundo ou inventar uma nova globalização, mas encontrar um novo significado que torne essas relações mais equitativas, permitindo que os indivíduos vivam com dignidade e proporcionando condições igualmente favoráveis ​​para todos.