A correlação entre a legislação que regulamenta a educação brasileira com foco na EPT (LDB e Diretrizes Curriculares) e o artigo sobre a Educação Profissional e a Reforma do Ensino Médio (Lei Nº 13.415/2017) está na interseção entre a promoção da educação profissionalizante e as mudanças no Ensino Médio. Ambos os aspectos são fundamentais para a compreensão da integração da Educação Profissional e Tecnológica no contexto educacional do país.
A Reforma do Ensino Médio trouxe a possibilidade de incluir a formação técnica e profissional como parte da trajetória escolar dos estudantes, ampliando as oportunidades de qualificação e inserção no mercado de trabalho, apesar que muitos criticam que existem um excesso para esse olhar. A LDB, por sua vez, estabelece os princípios que orientam a educação profissional, garantindo sua relevância, flexibilidade e conexão com as demandas sociais e econômicas.
O artigo discute como as mudanças introduzidas pela Reforma do Ensino Médio, regulamentada pela Lei Nº 13.415/2017, se relacionam com as diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica presentes na LDB. Isso inclui análises sobre como os itinerários formativos podem ser implementados de forma eficaz, como a flexibilização curricular impacta na formação profissional dos alunos e dos professores que estão carentes de capacitação adequada para lecionar em áreas técnicas e profissionais e tornou-se uma preocupação, e a ausência dessa preparação poderia impactar negativamente a qualidade do ensino, acomapnhado, também, pela pressão sobre a carga horária e profundidade do aprendizado, onde levantaram preocupações sobre a capacidade dos alunos absorverem conhecimento de forma adequada em um período mais curto, comprometendo a qualidade da aprendizagem.